As notícias sempre são de descaso com a educação em nosso estado, e quando lemos sobre o aumento de 82% em investimento em ciência (Gazeta, 10/5), temos de comemorar e pedir que toda nossa educação seja revista e consiga investimentos para a melhoria da qualidade da formação de nossas crianças.
Hernani Bergossi
Médicos cubanos
Há pouco tempo, nosso ministro da Educação manifestou-se pela proibição da abertura de novos cursos de Medicina alegando que temos excesso de médicos e agora o governo anuncia a chegada de 6 mil médicos cubanos ao Brasil. Como fica a afirmativa do ministro da Educação? Além disso, um profissional formado no exterior deve passar por várias etapas de avaliação para ter seu diploma reconhecido no país e poder exercer sua atividade. E justamente os médicos de Cuba têm baixos índices de aprovação nesse processo. Como ficaremos?
Clotilde de Lourdes Branco Germiniani
Maringá
Ontem, foi comemorado o aniversário da cidade canção, a linda e progressista Maringá. Parabéns à cidade e a todos os que souberam engrandecer e organizar uma das mais lindas e ricas cidades de todo o Brasil, um exemplo de produtividade e organização urbana. Sinto um grande orgulho em cumprimentá-la, pois minha família foi uma das pioneiras no desbravamento dessa importante metrópole.
Benone Augusto de Paiva, São Paulo SP
Subsídio
O governo estadual é de todo o Paraná ou só de Curitiba e região metropolitana? Seria muito bom se o subsídio fosse estendido para Pontal do Paraná, onde a passagem de ônibus custa R$ 4,20 para ir de Pontal do Sul à Praia de Leste. Estamos contando com a boa intenção do governador. O litoral do Paraná agradece.
Plinio Marcondes, Pontal do Paraná PR
Estrada do Colono
Acho ridícula e cruel qualquer proposta para a reabertura da Estrada do Colono (Gazeta, 8/5). Caso isso venha acontecer um dia, centenas de animais de todas as espécies vão morrer nas rodas dos veículos que por lá passarem, principalmente à noite.
Paulo Hilário, advogado
Violência 1
A respeito da coluna de José Carlos Fernandes sobre a violência (Gazeta, 10/5), acho que ajudaria muito se os criminosos passassem a ser tratados como criminosos e as vítimas como vítimas. O que se vê hoje em boa parte da imprensa e nos órgãos de governo é justamente o contrá rio. E faltou mencionar Truman Capote entre os cronistas do crime.
Marcelo Santana
Violência 2
O Judiciário só põe na cadeia pobres infelizes e ladrões de galinha. No Brasil, vivemos uma verdadeira guerra civil onde o povo foi desarmado e os bandidos têm as armas que querem. Os grandes bandidos estão presos com toda a mordomia possível, e continuam a comandar o crime e a prejudicar a população.
José Luiz de Souza
Letargia
A Gazeta do Povo está de parabéns por contar em seu quadro de articulistas como o senador Cristovam Buarque, o congressista mais lúcido que temos. Seu artigo "Risco de Letargia" (Gazeta 10/05) expõe de forma insofismável o atual estágio político em que o nosso país se encontra. Certamente estamos caminhando para uma ditadura. Acordem lideranças comprometidas com a política sadia sem acertos e conchavos, se é que elas ainda existem!
João Candido de Oliveira Neto
Transparência
Desde julho de 2012, atendendo à determinação legal, Decreto nº 4531/2012, foi incluída na página na internet do Centro Cultural Teatro Guaíra o ícone "transparência". Ocorre que esse acesso efetivamente apresentou problema por questões técnicas ligadas à Celepar. Isso já foi solucionado e caso o leitor André Fadel (Gazeta, 10/5) acesse novamente a página do Teatro já terá à disposição todas as informações.
Antonio Carneiro Calabresi, diretor do Centro Cultural Teatro Guaíra
Trânsito
Realizo o trajeto de São José dos Pinhais para Curitiba todos os dias e realmente verifico a lentidão na Avenida das Torres causada pelas obras (Gazeta, 10/5). Os caminhos alternativos não contribuem em nada para melhorar a situação, visto que a saída de São José dos Pinhais pelo Boqueirão torna-se inviável. O viaduto no Parque Iguaçu possui apenas uma pista constituindo um gargalo enorme que pode custar até 20 minutos, dependendo do horário, na viagem até o Centro.
