Mídias
Ezequias Moreira
"Estamos bem com gestores escolhidos a dedo. Em um governo sério e responsável seria possível isso [a nomeação de Ezequias Moreira]?"
Ruy Rebka Prado, via Facebook, sobre a nomeação de Ezequias Moreira para o Conselho da Sanepar.
Avaliação
"Está cedo para se julgar, pois não é em um ano que se conserta o que já vem com defeito de muitos anos atrás. Julguem os prefeitos que acumulam gestão e não resolvem nada!"
Rose Brandini, via Facebook, sobre a queda na aprovação a Gustavo Fruet.
Chuvas
"É mesmo uma tragédia anunciada. Todos os anos acontece a mesma coisa: pessoas morrendo e perdendo tudo, mas os dirigentes políticos assistem de camarote a tudo e não fazem nada."
José Benedito, via Facebook, sobre os estragos causados pela chuva no Espírito Santo.
Brigas em estádios
"Espero que aprendam que nenhuma discussão por causa de um time de futebol vale a pena, seja o time que for."
Marcelo Rodrigues, via Facebook, sobre a Justiça ter negado o pedido de habeas corpus a atleticanos presos em Joinville.
Trânsito
"Curitibano vive reclamando que o trânsito na capital não é como antigamente e tal, mas, quando a cidade fica vazia, ele vai para a praia."
Davi Moreno, via Facebook, sobre o aumento do número de veículos nas estradas paranaenses no período de festas.
Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo.
Secas e enchentes são as grandes oportunidades que os políticos têm para se dar bem. Acompanhei os noticiários e não vi em nenhum momento eles aparecerem para ver como estavam as ações de resgate das pessoas. Não fosse a Defesa Civil atuando com eficiência e presteza, as coisas estariam piores. Mas, quando Dilma vai visitar os locais das tragédias, sai até soco para se conseguir um lugar de "papagaio de pirata" ao lado da presidente. É muita canalhice em pouco espaço.
Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro RJ
Ezequias Moreira 1
Nunca, em hipótese alguma, o governo do estado deveria dar cargos de confiança para um réu de processo por corrupção (Gazeta, 27/12). Atitudes assim demonstram o descaso com que os governantes tratam o seu povo. Dias atrás, o prefeito de Tóquio, no Japão, renunciou ao mandato por ter sido envolvido em um escândalo de corrupção. Aqui, infelizmente, ainda convivemos com essa vergonha.
Luiz Cesar Andriolli
Ezequias Moreira 2
Corrupto ou ladrão receber emprego público é tão vergonhoso quanto quem o emprega. Vovô já dizia que amarrar cachorro com linguiça não dá certo. Essas coisas enojam qualquer ser vivo.
Ivo Bittencourt Filho
Assembleia
A Assembleia não merece nota nenhuma. São sempre as mesmas falcatruas, gastos desnecessários, altos salários, mordomias, benefícios e a tal transparência maquiada. Enfim, a mesmice de 50 anos atrás. O mesmo vale para a Câmara de Vereadores. Política no Brasil virou profissão e das mais rentáveis: não se trabalha, mas se ganha muitíssimo bem.
Airton Kraismann
Mensalão
Agora vem o Marcos Valério solicitar ao Supremo a transferência para sua cidade natal. Está na hora de o ministro Joaquim Barbosa ser firme na sua deliberação jurídica e dar um basta à ciranda dos presídios dos mensaleiros.
René da Cruz Belém
Renan Calheiros 1
Pensei que pelo menos nos últimos oito dias do ano nós, brasileiros, estaríamos dispensados de ler ou ouvir as costumeiras podridões patrocinadas pelos dirigentes e políticos desse desmoralizado país em que vivemos. Ledo engano. O presidente do Senado usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar ao Recife, onde faria um implante de cabelo (Gazeta, 24/12). Será que essa oposição não tem homens? Será que a Justiça vai continuar indefinidamente acomodada, calada e escondida debaixo de seus altos salários e mordomias?
Humberto de Luna Freire Filho, médico, São Paulo SP
Renan Calheiros 2
Alagoas não merece ter uma figura como Renan Calheiros. Ele já renunciou uma vez para não ser cassado por improbidade, e agora usa um avião da FAB para ir fazer implante de cabelos? O povo de Alagoas que rife essa figura nas próximas eleições.
