Decididamente, sou contra a decisão do TJ-PR a respeito de casamentos homoafetivos (Gazeta, 4/4). Acho que os casais homoafetivos deviam ter direito de firmar os contratos que asseguram vários benefícios como, por exemplo, o direito à herança, mas não deveriam usar para essa união o santo nome de casamento que há séculos, em todas as civilizações, significa a união entre homem e mulher e serve de base para a família.

CARREGANDO :)

Irena J. Los

Casamento 2

Publicidade

Todos têm o direito de escolher e somos livres para fazer o que achamos ético. Se a escolha não faz mal ao próximo, por que ter preconceito? O povo deveria se preocupar mais com as questões relacionadas a drogas e violência, em vez das escolhas sexuais dos outros.

Regina Waenga

Comissão de Direitos Humanos

Sobre a insatisfação de diferentes grupos com o deputado Marco Feliciano (Gazeta, 4/4), não entendo o porquê de tanta reclamação. Aliás, todo o povo que reclama de seu governo deveria morder a língua e lembrar que somos nós que os elegemos. Sempre que formos reclamar de algum político, antes devemos lembrar em quem votamos e por que o fizemos.

Edson Lincoln Florscuk

Publicidade

TRF

A decisão da criação de um TRF no Paraná (Gazeta, 4/4), com sede em Curitiba, é com certeza uma grande vitória. O impacto disso no futuro do estado será muito maior que a Copa 2014. Merece destaque a união de vários setores da sociedade civil na conquista. Que o exemplo de união gere outros frutos para o estado.

Ramiro Gonçalez, professor

Precatórios

O não pagamento de precatórios é o maior calote e desrespeito do estado com os credores. Existe uma sentença judicial determinando a quitação da dívida, mas o estado não paga. Muitos credores já morreram e não viram o seu direito ser respeitado. Que Judiciário é esse que aceita passivamente o descumprimento de sentenças?

Publicidade

Ageneles Canalles

Polícia 1

Ao mesmo tempo em que temos de parabenizar a Polícia Federal pelo seu excelente desempenho nas atividades no Paraná (Gazeta, 3/4), temos de nos envergonhar da alta criminalidade existente. Se a polícia produz tanto é porque há demanda. Cabe à sociedade zelar melhor pelos seus filhos para que, no futuro, relatórios como esse deixem de ser publicados como grande conquista da polícia.

Harry Françóia

Polícia 2

Publicidade

A Polícia Civil do Paraná precisa de uma grande faxina a ser realizada por pessoas sérias, com coragem e vontade de fazer essa limpeza, pois recentemente foram flagrados diversos policiais usando viaturas para fins particulares, inclusive para ir a bordel, e nada foi feito. Outro procedimento que deveria ser implantado é a proibição de um delegado transferido levar toda a sua equipe para a outra delegacia, o que dificultaria a continuação das práticas de desvio de conduta.

João Carlos Peixotto

Violência

O governo implanta as UPS na capital, mas acaba empurrando os bandidos para o interior. É o caso de São João do Triunfo, onde nos últimos três meses já aconteceram assaltos a banco, supermercado, lotérica, posto de gasolina, além dos roubos a residências. Não temos delegado, nem investigador, apenas dois policiais militares e uma viatura caindo aos pedaços. Os crimes não são solucionados e todo fim de semana é um caos com jovens embriagados nas ruas, som alto e brigas.

Rogério Dudziak

Publicidade

Gatonet

As operadoras não buscam entender o real motivo da expansão do "gatonet" (Gazeta, 4/4). As empresas deveriam oferecer aos usuários opções em que os próprios assinantes escolhessem os canais, e cobrá-los de acordo com os canais escolhidos. Se quero ver esportes, por que tenho de pagar por canais infantis?

Peterson Fernandes dos Santos

Transporte coletivo

A melhor forma de enfrentar o horário de pico do transporte coletivo de Curitiba é uma profunda modificação na Urbs. A proposta original de gerenciar e administrar o trânsito da cidade transformou-se em um cabide de empregos. A escolha das linhas de ônibus, os locais de parada, o padrão dos veículos, tudo está errado! Quem anda apertado e sem conforto em ônibus lotados, atrasados e sem segurança só pensa em comprar um carro, mesmo que velho e feio, mesmo que fique parado em engarrafamentos!

Publicidade

Igor Dutra dos Santos

Ciclofaixas

Nos últimos domingos nenhum ciclista passou pela ciclofaixa de Curitiba. Apenas um veículo parou para furtar um cone da Setran. É o interesse de poucos – os ciclistas – sendo bancado com o dinheiro de todos. O governo deveria parar com a hipocrisia e construir ciclovias para que a bicicleta possa ser realmente usada como meio de transporte.

Jorge Miguel

Gripe

Publicidade

O Ministério da Saúde não atendeu à reivindicação das secretarias de Saúde dos estados do Sul para que fosse antecipada a vacinação contra a gripe. Por causa disso, 50% dos sulistas poderão ser infectados pelo vírus gripal antes da vacinação, como aconteceu nos anos anteriores. Mais uma clara demonstração do menosprezo de Brasília pela Região Sul. Será que o ministro da Saúde será responsabilizado pela morte de algumas dezenas de brasileiros que perecerão devido à indiferença governamental?

Carlos Zatti

Mata Atlântica

A importância de os municípios terem seus planos de manejo da Mata Atlântica (Gazeta, 3/4) está no fato de a população local compreender o conjunto de ações necessárias para o uso sustentável da Mata Atlântica. Há de se destacar que a elaboração do plano de manejo não se resume ao documento técnico e à legislação criada, pois o plano de manejo também leva em conta questões socioeconômicas, históricas e culturais da região onde a Mata Atlântica se insere.

Orlando S. Filho, servidor público municipal

Publicidade

Lixo

Percebo que, além de falhar ao embalar seu lixo, muitos moradores – inclusive de casas e prédios de alto padrão – costumam colocá-lo em local, dia e horário diferentes dos da passagem dos caminhões de coleta. Esse assunto poderia ser tratado via campanha educativa pela prefeitura de Curitiba. Além de educar, poderia ajudar a reduzir o ônus das varreduras e da coleta.

Hanelise Marzall

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Publicidade