• Carregando...

O desfile de carnaval deve voltar a ocorrer na Avenida Marechal Deodoro. Moro a uma quadra da avenida e minha família sempre acompanhou os desfiles. Minha mãe e meu pai levavam cadeiras para poder assistir à festa com conforto. E eu levava minha filha, hoje com 26 anos, para poder brincar no carnaval infantil. Era bem mais animado do que na Avenida Cândido de Abreu. Sinto falta da movimentação de carnaval pertinho de casa porque, assim como minha mãe, adoro o carnaval.

Izabella Freitas

Mensalão

A prisão dos mensaleiros foi legítima. Quando se trata de políticos do PT, parece que todos viram "coitadinhos", tudo é motivo para falar que houve exagero. Mas a estratégia do PT é essa mesmo: roubar e colocar a culpa nos outros; a culpa nunca é do PT, é sempre da "elite" e dos "burgueses".

Lincoln Castilho

José Dirceu

Confirmado: ser político neste país é um alto negócio. No caso do mensaleiro condenado José Dirceu, deram um jeito de arrumar para ele um emprego com carteira assinada em um hotel de Brasília, cujo proprietário é irmão de outro político, e com salário de R$ 20 mil. Com certeza foi mais uma manobra dos companheiros do PT, que devem estar bancando esse alto salário.

René da Cruz Belém

José Genoino

José Genoino tem uma história de guerrilheiro que comeu o pão que o diabo amassou e esteve preso durante a ditadura militar; até recebe uma indenização por isso. É forte o suficiente para enfrentar a prisão, e sabia o que lhe podia acontecer quando cometeu o ilícito e participou desse desgoverno que nada fez para melhorar as condições degradantes dos presídios nesses últimos 11 anos em que administrou o país.

Leila E. Leitão, pedagoga, São Paulo – SP

Corrupção

Anos atrás, a palavra "quadrilha" era ouvida somente no mês de junho, indicando a dança típica da festa de São João. Agora, todos os dias escutamos que alguma quadrilha se apoderou, roubou, desviou, traficou. E também ouvimos que quadrilhas agem nos órgãos públicos, na Assembleia, na Câmara, no Senado e no governo. O país se transformou em uma imensa quadrilha. O que podemos fazer diante disso? Somos reféns de uma política que beneficia os que fazem parte de quadrilhas e que estão infiltrados no poder.

Sérgio Brugnolo, empresário

Honestidade

É melhor ser bandido, morrer assassinado aos 35 anos, segundo as estatísticas, sem sofrer os males da velhice, ou ser honesto, trabalhador, ético, cumprir as suas obrigações sociais e chegar ao fim da vida doente, dolorido, incapaz, invisível socialmente, hospitalizado? Na primeira opção existe a possibilidade do enriquecimento; na segunda, na maioria dos casos, aposentadoria pelo INSS. É uma injustiça com os velhos deste país.

Roberto Justo Dias

Pedágio

Sobre o aumento das tarifas de pedágio (Gazeta, 28/11), sinto-me cerceado no meu direito de ir e vir. Vejo-me assaltado por empresas que se dizem concessionárias, mas que nos roubam respaldadas pela incompetência do Estado.

Padre Jesus Messias Galieta, Campo Largo – PR

Privatização

Privatizar para mim é quando o governo sai de vez do negócio. No pré-sal, por exemplo, mesmo sem ter certeza de que o negócio é viável, o governo vai oferecer quase R$ 500 bilhões nos próximos anos. O mesmo acontece com os aeroportos, em que o governo continua com 49%. Isso não é privatização.

Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro – RJ

Cracolândia

Torço muito para que o monitoramento por módulos nas cracolândias de Curitiba (Gazeta, 25/11) dê certo, pois essas pessoas estão à mercê de tudo o que é ruim e deplorável nesta vida. Em sua maioria necessitam urgentemente de todo o apoio do governo e da sociedade. Aplaudo essa iniciativa e espero que todos se mobilizem para que seja uma ação vitoriosa.

Sérgio de Angelis

Skatistas

Primeiro, tivemos um aumento das mortes no trânsito com as facilidades dadas às motos, que podem trafegar por onde desejarem; depois, vieram as mortes pelo incentivo ao uso de bicicletas sem uma rede de ciclovias. E agora o pessoal do skate também quer um espaço nas ruas. Não sei aonde vamos parar.

