Até agora a decisão do CNJ foi exemplar e proporciona a nós, paranaenses, a esperança de que a justiça seja feita. Esperamos que a Gazeta do Povo acompanhe com afinco as investigações. O que nos resta, como cidadãos comuns, é sermos informados sobre a barbárie exposta no seio dos poderes constituídos em nosso estado.
Vanio Panato Preis
Clayton Camargo 2
Após o ex-presidente do TJ ser afastado pelo CNJ, a eleição de Fabio Camargo como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado será cancelada?
Claudio Todeschini
Clayton Camargo 3
Mais uma vez surge uma esperança de que a justiça seja aplicada caso se confirmem os indícios existentes. Em caso positivo, uma lição a ser adotada em muitos outros casos de pessoas públicas.
Sérgio Petrochinski
Clayton Camargo 4
Espero que realmente tudo seja apurado com a maior isenção. Pena que não afastaram também o filho. Precisamos de órgãos fiscalizadores, como o TC, totalmente desvinculados da política e, principalmente, da politicagem.
Cristina Glitz
Nobel de Medicina
O Prêmio Nobel de Medicina foi outorgado a três cientistas que atuam nos Estados Unidos em universidades diferentes. Mais uma vez o trabalho de décadas foi reconhecido e, finalmente, premiado. Fica uma dúvida: estivessem os três juntos, o trabalho teria andado mais rápido ou poderia ocorrer acomodação? A competição é um agente motivador?
Luiz Nusbaum, médico
Enade
O Enade mostrou que 30% dos cursos de ensino superior têm desempenho insuficiente e a luz foi acesa no Ministério da Educação, que poderá suspender vestibulares. Mais uma piada contada às vésperas de mais um vestibular. O aluno é o bode expiatório desse sistema perverso que enriquece donos de escolas. Também é do conhecimento do ministro Mercadante que certas faculdades escolhem os melhores alunos para prestar o exame, pois seu desempenho melhora a foto da faculdade.
Izabel Avallone
Táxi 1
Um reajuste nas tarifas agora será mais um castigo para a população. Não será justo com os moradores de bairros distantes, que pagam caro por um serviço precário e o utilizam só em ocasiões especiais. Enquanto a população briga por R$ 0,20, oportunistas tentam lucrar com a falta de táxis pedindo reajuste nas tarifas. Serão os únicos a lucrar, pois cobrarão mais dos motoristas colaboradores.
Rodney Fernando Carneiro
Táxi 2
Alguém duvida de que o prazo final do recadastramento não vai ser prorrogado? Basta ver a quantidade de permissionários que não o fizeram por acreditar que vai ser alterado. Onde estão as 148 concessões que há mais de 30 anos deveriam estar servindo a população e não constam da licitação? Por que o silêncio por parte da Urbs, que não colocou à disposição da população mais 148 novos táxis junto com os 750 que vão ser licitados?
Percy Fabiano
Paulo Baier
Com certeza o "maestro" Paulo Baier deve encerrar sua carreira no Atlético, pois serve de espelho para todos os jovens jogadores. Símbolo de profissionalismo, exemplo de dedicação, nunca vimos notícias dele em bagunças, baladas ou brigas. Só por dar exemplo para os "moleques" já vale a sua permanência além, é claro, de estar jogando melhor que muito garoto.
Marines Estevinho
Guarda Municipal 1
Se os guardas-municipais já assumiram de fato o policiamento em partes das áreas centrais e bairros da cidade, é necessário para a própria segurança dos mesmos que estejam armados, mas fica a preocupação com o seu aprimoramento técnico; precisamos é de polícia na rua preparada, armada e competente.
Mauro Pedro Ribeiro de Castro
Guarda Municipal 2
A questão não é as GMs andarem ou não armadas. A questão é o município querer assumir uma atividade que não é sua. Quando o estado não cumpre o que dita nossa Constituição e começa a se valer de interpretações convenientes, vamos andar a passos largos para a quebra do Estado federativo. Onde os municípios já assumiram atividades da saúde e educação, só vimos um aumento na desigualdade social; assumindo a segurança, o orçamento terá mais uma pasta para dividir o bolo.
Julio Cesar Reguera
Livros
Embora as livrarias sejam mais raras com o tempo, restando apenas os sebos, como escreveu Cristovão Tezza (Gazeta, 8/10), elas devem ser preservadas. Em vez de virar museus, se transformar em grandes lojas de consumo. Que não se crie uma concorrência com o livro digital fantástica livraria que é a internet , mas uma união porque, seja papel ou digital, o livro nos enriquece.
