Será muito bom atualizar nosso Código Penal (Gazeta, 26/3). Mas o que eu gostaria mesmo de ver são modificações para garantir uma reprimenda rigorosa aos abusos e à corrupção feita por políticos. Por que não acabar com o foro privilegiado e fazer com que políticos possam ser condenados por roubo, corrupção e desvio de dinheiro?
Onadir Rui Scholz
Código Penal 2
Reduzir a pena máxima do crime de furto para dois anos equivale a remeter para o Juizado Especial o autor desse delito. Que tal amanhã vermos um marginal que furtou um veículo ter de pagar uma "cesta básica" ou um pequeno valor em dinheiro a título de indenização? Para mim, isso é desproporcionalidade, sem falar nos usuários de drogas que passarão a cometer muito mais furtos para sustentar o vício devido ao fim da pena detentiva. Uma péssima reforma na lei!
José Carlos Cruz, advogado
Política paranaense
O Paraná parece não ter um governo no sentido amplo da palavra. Os deputados estaduais brigam entre si sobre quem vai assumir uma vaga no Tribunal de Contas; os senadores brigam entre si e não fazem nada em prol do nosso estado, muito pelo contrário. Em outros estados, a rixa é deixada de lado quando o bem é maior. Basta ver a verba federal recebida por Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E os ministros paranaenses? Melhor nem falar.
José Krupa
Aborto 1
Entre dez das manifestações contra o aborto, noto que oito são escritas por homens. O dia em que um homem for estuprado e obrigado a carregar dentro do seu ventre um feto gerado por um ato tão brutal e insensível ou for obrigado a carregar dentro do seu ventre um feto sabendo que terá pouca chance de sobrevida, aí sim "ele" terá o direito de opinar. Até então, cabe somente à mulher e ao seu médico tomar a decisão certa.
Miriam Machado
Aborto 2
Parabenizo os editores da Gazeta do Povo pela defesa corajosa da vida humana, especialmente a mais indefesa, contra o Conselho Federal de Medicina. Sabemos de onde veio a doutrinação desses doutores: há décadas as fundações internacionais financiam congressos, pesquisas e projetos, visando incutir uma mentalidade abortista na área medica de toda a América Latina.
Lyège Carvalho
Mediocridade
Considero o editorial "Estímulo à mediocridade" (Gazeta, 24/3) um grande equívoco. Acho que a Gazeta do Povo deveria rever melhor seus textos quanto às regras gramaticais antes de falar mal das gracinhas juvenis de estudantes. Além disso, o programa Ciência sem Fronteiras está permitindo que jovens participem de intercâmbio que fará a diferença no futuro. Para um editorial, esperava um posicionamento mais isento.
Alexandre Campos Gomes de Souza
Mar territorial
O Paraná está de parabéns pela vitória conseguida no Congresso com a inclusão do pleito sobre a revisão dos limites geográficos do mar territorial. Essa afirmação da presença federativa paranaense, obtida através da atuação do senador Sérgio Souza, teve suporte na bandeira levantada pelo Movimento Pró-Paraná, com apoio do governo estadual, OAB, UFPR e outras entidades, além da cobertura da Gazeta do Povo e demais veículos do GRPCom atentos sempre à causa paranista.
Rafael de Lala
Transporte coletivo
O governador do Paraná diz não ser sua obrigação continuar subsidiando o transporte coletivo de Curitiba. De outro lado, os deputados fazem propaganda da economia de R$ 200 milhões com o corte de 14º e 15º salários. Esse dinheiro bem que poderia ser transferido para o transporte coletivo, subsidiando a tarifa e beneficiando quem realmente precisa.
Dalmir México Martins
BR-277
Não entendo o que fazem as placas de publicidade do governo estadual na duplicação da BR-277. No trecho de Campo Largo, as placas informam que aquela é uma obra do estado. Ora, ou o governo está investindo em obras da iniciativa privada pois aquele trecho é de responsabilidade da CCR Rodonorte ou está mentindo e iludindo quem passa por ali.
Mário Mayer
Assistência social
Li com atenção a matéria "A luta contra as feridas da pele e da alma" (Gazeta, 18/3) e fiquei chocada com a história do menino com pênfigo e a crueldade dos órgãos de assistência à saúde. O Conselho Tutelar e os órgãos de assistência social deveriam ter começado imediatamente a tecer uma rede de apoio e suporte para a familía. Espero que ainda haja tempo para ajudar a família, sob pena de as crianças terem seu quadro agravado e os adultos continuarem a carregar a responsabilidade sozinhos, sem saber o que é esperança de uma vida digna para todos.
Rosa Elisa Villanueva, Florianópolis SC
Receita de redação
Capacidade de leitura, redação de resumos, resposta a questões itens lembrados por Cristovão Tezza (Gazeta, 26/3) e, no ensino fundamental, redações coletivas, ditado, cópia de trechos ricos em pontuação, leituras em voz alta, correção de erros crassos: quanto disso é ensinado e treinado nos cursos de Pedagogia e de Letras?
Elmar Joenck
Memória esportiva
No texto de Adriana Brum "Memória esportiva" (Gazeta, 26/3), a autora cita a palavra "saudosismo" em duas oportunidades, dando a entender que aquele sentimento é algo constrangedor de ser admitido. Não é. O saudosismo saudável existe naqueles que só têm coisas boas a recordar, o que é privilégio de poucos.
Roberto Justo Dias
Automobilismo
Muito interessante a análise de Leonardo Mendes Jr. sobre o automobilismo nacional (Gazeta, 24/3). Faço apenas uma ressalva à afirmação de que Nicolas Costa foi o único piloto brasileiro campeão no exterior em 2012. Independentemente de ser uma categoria de base ou não, o fato é que os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin conquistaram o título da FIA World Cup for Cross Country Rally na categoria T2 e lideram o mesmo campeonato neste ano na categoria T1.
Wagner Gonzalez, São Paulo SP
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.