Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Cinqüentenário

Esta semana a Escola Estadual Doracy Cezarino completa 50 anos de dedicação à comunidade do Parolin, uma das áreas mais carentes de Curitiba. Parabéns aos 780 alunos, professores, funcionários e direção, que acreditam na transformação do Brasil por intermédio da educação.

Elmy MatsumuraCuritiba – PR

Poder

O ministro Guido Mantega, no primeiro governo Lula, mandou que as esposas dos militares fossem trabalhar em vez de protestar por aumento de soldo dos maridos. Essa grosseria aos até passou despercebida pela sociedade civil. Agora, ele se vira contra os usuários de aeroportos, que "viajam demais". Dá saudades o tempo em que a militância do PT queria apenas desmoralizar o regime militar. Hoje no poder, fazem pouco da classe média e não sabem como disciplinar sargentos que se espelham nos sindicatos, trocando o regulamento disciplinar pelo direito de reivindicar a maneira como devem trabalhar.

Paulo Marcos G. LustozaRio de Janeiro – RJ

Mobilização

Nós, servidores estaduais, fizemos greve de fome por 50 horas, começando pela Assembléia dos Deputados, depois pela Secretaria de Saúde, em defesa de nossa jornada de trabalho. Falamos com o líder do governo, mas nada se resolveu. Então, acho que o problema está no homem.

Marlene Ozório, servidora estadualCuritiba – PR

Aposentadoria 1

Nossa economia caminha para o padrão chinês. Lá não há aposentadoria, cada um trabalha e poupa enquanto podem para prover a velhice. Respeitando até onde for possível o direito adquirido, o futuro nos reserva caminhos diferentes desse que aí está. O lobby das empresas é grande. A carga tributária incomoda a todos, e nela estão contidas as contribuições previdenciárias e trabalhistas. O empresário pressiona, dizendo que o seu empreendimento vai quebrar e milhares de trabalhadores ficarão sem emprego. Na verdade, quem paga os tributos são os consumidores, as empresas, apenas repassam. O padrão de vida do trabalhador chinês não deve ser igual ao nosso.

Antonio Pereira, contadorLondrina – PR

Aposentadoria 2

A evolução da humanidade foi sempre marcada pelo antagonismo entre classes. No Egito antigo, nobres e camponeses; na sociedade ateniense, eupátridas e escravos; na Roma monárquica, patrícios e plebeus; na Europa medieval, senhores feudais e servos. O que se vê na atualidade é que a suposta "democracia", a que significa "governo do povo", oculta a continuidade desse abismo social, comprovado pela pressa dos deputados estaduais em votar um plano previdenciário superior a R$ 10 mil. Lamentavelmente os dilemas do povo carente são postos à sorte, enquanto deputados propõem aumentos sucessivos em seus já vultosos ganhos.

Eduardo L. NowackiCuritiba – PR

Primeira página

Os funcionários técnico-administrativos da UFPR, com a greve, ganharam foto na capa da Gazeta do Povo (26/6), só não ganharam o apoio da comunidade porque centenas de pessoas simples e humildes, que dependem dos seus serviços, não conseguem marcar seus exames, suas consultas e suas cirurgias. Será que esses servidores não percebem como sofre a população que depende dos serviços públicos neste Brasil desigual?

Jose Pedro NaisserCuritiba – PR

Dúvida

"Tenho um Voyage ano 1989, 1.6, motor movido a álcool. Desejo saber por que na estrada ele faz uma ótima quilometragem (16 quilômetros por litro) e na cidade não faz mais de 7 ou 8 km por litro?"

Alfredo MatosCuritiba – PR

Anti-span

Parabéns à Polícia Civil do Paraná pela prisão dos 41 piratas da internet. Temo que, em alguns dias, eles respondam pelos crimes em liberdade. A polícia prende, a Justiça solta.

Luiz Wanderley Andrade da Cruz, professorCampo Largo – PR

De chinelo

Com relação a polêmica atitude do magistrado que adiou uma audiência em virtude do calçado do cidadão, entendo que não sobrou arrogância mas faltou bom senso ao meritíssimo, que deveria ter percebido que o fato era por mera falta de recursos e não porque estava confundindo o ambiente do Judiciário com um boteco ou campo de futebol, como ele próprio argumentou. Cabe ressaltar que em nossa sociedade exigem-se trajes específicos para determinados eventos e solenidades. Acredito que ao juiz resta calçar as sandálias da humildade.

