Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Cidade sustentável

Adorei a matéria. Moro em Santa Felicidade e ainda existem algumas casas que funcionam desta forma. Minha família e nossos vizinhos criam galinhas, fazemos compostagem com nosso lixo orgânico, temos horta etc. e temos também apenas um carro que serve oito pessoas (Gazeta, 29/6). Iniciativas como essa devem ser muito incentivadas, uma vez que a coletividade torna a vida mais saudável, econômica e segura.

Gheysa Pires

Planos de saúde

A verdade sobre a saúde é igual aos demais setores que dependem do governo no Brasil, um verdadeiro caos. O governo garante na sua Constituição saúde, segurança e educação, mas na prática do dia a dia sabemos que isso não existe. Trabalhei por um período na área da saúde e tive o desprazer de ir a algumas reuniões que um plano de saúde fazia com seus cooperados e associados, em que se deixava claro que o médico não deveria pedir tantos exames e estender as consultas. Até que demorou para os médicos começarem a exigir mais os seus direitos.

Emerson L. de Marchi

Produtividade

Qualquer empresa ou pessoa com um pouco de racionalidade só investe naquilo que dá retorno. No caso de nossos parlamentares não sei o quanto custa manter toda a estrutura do Legislativo, mas, pelos resultados que eles apresentam, seguramente o retorno é negativo. Acho que deveríamos repensar estrutura política do país.

Celso Martynetz

Educação

O projeto de lei que pretende "legalizar" a punição escolar vem como um sopro de esperança para a instituição de ensino. A escola que vive no seu dia a dia a dificuldade em fazer valer as medidas socioeducativas contempladas no Regimento Escolar vê que não está sozinha na luta para garantir o que a Constituição Federal apregoa, que é a sua autonomia didático-pedagógica.

Jacir Venturi, presidente em exercício do Sinepe/PR

Ícone

A famosa Ponte Preta, um dos ícones da cidade de Curitiba, não é apenas uma importante peça de interesse histórico da Ferrovia do Paraná. Ela é um marco, motivo de orgulho para a engenharia brasileira, pois se trata de um sistema de construção de estruturas pioneiro no mundo. Dessa forma parabenizo a prefeitura de Curitiba pela iniciativa de buscar outras alternativas, conforme sugestão do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, para evitar que motoristas imprudentes coloquem em risco essa obra de arte.

Paulo Sidnei Ferraz, engenheiro

Rodoviária

Curitiba deveria ter pelo menos uma segunda estação rodoviária, na região do Barigui, essencialmente para os ônibus que vêm do interior do estado. A atual deveria ficar basicamente com as linhas interestaduais e aquelas para as praias, além de uns poucos destinos estaduais que usam a BR-116 como rota.

Alvaro Antunes

Infraestrutura

A inércia dos dirigentes públicos paranaenses é lamentável. Basta verificar Curitiba, cuja prefeitura para construir um viaduto leva anos entre a percepção da necessidade e a execução propriamente dita. Imagine para uma obra que envolva desapropriações e grandes construções. A Linha Verde é um exemplo dessa falta de capacidade de planejamento e execução. Após anos de idas e vindas e a obra ainda inacabada, pode-se dizer que o resultado já não atende às necessidades dos seus usuários.

Vilson Bonacin

Moradores de rua

Entendo que o espaço da Praça Rui Barbosa (estacionamento) destinado ao público em geral e instrumentalizado pela Urbs poderia, à noite, quando efetivamente não há atividade, ser um espaço de acolhimento e oferecimento de refeição a essa população de seres humanos alijados pela sociedade, mas carentes e dignos de atendimento pela municipalidade.

Taylor Santos

Blitz

Na segunda-feira a Polícia Militar realizou uma blitz nas imediações do Hospital Cajuru, o que causou um longo congestionamento na Av. Afonso Camargo. Sugiro ações conjuntas da Polícia Militar e da Urbs para minimizar o caos do transporte público.

Luciano Wachholz

Petraglia 1

É perfeita a possível volta de Mario Celso Petraglia ao Atlético (Gazeta, 29/6). Se tudo correr bem, ele será o novo presidente, lugar de onde não deveria ter saído, pois as maiores glórias que o furacão conquistou foi com ele à frente. É o que os netos dele disseram: não aguentamos mais perder para os coxas.

Nei Alves de Lima

Petraglia 2

A volta do Petraglia ao furacão vai nos devolver um pouco da autoestima rubro-negra, que anda um pouco em baixa. Saber que teremos um dirigente sério, que muito fez pelo clube, inclusive deixando seu nome no lugar mais alto da história do furacão, é gratificante.

Leandro Mendonça

* * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.