Mídias sociais
Transporte coletivo
"Que os motoristas e cobradores busquem seus direitos, mas sem prejudicar a população com paralisações parciais. Liberem a catraca ou parem e só voltem quando tudo for pago. Somos afetados e não temos culpa. Pagamos pelo nosso transporte direitinho."
Iriam Streit, via Facebook, sobre a nova paralisação do transporte coletivo.
Apagão
"Para resolver o problema do apagão do sistema elétrico, seria necessária a construção de uma usina termossolar. O Nordeste é uma região quente de clima tropical. Amenizaria a sobrecarga nas usinas hidrelétricas."
Tiago Alves da Rosa, via Facebook, na matéria "Veja como funciona o sistema elétrico brasileiro".
Enem
"Ler muito nunca fez mal a ninguém. Quem só lê o título do artigo e já sai dando opinião vai ter dificuldade. Fiquei impressionada com o número de zeros e provas em branco no Enem."
Juliana Martins, via Facebook, na matéria "O caminho para a nota máxima na redação do Enem, segundo um curitibano".
Participe
Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo.
Eu ando de bicicleta diariamente como forma de deslocamento e realmente vejo muitos problemas na infraestrutura da cidade e também na consciência dos motoristas e dos outros ciclistas. Temos de espalhar essa ideia, incentivar o ciclismo e baratear os custos das peças. O mais importante, porém, é educar as pessoas ciclistas, motoristas e pedestres.
Thiago Henrique Stefanello
Ciclovias 2
Pedalo, em média, 16 quilômetros por dia. Vou do Xaxim ao Boqueirão em poucos minutos. Quando chego à ciclofaixa da Marechal Floriano, vejo muitos ciclistas na contramão. Se nem os próprios respeitam as ciclovias e sinalizações, imagine quem nunca pegou uma bike. Bruno Marmitt
Ciclovias 3
A solução para as ciclovias é rebaixar dois metros de meio-fio em cada esquina e pintá-las sobre as calçadas/passeios na mesma largura. Será que isso é tão difícil de fazer, pois só existe na Europa? Ou estão querendo contratar grandes empreiteiras?
Arno Dummer, engenheiro
Segurança pública
Quem observa as declarações do novo secretário de Segurança Pública pode ter a impressão de que o objetivo é fazer do Paraná um cenário de filmes de faroeste, pela perspectiva de aumento das perseguições policiais. No lugar do governador, avaliaria se essa estratégia será realmente eficaz para combater os criminosos ou para aumentar o número de policiais feridos e vítimas de balas perdidas nas ruas.
Everton de Andrade, economista
Presos
A reivindicação dos presos em Imbituva é a total inversão de valores. Liberdade e direitos há tempos foram deturpados. Alguma coisa está errada e precisa ser corrigida.
Renato dos Santos Taborda
Enem
As notas do Enem resultam da falta de raciocínio simples e lógico, alunos despreparados, estudantes que não sabem interpretar o que leem, escolas com problemas estruturais, falta de docentes e assim por diante. É só entrar nas redes sociais, por exemplo, e perceber as sandices que ali são publicadas. Como é que uma pessoa que não consegue se expressar no dia a dia vai fazer uma redação?
Luciano R. Ayres
Impostos 1
Como é que o país irá crescer no presente e no futuro com essa elevação de impostos? Ela pune o empreendedor e afugenta o grande investidor. Por efeito cascata, gera mais inflação e atinge o consumidor final, que é, em última instância, quem tem renda mais baixa e por isso é o mais prejudicado. Sem corte de ministérios e comissionados, os impostos serão somente para o custeio da máquina pública.
André Renato Wenglarek
Impostos 2
O aumento do IOF será catastrófico para as micro e pequenas empresas, as quais raramente têm reserva de caixa para tocar seus negócios e precisam, constantemente, recorrer a empréstimos bancários. São justamente essas empresas que geram 75% dos empregos formais, o que trará mais desemprego do que aqueles cujos sindicatos saem às ruas contra demissões. Serão milhares de pessoas sem trabalho, e o seguro-desemprego com as novas normas estabelecidas pela equipe econômica dificilmente conseguirá ajudar.
Beatriz Campos, São Paulo - SP
Impostos 3
Não bastasse o Brasil já ser praticamente campeão mundial em juros nos empréstimos bancários, vem o governo federal dobrar o IOF. Mais uma pedrada na competitividade do país, que já está se tornando "lanterninha" na matéria. O custo Brasil tornará inviáveis nossas indústrias e dará mais um "viva" para os importados. Assim exportaremos matérias primas e importaremos o produto acabado.