Sylvio Block, estudante UTFPR
Espaço Cênico
Não dá pra acreditar que o Espaço Cênico pode fechar (Gazeta, 9/5)! Se um espaço cultural com tão boas parcerias, profissionais de renome e onde só ocorrem espetáculos de qualidade está em crise financeira, imagine os demais espaços independentes de Curitiba. Deveriam verificar a situação dos outros espaços culturais de Curitiba para ver como eles sobrevivem.
Rodrigo D'Oliveira
Afif e Dilma
Muitos reclamam do exagero da fama negativa atribuída aos políticos, mas ao ver estampada na primeira página dos jornais a figura repulsiva de Afif Domingos (Gazeta, 10/5), subserviente, camuflando uma elegância inexistente em troca de um suposto comportamento ético-social, fiquei revoltado ao presenciar cena tão degradante. Por interesse os políticos entregam-se sempre nas mãos das irmãs gêmeas da imoralidade fanatismo e subserviência o degrau mais baixo que o ser humano pode descer na escala social, para alcançar seus objetivos duvidosos.
João Roberto Gullino, aposentado, Petrópolis RJ
Metrô curitibano 1
Concordo em gênero, número e grau com a decisão da prefeitura de Curitiba de rever o projeto do metrô. Aquele projeto que o Ducci disse que a presidente achou que era o melhor do país, só era o melhor para eles dois. Fazer metrô com o mesmo itinerário do expresso Pinheirinho é jogar dinheiro fora. O metrô deveria priorizar os sentidos interbairros. O Gustavo está certo, chega de fazer besteira com o dinheiro público.
Mauro Pedro Ribeiro de Castro, Lapa PR
Metrô curitibano 2
A prefeitura deveria aproveitar as canaletas dos expressos, que funcionam comprovadamente há décadas, e construir plataformas elevadas com ônibus elétricos. Uniriam o útil ao agradável.
Lucimar José Telles
Financiamento 1
Que absurdo ver uma empresa pública financiando time de futebol (Gazeta, 10/5). A Caixa não precisa de propaganda, poderia investir esse dinheiro em outros setores. Esse é o Brasil!
João Henrique Sanches
Financiamento 2
A Caixa vai gastar R$ 25 milhões com patrocínio para o Flamengo fora o que gasta hoje em dia com Corinthians. Esse dinheiro daria para financiar muitas moradias para famílias que dependem do aluguel, mas quem sou eu para contestar.
Eufrem Lapuinka, contabilista
Ferrovias
Sobre a coluna de Celso Nascimento a respeito da disputa entre o Paraná e Santa Catarina envolvendo a construção da ferrovia até Paranaguá (Gazeta, 9/5), essa deveria ser a hora dos políticos paranaenses atuarem para defender os interesses do estado, mas historicamente sabemos o quanto eles são "devagar". Possivelmente, vai ser uma situação parecida com a instalação do TRF no Paraná: muita festa e blá blá blá, mas sem nada concreto.
Nelson Kaminski
Exumação
Acho desnecessário e perda de tempo buscar coisas do passado, como fazer a exumação do corpo de João Goulart. Temos tantos fatos atuais, como a corrupção da Justiça e outros para serem resolvidos e que atrasam o desenvolvimento da nossa nação!
Natanael Passos
Campanha do agasalho
Gostaria de parabenizar pela bela matéria publicada na Gazeta do Povo sobre solidariedade e o trabalho das organizações sociais com a arrecadação de agasalhos (Gazeta, 10/5), principalmente agora no inverno.
Ubiratan da Silva
Pichação
Com a ajuda dos policiais e das autoridades será possível acabar com a poluição visual causada pelas pichações, crime que estraga a cidade. Não adianta algumas pessoas cuidarem do espaço urbano e outras estragarem. Os pichadores deveriam se conscientizar disso e deixar a cidade sem seus "rabiscos".
Tiago Hudson Rodrigues
Leite
Que pais é este que envenena seus próprios filhos? É isso que estão fazendo ao adulterar o leite que damos as nossas crianças. Realmente, chegamos ao fundo do poço. Aguentamos os crimes contra a pátria como o mensalão, aguentamos os problemas com as drogas, mas não podemos aguentar e permitir que matem nossos filhos de câncer!
Elena Tanaka
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.