Bicicleta não é só lazer. É a solução para a mobilidade urbana. Em todas as capitais europeias, assim como no Japão e Coreia, é um meio de transporte. Acabo de vir de Gwangju (Coreia do Sul) e assim que cheguei fui à prefeitura e retirei, sem custos, a minha bicicleta, meu meio de locomoção durante toda a semana. Quando as pessoas que estão no comando da política de mobilidade urbana em Curitiba vão abdicar do provincianismo e se conscientizar da importância da bicicleta como meio de transporte limpo e eficiente?
Carlos Alberto Guillen
Ciclofaixa 2
Não consigo compreender os protestos contra a ciclofaixa implantada agora em Curitiba. Será que tudo que foi gerado não é perceptível aos ciclistas? Pista exclusiva, motivadora de segurança e respeito dos motoristas, que assim descobrem tal modo de transporte. Qual a razão para ser contra? Sou ciclista e aprovo a iniciativa.
Sylvano Neto
Metrô de Curitiba
A polêmica em relação ao metrô é justificável. As estimativas são de que os custos de manutenção do metrô são cerca de oito vezes mais altos do que dos ônibus. Como essa diferença será paga? Já estão até falando em acabar com a tarifa única nos ônibus. Será que o sistema de ônibus não pode ser aprimorado para aumentar a capacidade e a qualidade de transporte? Existe algum estudo a esse respeito?
Miguel Ratton, engenheiro
Multas
Há uma questão nesta situação de pessoas multadas que entraram com ação na Justiça (Gazeta, 23/10): as multas aplicadas referem-se a infrações cometidas, irregularidades por motoristas as vezes desavisados e aqueles que cometem a infração conscientemente. Será que eles devem ser anistiados? Independentemente de quem aplicou as infrações foram cometidas, será que eles merecem anistia? A impunidade deve ser aceita?
Claudinei Fernando Eschholz
Emendas cruzadas 1
Tenho a impressão de que estamos no tempo em que o Paraná era província e os parlamentares precisavam prestar favores a outros estados. É um atraso de vida para a população a destinação de verbas através de emendas parlamentares, de autoria de nossos deputados federais, para outros estados. Enquanto isso temos rodoferroviária e aeroportos sucateados.
Maria Stephan
Emendas cruzadas 2
Essa conduta mostra bem a "sintonia" que existe entre os parlamentares e nosso estado. Na hora de pedir voto, eles trabalham a favor do estado e, após eleitos, esforçam-se para conseguir melhorias para outros estados! Já pensou se os eleitores também pudessem mudar seu voto, beneficiando políticos de outros estados?
Rui Libretti
Emendas cruzadas 3
Com relação à emenda do ex-deputado Airton Roveda beneficiando Porto União (SC), quero defender o feito. Essa verba foi para o Hospital São Braz, que fica em Porto União, em Santa Catarina, cidade que é irmã gêmea "siamesa" da cidade de União da Vitória, no Paraná. Praticamente toda a população do lado paranaense procura recursos nesse hospital. Foi feita a coisa certa!
Marcelo Carlos Tracz, União da Vitória
Movimentos contra corrupção
Os efeitos dos movimentos populares contra corrupção são positivos, pois mostram que a sociedade está preocupada com os assuntos relacionados à vida pública, o que parece dizer que o Brasil caminha para a consolidação de uma democracia participativa e menos passiva diante das banalidades ocorridas na vida política do país.
Carolini M. Barausse
Ministro do Esporte
A presidente Dilma deveria ser mais honesta e honrar os votos do povo a seu favor, tirando o ministro Orlando Silva o mais rápido possível do cargo. Quem falou que ele é inocente? É urgente a escolha de outro homem, livre de partido político para o cargo. Um bom e grande técnico no Esporte para ser ministro.
Maria Cecilia Silva
Mapeamento on-line
Será que os profissionais empregados na segurança pública terão conhecimento desses dados do mapeamento on-line de crimes (Gazeta, 23/10)? O assunto não é novo. O governo anterior gastou milhões para isso e tal projeto nunca foi executado. E a apuração judicial dos crimes, a responsabilização dos culpados? Vão acontecer. Sem ação da Justiça é tiro na água.
Sergio Luiz Bessler
Mamografia
Não tenho medo da mamografia. Faço todos os anos. Acho essencial para complementar o exame de toque. O pavoroso mesmo é a dor para fazer o exame. A máquina mais parece um instrumento de tortura. Será que não existe nenhum estudo de tecnologia que possa melhorar o exame, torná-lo menos sinistro e menos dolorido?
Tania Grebinski
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.