Jair Nisio
Impostos 4
O país perde a cada medida arrecadadora. Perde por desacreditar na sua própria eficiência administrativa, por custear um lado apenas, e por desestimular a atratividade de quem investe neste país. O Estado prova que não tem capacidade de gerir seus recursos, e que só quem produz deve pagar por essa incapacidade. Estamos no auge de uma crise insustentável.
Edilson Miaqui
Corte de gastos
A ordem dos cortes de gastos no governo do Paraná: "cortes de gratificações pagas a servidores, revisão de contrato de temporários e redução na contratação de comissionados". Ou seja, primeiro atinge-se o funcionalismo professores do PSS, por exemplo e talvez, por último, os cargos comissionados. É simplesmente uma vergonha.
Marco Vechio
Transporte coletivo
Convocação da população que usa o transporte coletivo: caros motoristas e cobradores, sabemos como não é fácil a profissão pelo tamanho da responsabilidade e riscos. Mas o justo seria que vocês trabalhassem para mostrar honra e moral acima das especulações e liberassem a população do pagamento das tarifas. Essa, sim, é uma greve que não coloca outras pessoas no meio do conflito. Quem tem de pagar por isso são os empresários e os administradores públicos. Eles alegam que nunca é possível aumentar os salários, mas reajustam todo ano a passagem. Algum deles quer deixar o ramo?
Michel Henrique Duda
Plano Diretor
Estão pensando em expandir a região Sul de Curitiba. E a Linha Verde Norte ficou no sonho mesmo? Cadê as obras na região Norte da cidade?
Mattheus Hudson, via Facebook
Hospitais
Se esses hospitais são órgãos públicos, que se faça concurso para esses cargos. Garanto que sairá muito mais barato ao estado empossar esse pessoal no quadro geral do que pagar para essas empreiteiras. Elas somem e deixam de pagar os salários e as obrigações e encargos para esses profissionais.
Luciano R. Ayres
Dívidas dos clubes
Neste caso, o veto presidencial tem todo sentido. Por que dar aos clubes de futebol tantas vantagens de renegociação das dívidas tributárias, com juros baixos e redução das multas? Por quê? Se deixarem de recolher a tempo e hora o que devem ao Fisco, os trabalhadores, contribuintes pessoa física, não têm tais vantagens ou semelhantes. Está na hora de esses clubes que são quase todos começarem a rever suas contas e fazer despesas compatíveis com suas receitas normais.
Pedro Luís de Campos Vergueiro, São Paulo SP
Copa
A Copa do Mundo só veio afundar ainda mais o estado, deixando-o quebrado. Grande legado que a Copa deixou: obras inacabadas e maquiadas, e o rombo no país, estado e município. Nós, contribuintes, pagamos essa conta.
Gilson A. Roehrig Jr.
Federação Paranaense de Futebol
Qual a função da Federação Paranaense de Futebol (FPF) mesmo? Só ouvi o nome dela agora, quando estão verificando a parte financeira que lhe interessa. Se os clubes dependessem da FPF, estariam perdidos. E percebe-se isso principalmente no Brasileirão: a Federação é inativa, nada faz em prol dos clubes e parece que só quer arrecadar. A entidade deveria organizar e buscar apoio para termos um Campeonato Paranaense mais organizado e rentável. E não só para os clubes da capital, mas, principalmente, para a maioria dos clubes do interior, pois eles só têm essa competição para participar.
Joacir Souza dos Santos
Obituário
Linda a reportagem "Maria Thereza Brito de Lacerda: a francesa do casarão da Lapa" (Gazeta, 20/1). Homenagem precisa e digna dela. Estou feliz e agradecida em nome do Centro Paranaense Feminino de Cultura.
Teresa Britto
Ministério Público
O reajuste aos servidores do Ministério Público está de acordo com o que manda a Constituição. O que não se pode admitir é o recebimento de penduricalhos, como auxílio-moradia, auxílio-alimentação e outros. O MP deveria dar exemplo e não receber verbas indenizatórias que não indenizam nada.
Edvardo Lima
Recesso
Sugiro que seja cancelado o feriado de carnaval neste ano pós-eleições, pois precisamos todos trabalhar mais, inclusive o Executivo. Sem falar no Legislativo. Quanto ao Judiciário, até quando terão três meses de férias?
João Carlos Barzotto
Água
Parece que muitas pessoas ainda não se deram conta da situação crítica da falta de chuvas e água. Elas não agem racionalmente: deixam torneiras pingando, por não apertá-las ou não trocar a bucha. Não fecham a torneira quando escovam os dentes, lavam o rosto, fazem maquiagem, barba etc. Também usam a água em vez de vassouras no quintal, não reparam os vazamentos nos encanamentos e tomam banhos demorados. Já pensaram se a fonte secar?
Mário A. Dente, São Paulo SP
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura