• Carregando...

Mídias Sociais

Táxis

"A Urbs sempre pensando no futuro! Daqui a pouco vai obrigar os usuários a pedir táxi por telex, telegrama ou pombo-correio."

Clecyo de Sousa, via Facebook, sobre o editorial "Táxis e aplicativos" (Gazeta, 19/1).

Aposentadoria

"Neste país, o pobre trabalha uma vida inteira e, quando pensa que irá aproveitar os anos que restam, tem de voltar a trabalhar até os últimos dias de sua vida."

Iran Dias da Silva, via Facebook, sobre o impacto do déficit da Previdência no valor das aposentadorias.

Rolezinho

"Bem que essa molecada desocupada podia promover o rolezinho do despiche, da limpeza da cidade, da doação de sangue, do voluntariado..."

Ney Silva, via Facebook, sobre a onda dos rolezinhos em shoppings.

Vila Capanema

"E não seria melhor construir um novo terminal de ônibus metropolitanos com estacionamentos subterrâneos e desafogar o Centro?"

Aurélio Ukracheski Cassimiro, via Facebook, sobre o projeto que prevê o fim da Vila Capanema para construção de prédio administrativo da prefeitura de Curitiba.

Carros elétricos

"Se até as bicicletas elétricas estão na mira daqueles que vendem motores a combustão, o que dirá os carros elétricos."

Leo Motta, via Facebook, sobre as dificuldades para a indústria de veículos elétricos no Brasil.

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

O lixo não pode ser visto como um problema e sim como uma oportunidade de termos uma sociedade mais consciente. Separação é a receita. Moro em condomínio e vejo diversas desculpas para não segregar o que é reciclável do orgânico, e, como o coletor do reciclável recusa o lixo misturado, o orgânico leva de tudo. É uma pena ainda termos este tipo de atitude. O povo não se importa com o que acontece do seu portão para fora.

Dario Evangelista

Empréstimos

A celeuma gerada em torno da não liberação de empréstimos nacionais e internacionais ao Paraná pode parecer uma guerra política em véspera de eleição. Porém, a verdade é que a administração pública não cumpre com suas responsabilidades financeiras. No fundo, Requião pode até ter razões políticas para priorizar a fiscalização das contas do governo e pedir o bloqueio dos repasses, mas que o "choque de gestão" e o "novo jeito de governar" até agora não aconteceram ninguém pode negar.

Marcelo Rebinski, historiador

"Vaquinha"

Creio que, mesmo atingido o valor necessário para pagar a multa imposta ao Genoino, o PT deveria continuar com a campanha de arrecadação, mas agora angariando fundos para pagar o apoio do Congresso. Assim, ao menos não seria utilizada verba pública.

Luiz Guilherme Carvalho Guimarães

Ministérios

A programada troca nos ministérios (Gazeta, 19/1) deve ter finalidade eleitoral; afinal, a eleição para presidente e o lucro dos partidos e políticos são só o que lhes interessa. A presidente, visando o tempo de horário eleitoral, fará tudo para contentar os partidos. Pode-se dizer que é um novo tipo de mensalão.

Mario A. Dente, São Paulo – SP

Máquina pública

Impecável e irretorquível o artigo de Belmiro Valverde Jobim Castor "Ilha da Paralisia" (Gazeta, 19/1). Posso acrescentar que falta outra coisa para incentivar a eficiência mínima dos serviços públicos: a obediência ao artigo único do projeto de Constituição de Capistrano de Abreu, que reza: "Todo brasileiro é obrigado a ter vergonha na cara, revogando-se as disposições em contrário". A atual falta de caráter, presente na maioria do serviço público, aliada à mediocridade dos tais funcionários comissionados é que levou à atual penúria administrativa, financeira e moral do Brasil.

Geert J. Prange, engenheiro naval

Cartórios

A respeito da absurda soma extorquida da população para a produção de carimbadas e assinaturas, penso que "infelizes" são os canadenses, franceses e outras dezenas de nações que não dispõem dessa maravilhosa instituição chamada cartório, que produz documentos valiosos, sem os quais sua palavra e assinatura nada valem.