Gil Amorim, corretorCuritiba – PR

Golpe

No bairro de Campo Comprido um casal, com um filho nos braços, vem dando golpe nos moradores da região. Batem palma e perguntam se há serviço para fazerem. Se houver, querem receber adiantado, argumentando que precisam comprar gás. Eu, com 70 anos, cai no golpe. Fica aqui o alerta.

Hilda EspositoCuritiba – PR

Ética

É revoltante ver a situação caótica da nação em termos de saúde, educação, segurança etc. A classe política varre a sujeira para debaixo do tapete, preocupada com seus interesses. Conclamo a imprensa a mostrar à população esta casta de verdadeiros lesa-pátria, bem como aqueles que ainda merecem respeito, que infelizmente são a minoria. Assim fez nossa Gazeta do Povo em "Éticos pregam contra seus pares" (25/6).

José Fernandes, comercianteCuritiba – PR

Trem

Gostaria de saber até quando pais de família devem aguardar uma resposta das autoridades responsáveis e retirar das áreas urbanas os trens, que passam após o horário das 22 h. Onde está a Lei do Silêncio? Quem faz auditorias para analisar os decibéis emitidos pelos trens? Quem é responsável em deixar que serviços de manutenção sejam executados no domingo, madrugada a dentro, como foi o caso do dia 24/6/07? Quem paga uma noite mal dormida de um pai de família que tem de trazer dinheiro para sustentar sua família e está cansado?

Adriano Dinis, economistaCuritiba – PR

Cuba

O artigo de Domingos Pellegrini de 17/6 (Cuba, museu vivo) externa a visão das elites sobre Cuba. As oligarquias se incomodam com o regime cubano que proporciona a todos saúde e educação de qualidade. A elite esquece que se para ela o regime de Cuba seria ruim, para os milhões de pseudo-cidadãos latino-americanos que passam fome, são analfabetos e morrem em filas de hospitais, viver num "museu vivo" seria um paraíso.

Tarso Cabral Violin, professor de Direito AdministrativoCuritiba – PR

Ecad responde

De acordo com a Lei 9.610/98, o uso público de qualquer música depende da prévia autorização do autor. Sendo o Ecad o representante legal dos titulares das 10 associações musicais que o administram, fica responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública. Com base nos dispositivos da lei autoral, a Assembléia Geral do Ecad, composta pelas associações, fixa critérios e parâmetros de arrecadação e define regras de distribuição. Os valores cobrados estão, portanto, respaldados pela lei e seguem critérios internacionais de cobrança.

Glória Braga, superintendentedo Ecad

Forasteiro

O sr. L. S. Grochovski tem razão e merece meus cumprimentos. Sua carta publicada ontem (25/6) sintetiza o pensamento de todas as pessoas de bem desta legendária cidade. A homenagem a um político como Aldo Rebelo – que nunca tinha estado na Lapa e que nada fez por nossa terra – é um desrespeito à memória de nosso herói e compromete de forma irreparável o bom nome da Lapa e o auto conceito que ela goza no seio da sociedade paranaense e brasileira.

Sérgio A. LeoniLapa – PR

Linha de frente

Cumprimento o jornalista Celso Nascimento pelo trabalho diário em sua coluna na Gazeta do Povo. A administração pública tem de ser incessantemente dissecada, sem dó nem piedade (mas, claro, com lógica e amor à precisão) em seus atos presentes, passados e em seus projetos e intenções futuras, sem canga partidária. É por isso que o percebo na linha de frente de nossas defesas republicanas.

Alexandre Araújo FontainhaCuritiba – PR

Pavimentação

Cumprimento a Prefeitura de Curitiba pela correção de nível entre as ruas Flávio Dallegrave e Simão Mansur, no bairro Boa vista. Este cruzamento servia de "armadilha" para muitos motociclistas, que várias vezes sofriam quedas pela irregularidade do terreno. Agora, com a pavimentação asfáltica entre os trilhos, o risco de acidentes diminuiu. É importante que outras correções de nível sejam feitas por toda a extensão da linha férrea do perímetro urbano.

Juliano Augusto PedrozoCuritiba – PR

Auxílio

Dizem que os programas de auxílio aos pobres com boa conduta que estão se espalhando pelo mundo foram inspirados em iniciativas do Brasil e do México. Aqui, na nossa terra tupiniquim, não se tem notícia de punição aos gestores que cadastram famílias inexistentes e muito menos de famílias com conduta indevida. Até agora não se tem notícia de alguém que perdeu o auxílio por mau comportamento.

Eloir S. Pape, engenheiro agrônomoCuritiba – PR

***

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.