Aplaudo a atitude corajosa do deputado Ney Leprevost ao denunciar os abusos e arbitrariedades perpetrados pelo senhor Hugo Chávez (nota de 6/3). Precisamos de parlamentares comprometidos com a democracia, o Estado de Direito e a liberdade de expressão. O deputado Leprevost, ao tornar Chávez "persona non grata", mostrou que é fiel a estes nobres ideais. Parabéns.
Isabela SthepmannCuritiba PR
Chávez 2
É impressionante a falta do que fazer de nossos nobres deputados. Eu, como cidadão e eleitor, quero saber de saúde, educação e segurança e não estou nem um pouco preocupado com o que faz ou diz o presidente venezuelano. Trabalhem por nós, senhores deputados, pelas nossas necessidades. Não percam tempo nem joguem fora o nosso suado dinheiro com esse besteirol político. Afinal, o filme de vocês já está bem queimado. Ou estou enganado?
Fabiano Galvão MaidaCuritiba PR
Chávez 3
Congratulo-me com a Assembléia Legislativa do Paraná por repudiar o senhor Hugo Chávez. O mundo já sofreu muito nas mãos de líderes totalitários. As notícias desta semana só aumentaram minha admiração pelo presidente Nélson Justus e pelo deputado Ney Leprevost.
João Pedro Amarante, advogadoLondrina PR
Chávez 4
Parabéns ao deputado Ney Leprevost pela iniciativa e visão clara sobre os obliterados e obscuros. "Persona non grata" deve ser decepada das referências do imaginário coletivo. Hugo Chávez é uma delas. "Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têem medo da luz." (Platão).
Marcos Alzamora, arquitetoCuritiba PR
Mulher
Comemoramos uma data especial, que é o dia da mulher. Nesta data, relembramos as conquistas, o sofrimento, preconceito que a população feminina passou e passa neste país. Reverenciamos sua garra, amor, personalidade e a beleza que só elas têm. De alguns anos para cá, vemos que elas conquistam o mercado de trabalho, mostram que são capazes de administrar coisas que até então só eram permitidas aos machões, que por ignorância achavam que a mulher só é um ser frágil, que deve reverenciar a capacidade masculina. Não podemos esquecer as humilhações que elas já sofreram. O governo resolveu criar mecanismos de combater a violência contra a mulher. Podemos destacar a "Lei Maria da Penha", as delegacias específicas e a agilidade com que hoje se tratam as questões envolvendo violência física e sexual.
Claudemir dos Santos, técnico de InformáticaCuritiba PR
Taxistas
O projeto do deputado federal José Carlos Aleluia (restringindo o trabalho de taxistas, segundo reportagem de 6/3) causará mais desemprego. Ele deveria ficar conosco nos pontos de táxi. Levamos horas para adquirir R$ 10,00 e temos de ficar o dia todo no ponto. Com a concorrência com vans e motoboys, o serviço caiu. O deputado deveria pensar em cortar supersalários de parlamentares e criar empregos. Se pensasse nos taxistas, deveria investir em um projeto de segurança para a categoria.
Jean-Carlo D. Vieira, taxistaCuritiba PR
Biombos
A idéia de ter biombos protegendo quem é atendido pelo caixa, no banco, é uma importante iniciativa do ex-deputado Neivo Beraldin, principalmente para idosos, alvos mais fáceis dos marginais (reportagem de 4/2). Se os bancos instalarem os biombos, com certeza haverá redução dos roubos.
Marcelo Couto, advogadoCuritiba PR
Irracionalidade
Entre janeiro e outubro de 2006 (ano eleitoral), o governo do estado do Paraná transferiu R$ 200 milhões para 700 entidades privadas sem fins lucrativos. O fez de forma voluntária, através de convênios, sem qualquer procedimento licitatório. Trata-se de uma irracionalidade só comparável ao excesso de cargos comissionados e estruturas especiais autorizadas pela Assembléia Legislativa para abrigar políticos não reeleitos ou ex-secretários.
José Nelson Dutra Fonseca, bancário aposentadoCuritiba PR
Ocupações
Como moradora do Campo Comprido, bairro onde se localiza uma das invasões relatadas na reportagem da Gazeta do Povo de 7/3, posso afirmar que esse tipo de ação não é fruto de "pobreza" ou "falta de opção", pois os invasores possuem carros, muitas vezes bem melhores do que os moradores da região. E com certeza também não são pessoas "de bem", em busca de uma "moradia digna", se é que alguma coisa desta forma pode ser chamada de digna. Nós, moradores, e as pessoas que trabalham na região estamos muito indignados e preocupados com nossa segurança, pois já ouvimos até mesmo ameaças destes invasores, dizendo para tomarmos cuidado com eles. Espero que a Gazeta do Povo e a RPC usem seu poder de mídia de grande alcance para cobrar dos políticos alguma ação nesse sentido, visando garantir a segurança do cidadão honesto que trabalha para comprar seu imóvel, e não medidas que privilegiem esse tipo de gente que se aproveita do patrimônio alheio para levar vantagem.
Camila Martinez Lima, arquiteta e urbanistaCuritiba PR
Nada mudou
"Agradeço à prefeitura de Curitiba pela resposta ao meu comentário, publicado em 28/2, referente ao cemitério municipal do Água Verde. Infelizmente, não concordo com as explicações dadas, pois tudo está da mesma forma: túmulos continuam sendo saqueados, não encontrei ninguém da Guarda Municipal dentro do cemitério, os portões laterais mantém-se todos abertos, o lixo permanece não é retirado todos os dias como foi citado e o mato está cada vez mais alto."
Ana Lúcia Kucek, administradora de empresasCuritiba PR
***
Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472
leitor@gazetadopovo.com.br
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”