Mídias Sociais
Copa
Esse relator quer uma carnificina nos estadios em 2014?
Marco Alexandre Lima Urbanski, via Facebook, sobre o relator da Lei Geral da Copa que pede a volta da venda de bebidas nos estádios.
Terceirização 1
O protesto é ato democrático, desde que seja dentro dos limites da civilidade. Exorbitar já é caso de bagunça mesmo.
Érico Castro, via Facebook, sobre o governador Beto Richa ter dito que protesto na Assembleia foi "selvageria patrocinada pelo PT".
Terceirização 2
As pessoas que ali estavam [na Assembleia] não estavam emcampando uma luta ideológica partidária. Eram dirigentes sindicais, dirigentes estudantis, artistas, trabalhadores, empresários, comerciantes, líderes comunitários com as mais variadas visões de mundo. Que pelo amor ao patrimônio público, defenderam, e vão continuar defendendo, o povo.
Alysson Bordi, via Facebook, sobre o comentário do governador Beto Richa
Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook (http://www.facebook.com/gazetadopovo) ou do perfil no Twitter (http://twitter.com/gazetadopovo).
Para deixar o vício após 20 anos fumando em média duas carteiras por dia, resolvi fazer de conta que nunca havia fumado. Isso em 1980 e até hoje não fumei nem sequer um cigarro e não sinto falta nenhuma. Afinal, cada um se mata como quer. Agora, queimar dinheiro é uma tremenda burrice.
José Carlos Novisk, Matinhos PR
Cigarro 2
O cigarro faz muito mal mesmo, mas faz mal para quem fuma. Nunca vi pais de família baterem ou matarem seus filhos e esposa porque estão sem cigarro. Mas o álcool mata a pessoa e sua família. Devemos pensar sobre esse assunto. Muitos pessoas bebem e ficam loucas: matam no trânsito, em casa e na rua. Vamos fazer uma campanha para as pessoas deixarem de beber.
Arlete do Nascimento
Copa
As bebidas alcoólicas deverão ser liberadas nos estádios para a Copa do Mundo, por imposição da Fifa e de seus patrocinadores. Estaremos num retrocesso, provando mais uma vez que não temos soberania e que estamos realmente no Terceiro Mundo.
Carlos J. Barroso
Economia
Para muitos brasileiros a declaração do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que a estagnação da economia no último trimestre é passageira pode ser tranquilizadora. Entretanto o próximo trimestre é tradicionalmente de baixa temporada no trabalho e de alta temporada nas férias. Se considerarmos que a principal regra da economia é a sustentabilidade da lei da oferta e da procura, podemos entender porque o país ficou com PIB zero. Na realidade, apesar das tentativas de engessamento do consumo para evitar a alta da inflação, o remédio foi mais amargo do que necessário e o governo não fez a lição de casa com aprovação da reforma tributária.
João Guilherme Cicarelli
Consumo de cultura
Fiquei impressionado em saber que o circo teve um número de espectadores próximo ao do teatro na pesquisa que avaliou os hábitos de consumo de cultura dos paranaenses, considerando que o teatro tem uma presença forte na capital, com vários espaços e espetáculos todas as semanas e o circo é itinerante e pouco frequente. Talvez isso deva-se à educação do povo brasileiro em levar as crianças sempre que o circo aparece na cidade e deixar o teatro sempre para uma outra oportunidade.
Alan Rodrigo, São José dos Pinhais PR
Presentes para Curitiba e o Paraná
Não só em Curitiba o povo merece para 2012 políticos de honra e que trabalhem para o bem-estar da população. Não precisamos dos que estão lá só pelo salário e interesse próprio. A população não tem candidatos sérios, pois a guerra pelo salário e o jogo de interesses afastam as pessoas de bem para ocupar os cargos públicos. Só com um salário normal de um trabalhador vamos ter de fato políticos e não o que temos hoje!
Milton Ribas
Publicidade da Assembleia 1
Cada dia mais me surpreendo com o que acontece na Assembleia. Os políticos devem nos achar com cara de palhaços. Não têm nenhum respeito por nós eleitores. R$ 24 milhões para criação de uma conta no Facebook é um absurdo, sendo que isso é um serviço gratuito e qualquer pessoa está apta para realizar o cadastro. Deveria ter uma fiscalização mais rigorosa na Assembleia para impedir coisas absurdas como essa.
Marcos Vinicius Perdoncini
Publicidade da Assembleia 2
Divulgar a economia gastando com publicidade não traz nenhuma satisfação aos contribuintes. Ao contrário, as pessoas se revoltam ao ver propaganda política em outdoor por saber que o gasto da publicidade é do povo. Com essa verba destinada para nada é possível comprar no mínimo 400 cestas básicas, o que encheria a barriga de muita gente e não apenas os olhos de poucos.
Alvaro Fila
Terceirização 1
Não dá para entender como se pode ser contra a terceirização sem avaliar o conteúdo do projeto. Se estatização fosse a solução, os governos de Cuba e Coreia do Norte estariam com os portões fechados para impedir a entrada das pessoas, e não a saída. Quem trabalha e produz não tem tempo para invadir repartições públicas em plena segunda-feira.
Marcos Sabedotti Breda, Telêmaco Borba PR
Terceirização 2
Começo a crer que a luz do fim do túnel não está totalmente apagada. Manifestações partindo de estudantes a base futura do amanhã me fazem crer que esse Brasil tem saída e vai ter de ser desentortado na marra. Que me perdoem os conservadores, equilibrados e de bom senso, mas uma radicalização faz bem neste momento de tanta vergonha pelo qual passa nossa pátria. Ou a gente muda ou nada muda!
Mauro Tintin Biazi, Guarapuava PR
Queda de ministros
O ministro Lupi Fez jus à sua bravata de que seria abatido somente à bala e de grosso calibre. Resistiu o máximo que pôde e ainda se faz de vítima. Esse fato deixou claro que a presidente não está fazendo faxina alguma. Ela está presa a uma aliança nefasta que a impede de tomar decisões técnicas. Ingênuos eleitores, não se iludam.
Hélio Takefumi Mori, engenheiro civil
Atletiba 1
Impressionante o talento do "Delegado" para se eximir de culpa pelo descenso do CAP. Afirmar "eu só trabalhei 18 jogos" e querer se esquivar da culpabilidade não é crível. Algum porcentual de culpa ele deve ter sim, nem nos empates com Flamengo e Vasco ou na derrota contra o América rebaixado por antecipação não há culpa dele? Após 18 rodadas à frente da equipe, alegou na coletiva que "este rebaixamento não entraria para o seu currículo". Indago: e se ele tivesse tirado a equipe do rebaixamento estaria ou não no seu currículo esse fato? Continuarei sócio do clube, mas, pedagogicamente, que não se repita na divisão de acesso o que vislumbramos neste Brasileirão 2011.
Marcelo Giovani Batista Maia, professor universitário
Atletiba 2
É mais cômodo para a Antônio Lopes dizer que a culpa não foi dele, pois não foi ele o responsável pelo planejamento do clube. Também acho que a culpa maior foi de quem contratou errado a maior parte dos 50 jogadores que não deram certo ou contratou e dispensou cinco técnicos antes do Lopes. Porém se eximir da culpa é vergonhoso para um profissional com a sua experiência, pois sobre o seu comando o time perdeu para times como Avaí e América, resultados que poderiam ter livrado o Atlético do rebaixamento.
Carlos Roberto do Rego
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.