Marcos de Luca Rothen

Educação Moral e Cívica

Os críticos da volta das disciplinas de Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira usam velhos argumentos de que elas foram criadas e impostas pelo governo militar para a doutrinação dos jovens. Deixando de lado a discussão ideológica, o que vemos hoje são alunos agredindo alunos, alunos agredindo professores, alunos depredando escolas e assim por diante. Por isso sou favorável à proposta. Estudei em escola pública onde o respeito entre professores e alunos imperava. Não se iniciava a aula sem o canto de um hino cívico e os alunos eram formados para o exercício da cidadania com civilidade.

João Candido de Oliveira Neto

Oriente Médio

Por que Israel pode ter seu arsenal nuclear extraordinário e o Irã não pode tentar dar os seus primeiros passos no setor? O mesmo perigo alegado, de que o Irã não é confiável para lidar com a bomba nuclear, pode-se aplicar a Israel. Com seu instinto agressivo e egoísta, Israel já deveria ter deixado de ser o xerife do Oriente Médio, cargo que vem ocupando há décadas, com invasões, assentamento de colonos em território palestino e assassinatos de adversários.

Habib Saguiah Neto, aposentado, Marataízes – ES

Estádios

A irresponsabilidade do governo petista na construção de obras apressadas, além de grande prejuízo aos cofres públicos, coloca também em risco a vida dos cidadãos brasileiros, como ocorreu no Rio de Janeiro com o Engenhão, interditado sob risco de desabamento. Agora, com a pressa de apresentar o Itaquerão, temos mais mortes. O governo ainda não apresentou explicações sobre o fato ocorrido no Rio de Janeiro. Será que agora o acidente no estádio do Corinthians também ficará sem resposta?

Benone Augusto de Paiva, São Paulo – SP

Síria

A quem cabe acabar com as atrocidades na Síria? Quem tem tanto interesse nesse genocídio? Quantos terão de morrer para que o mundo tenha um olhar de piedade e humanidade, seja lá o que for, para os sírios, povo que vive entre fogo cruzado? Onde está Barack Obama com seu discurso democrático?

Maria Stephan

PT

O partido da ética teórica tem mensalão na prática. Se os laudos médicos de seus mandatários são ruins, comemoram; se são bons, ficam revoltados. Há anos sem trabalhar, arrumam emprego somente quando vão para a cadeia. É difícil compreender o PT.

Nelson Luís Trella, engenheiro

Combustíveis

Só queria entender como a gasolina vendida em Porto Belo (SC) pode ser muito mais barata que a vendida em Curitiba, se o produto vai de Curitiba para Santa Catarina? Parece coisa de máfia!

José Cardoso de Almeida

Hospital de Clínicas

Sei da importância do Hospital de Clínicas desde os anos 70, quando uma senhora do interior teve de ficar na casa da minha mãe por dois meses esperando uma vaga no hospital. Sugiro que os deputados formem uma comissão para visitar o HC e mostrem solidariedade por aqueles que precisam do hospital.

Herbert Richert

Argumentos

O Banco Central dizer que a correção das poupanças poderá levar os bancos a uma crise financeira é o mesmo que dizer que os mensaleiros vão ficar pobres se devolverem os valores de suas falcatruas. Da mesma maneira, o ministro da Justiça fazer uma denúncia contra alguém baseado em declarações anônimas é mostrar toda sua pureza angelical. Os petistas são ridículos com seus argumentos de "João sem braço", e o povão, de boa fé, acredita. É, obviamente, a ignorância que pulula neste país.

João Roberto Gullino, Petrópolis – RJ

Ensino básico

Como professor da rede estadual de ensino há mais de 20 anos, vi muitos governantes de plantão demonstrando preocupação apenas com que os alunos tenham nota para a aprovação, sem se importar com o que foi realmente aprendido. No ano de 2011, meus alunos obtiveram uma nota na Prova Brasil que os colocou entre as cinco melhores escolas públicas de Curitiba; contudo, isso não impediu que eu fosse denunciado por "não dar aulas" pois havia alunos com notas abaixo da média.

João Carlos Gomes de Almeida

Funcionários fantasmas

Sobre a reportagem a respeito do afrouxamento da lei que dificultava a existência de servidores fantasmas (Gazeta, 26/11), pelo jeito a proposta de moralizar a Assembleia Legislativa do Paraná não era verdade. Não é à toa que existem aproximadamente 1,7 mil funcionários na Casa que não prestam contas e nem apresentam relatórios do que fazem.

Carlos Henrique de Oliveira

Poupança

Essa decisão do STF sobre a poupança (Gazeta, 29/11) é mais uma lambança do governo que sobra para o povo. Os poupadores não têm culpa se os ministros da Fazenda que trabalharam no passado foram incompetentes.

Luciano Atamanzuck

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]