Hermes Carlos Bollmann
Salários
Os salários dos funcionários públicos devem ser compatíveis com os de mercado. Se houver algo errado com os salários pagos pela Câmara de Curitiba, eles devem ser anulados. E, caso alguém tenha recebido mais do que devia, deve devolver. Aprendi que presentear uma pessoa com o que pertence a outro é roubo e parte desses supersalários pertence ao povo.
Dicesar Leduc
Aposentadoria
Já está na hora de a presidente Dilma achar uma fonte de receita para o pagamento das aposentadorias rurais, uma das causas do déficit da Previdência, para que os aposentados que recebem acima de um salário mínimo também possam ter aumento com ganho real.
Cristóvão Lemos
Trânsito
Nos dias 24 e 25 de dezembro o trânsito em Curitiba ganhou em fluidez, pois muitos moradores da cidade viajaram para comemorar o Natal fora da capital. Entretanto, com ruas e avenidas menos movimentadas, surgiram aqueles motoristas que não sabem respeitar limites de velocidade, e que acreditam que via com pouco movimento é para acelerar ao máximo. Isso mostra a falta de educação, de respeito e de cultura desses motoristas. Infelizmente, não chega a ser nenhuma novidade, já que somos um povo que só se preocupa com futebol, bebida e batucada.
Walter Bergasse
Roberto Gomes
Atrás de um estilo peculiar, encontramos nas crônicas de Roberto Gomes (Gazeta, 22/12) ao menos três Robertos distintos: o ficcionista, o quase poeta e o filósofo/sociólogo. No fundo de todos eles, um arguto observador da sociedade, dos conflitos humanos, do mundo em que vivemos. E um lutador em defesa da boa literatura.
Guilhermina Moeckel Cavalli
Burocratas
Lembro o nobre articulista José Pio Martins (Gazeta, 27/12) de que no capitalismo neoliberal existem burocratas ricos, sim. Eles fabricam guerras para vender armas, invadem países para roubar petróleo, violam a segurança nacional para obter informações estratégicas via internet, e impõem controle de natalidade via aborto para enxugar o compromisso social. Se isso não é feito por burocratas ricos, quem será que faz?
Padre Jesus Messias Galieta, Campo Largo PR
Gaeco
O Gaeco parece que está incomodando quem não quer ser investigado. Quando as denúncias chegam perto da cúpula, são colocadas barreiras para impedir sua passagem. O Gaeco deve continuar com seus componentes permanentemente. As investigações em andamento não podem ser interrompidas.
Antonio Adir Vaz
Drogas
O sistema mundial de combate ao uso de drogas está falido. A repressão pura e simples já deu mostras de que não funciona e, pior, consome grandes fatias do orçamento público e gera o enriquecimento do narcotráfico. Devemos pensar em novas alternativas de tratamento, como fez o Uruguai.
Luiz Guilherme Carvalho Guimarães
"Sessentões"
Excelente a coluna de Cristóvão Tezza "O sofrimento dos sessentões" (Gazeta, 24/12). A meu ver, um perfeito resumo do que foi e é a geração sessentona.
José Carlos Weil
Futuro
Ao que tudo indica, o futuro do Brasil não parece ser bom. Nossos governos negociam cargos para se garantir no poder, se esmeram em inchar a máquina pública e, para cobrir os gastos com corrupção e gordos benefícios de funcionários, parlamentares e apaniguados, aumentam a carga tributária. A burocracia que facilita a corrupção e a falta de investimentos em infraestrutura, educação, saúde e segurança são bloqueios para o desenvolvimento.
José Moreira, administrador
Financiamento de campanha
Política é a prática de colocar os interesses da minoria contra os da maioria. Acreditar que com o financiamento público de campanhas isso irá mudar é assinar um atestado de inocência. Puro engodo.
Clifford C. Cobbe
Espionagem
Sobre o caso de espionagem norte-americana, os Estados Unidos são o país que domina o mundo, e quem não quiser ser espionado, que procure investir na área. Quem não fizer isso vai ficar chorando por aí, como a presidente Dilma.
Marco Aurélio Castilho
Boas-festas
A Gazeta do Povo agradece e retribui os votos de boas-festas de José Pedro Naisser; Visão Rolamentos; nVersos; Nordelia Gradowski e Isaac Cubric.