Marciano Juliano Rubel

Paulo Briguet

Faço minhas as afirmativas de Paulo Briguet em sua coluna "Gostaria de dizer" (Gazeta, 20/1). Se todos os cidadãos, pais ou não, delas fizessem baliza, sem dúvida construiríamos uma sociedade mais digna e justa e resgataríamos o verdadeiro sentido da liberdade.

Ivani Omura

Hospitais

Não entendo mais nada. Enquanto o melhor hospital do estado, o Hospital de Clínicas, suspende atendimento por falta de pessoal, enquanto o SUS ignora os apelos para liberar verba para a contratação de mais leitos de UTI, o governo federal anuncia milhões para construção de um novo hospital (Gazeta, 19/1). Não seria mais simples aproveitar a ociosidade do Hospital de Clínicas e liberar dinheiro para ampliar as vagas em UTIs?

Evaldo J. Magalhães

Violência

Sobre a manchete "Violência cai, medo cresce" (Gazeta, 19/1), ela deveria ser "Assassinatos diminuem, mas violência em geral aumenta". Esse conceito de que se um crime não resultar em morte está tudo bem é uma tese de esquerda, a mesma, aliás, que considera que o aborto não é tecnicamente uma morte.

Alvaro Antunes

MST

Muitos se regozijam por terem sido fundadores do MST, que completou 30 anos ontem (Gazeta, 20/1). No início, os sem-terra eram pessoas altamente preparadas com a finalidade de impor a violência em todos os lugares em que se amontoavam. Não eram esses coitadinhos que hoje beiram os 70 anos de idade, mas fanáticos e baderneiros.

Edison Bindi, São José dos Pinhais – PR

IPVA

Correta a observação do leitor Wilson Alves (Gazeta, 20/1). Se o boleto do seguro DPVAT não está sendo enviado via Correios para o contribuinte, e o proprietário de veículo deve acessá-lo pela internet, por que está sendo cobrado o valor de R$ 4,15 por bilhete?

Joacir Benedito dos Santos

Sanepar

Há seis meses a Sanepar está com o péssimo costume de emitir fatura "ausente", sendo que existem várias pessoas dentro de minha propriedade. Isso é um desrespeito para com o consumidor. Quero que se faça a correta leitura do consumo da água!

Rodrigo Thomasi Rauchbach

Rolezinho 1

O governo critica os shoppings por barrarem os rolezinhos, mas quando o rolezinho crescer, virar um rolezão e quiser entrar nos órgãos do governo, darão razão aos proprietários que defendem seus patrimônios; afinal, rolezinho no shopping dos outros é refresco.

Manoel José Rodrigues, assistente administrativo, Alvorada do Sul – PR

Rolezinho 2

O rolezinho não passa de mais um movimento marginal criado para promover a baderna organizada. Os shoppings, como empresas privadas, têm todo o direito de colocar policiamento e seguranças para proteger seus clientes e seu patrimônio.

Luciano Coletta

Rolezinho 3

Sendo o rolezinho um evento e o shopping um espaço privado, é justo que os proprietários do espaço possam cobrar pelo seu uso. Se, além de não pagarem pelo uso do espaço, ainda fazem arruaça, está claro que os seus mantenedores devem e podem restringir a realização do evento. O rolezinho poderia ser realizado no shopping se fosse previamente arranjado com a direção do estabelecimento.

Eduardo Gregório Olienick Filho

IPTU

Gostaria de saber qual foi o critério que a prefeitura de Curitiba utilizou para reajustar o IPTU da minha residência em 33%. Eles estão utilizando uma estratégia de aumentar o valor venal para aumentar o IPTU na surdina. Eu não tive esse aumento na minha receita; portanto, não estou de acordo com essa atitude da PMC.

Valdemar Baldin

Aeroportos

A Anac e o governo em geral, principalmente o federal, continuam brincando com os aeroportos brasileiros, que há tempos deveriam ter instrumentos para permitir pousos e decolagens em casos de neblina (Gazeta, 18/1). E será pior ainda no inverno, quando os problemas atmosféricos são mais frequentes.

Dionisio Francisco Grabowski

Turismo

Fui de trem com minha família a Morretes na semana passada, e a estação ferroviária estava extremamente desorganizada; as pessoas perdidas, sem informação; não havia lugares adequados para a espera da partida. O que se viu, em resumo, foi uma demonstração clara de quanto o turismo é pouco valorizado em nosso país.

Julio Cezar Ferri Turbay

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]