Matheus Mendes
Manifestações
O que há de pacífico na destruição do patrimônio público e privado, a transgressão, as cenas de selvageria protagonizadas pelos fascistoides dos black blocs, agora especialmente nos protestos do Rio? E por que os professores em greve permitem a colaboração dos black blocs em seus protestos? Eles estão juntos promovendo a baderna e a agressão à democracia.
Demiane Cruz Benetti
Greve
Conar, Procon e Ministério Público Federal deviam prestar atenção à publicidade enganosa do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, pois fomos ("vem pra cá!", dizem) para os dois bancos e hoje estamos na mão. Não podemos fazer operações importantes para o nosso negócio; os bancos estão fechados, em greve. Quem irá nos ressarcir dos nossos prejuízos?
Urandy Ribeiro do Val
Profissão
É comum ver reportagens sobre iniciativas que ensinam crianças carentes a praticar balé, capoeira, surfe, tênis e outros esportes elitizados. Seria muito mais proveitoso para o futuro desses menores carentes que se ensinasse uma profissão para lhes garantir um futuro. Um país onde há tantas vagas em aberto na construção civil, carpintaria, corte e costura, jardinagem e tantas outras, onde ficam pregando que todos têm de ter direitos iguais? Direitos iguais é trabalhar em uma profissão digna e receber um salário justo por ser profissional.
Roberlei Padilha
FGTS
Li que empresários vão ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra multa adicional de 10% no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Será que eles já esqueceram de que Dias Toffloli, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Teori Zavascki, Luís Roberto Barroso e Celso de Mello continuam ministros? São seis votos e a corte só tem 11 no total. Senhores empresários, não esqueçam de que seis é um número maior que cinco.
Humberto de Luna Freire Filho, médico
Marina Silva
Mais que ninguém, a ex-senadora (ex-PT, ex-PV, quase ex-outro partido qualquer com o qual andou flertando, ex-Rede) certamente sabe que, numa democracia, também ela e seus correligionários estão sujeitos à lei que aprovaram. Com toda a certeza ela não se filiou ao PSB apenas pelos belos olhos do Eduardo Campos. Logo surgirão as primeiras rusgas na aliança e a sustentabilidade política irá para o brejo (Gazeta, 9/10).
Orlando Pilati
Falta de conhecimento
Considerando que as maiores chagas que o Brasil carrega na sua realidade estão no Congresso Nacional, doentes terminais, sem cura, passíveis de dizimar a expectativa de vida dos brasileiros ditos saudáveis, quem dirá dos desvalidos, encarcerados pelo mal que acomete uma sociedade sem oportunidade de trabalho, educação, cultura, habitação, segurança pública e saúde. A droga do país é perceber que os seus dirigentes, além de despreparados, se revelam incapazes de formar políticas públicas eficazes.
Edson dos Reis
Bibliotecas comunitárias 1
Ainda existem pessoas com boas intenções e com hábitos de levar a leitura de bolso para quem gosta, assim podemos dizer, fora do mundo da internet. A leitura, além de informar, promove o conhecimento e fortalece a cultura que atualmente anda esquecida em nosso país.
Luciano Atamanzuck
Bibliotecas comunitárias 2
O Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, citado na reportagem sobre bibliotecas comunitárias, também tem um projeto de leitura: é o Corrente da Leitura. Seu acervo é composto exclusivamente por livros literários (para público de todas as idades) e visa a despertar o interesse pela leitura entre seus funcionários, professores e alunos.
Fabiana da Cunha Medeiros, professora
Constituição
Passados 25 anos da promulgação da Constituição Federal brasileira, é estarrecedor e ao mesmo tempo frustrante que um dos mais bonitos parágrafos, o que diz que "todos são iguais perante a lei", é muito pouco seguido ao pé da letra. Neste país também impera a lei do poder político e financeiro. Criminosos de colarinho branco continuam a sair impunes. E nossa lei magna, em muitas circunstâncias, é violada pelos próprios congressistas e parlamentares que fazem de seus mandatos verdadeiros balcões de negociatas, atos de corrupção e abuso de poder.
Célio Borba
Árvores
Óbvio que árvores de grande porte dentro de cidades não têm como dar certo. Há anos venho alertando sobre esse tipo de árvores nas quadras iniciais da Rua Engenheiros Rebouças, no Jardim Botânico. Já tivemos grandes prejuízos com quedas de galhos e árvores inteiras por aqui. Pedi à Secretaria do Meio Ambiente o corte e a substituição por árvores de pequeno porte, e recebi uma resposta típica de burocratas que não estão nem aí. Tenho uma proposta: para cada árvore de grande porte retirada, que se plantem dez iguais nos parques da cidade, sob supervisão dos radicais. O que não podemos mais aceitar são os riscos que corremos por causa de um mau planejamento lá na década de 70.
Sidney José Pigato
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.