Parabéns à Gazeta do Povo e aos jornalistas Omar Godoy e Rudnei Flores, pelas matérias com os atores José Wilker e Selton Mello. Pois não é todo jornal brasileiro que consegue em uma mesma edição duas entrevistas desse peso. Nós, cinéfilos de plantão, agradecemos.

CARREGANDO :)

Milton Durski Empresário – Curitiba, PR

Petit-pavé

Publicidade

Sinceramente, não posso conceber que certo vereador tenha lançado um projeto para acabar com o calçamento em petit-pavé (para quem desconhece, o petit-pavé são aquelas pedras brancas e pretas que embelezam nossos passeios). Esse processo data de quase um século em nossa Curitiba e faz parte da cultura paranaense. Com essas pedrinhas, os antigos engenheiros praticamente colocavam nas calçadas a história de nosso maior símbolo que é o pinheiro. O Rio de Janeiro, segundo soube, é a terra do ilustre vereador, e a Avenida Atlântica, na bela Copacabana, é toda decorada com o petit-pavé, onde estão desenhadas as ondas da linda praia. Eu não sou contra o progresso, porém gosto de respeitar as tradições de um povo.

Osvaldo Nascimento Jr. Jornalista – Curitiba, PR

Anel viário

Já que os moradores do Jardim das Américas são contra a duplicação da Rua Francisco H. dos Santos, a prefeitura poderia então pavimentar a Rua Olindo Caetani, transformando-a numa importante via de ligação entre os bairros do Boqueirão e Cajuru, passando por todo o bairro do Uberaba. Com certeza, os moradores desses três últimos bairros aprovarão essa obra.

Emerson Stelle Motorista – Curitiba, PR

Publicidade

CGU ou KGB?

Ao ler, em seu programa de governo elaborado pelo assessor internacional Marco Aurélio Garcia, que pretende fortalecer a Controladoria Geral da União, o presidente Lula não estaria enviando mensagem subliminar de que pretende aparelhar a CGU nos moldes da KGB de Stalin?

José Nelson Dutra Fonseca Bancário aposentado – Curitiba, PR

Voto

O TRE vem fazendo propaganda sobre o voto, no sentido de convencer o eleitor da responsabilidade que tem em eleger os políticos. Pois bem, no meu ponto de vista, o TRE deveria gastar o nosso dinheiro e queimar suas energias para mudar esse sistema perverso que aí está. Político é tudo igual a partir do princípio de que não tem compromisso com seu eleitor. Nosso voto é uma procuração em branco que somos obrigados a delegar ao político que nos parece ou convenceu ser o melhor. Puro engano, após eleitos, os políticos, em sua maioria, fogem de suas promessas; participam de lobbys, esquemas de desvio de verbas públicas e se julgam, eles mesmos, sempre honestos. Se querem ter moral, acabam com a imoralidade. No sistema eleitoral que aí está, mais desmoralizado que o voto somente os políticos, que são responsáveis por essa situação. Já que somos obrigados a enfrentar este sistema eleitoral perverso, que não nos satisfaz, vamos ficar espertos com esses cidadãos que confundem política com politicagem. Está mais do que na hora de renovar a maioria dos políticos que aí estão, pois do contrário, com certeza, nada vai mudar.

Publicidade

Pedro I. Ceccon – AposentadoPiraquara, PR

Acidente na BR-376

Alegar que a falta de freio foi a única causa dos acidentes é inaceitável. Eu e minha família usamos com freqüência essa via de acesso e, inúmeras vezes, temos visto motoristas de caminhão trafegando pela BR sem o menor senso de prudência no trânsito. É certo que a estrada dispõe de mão própria para esses veículos, mas o que se vê é uma verdadeira disputa de espaço entre os caminhoneiros, que avançam a segunda e até a terceira pista da estrada sem se preocupar com os veículos menores. Quem sai perdendo? Claro, são os veículos menores. E enquanto caminhoneiros saem ilesos, não uma família mas famílias se dilaceram, como ocorreu no último dia 26. É preciso que a polícia rodoviária pense em uma estratégia emergencial para pegar e multar com rigor os motoristas imprudentes. Tenho certeza de que isso é tarefa fácil para as autoridades de trânsito. Acredito que só sob punição severa podemos diminuir esse problema tão sério em nossas estradas.

Cecília HonórioCuritiba, PR

* * * * * *

Publicidade

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail: leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.