• Carregando...

As compras fracas de Natal (Gazeta, 22/12) são o reflexo da situação econômica para a qual o país foi conduzido na última década por um desgoverno irresponsável. O cinismo e a incompetência foram responsáveis pela desconstrução da mínima infraestrutura em que vínhamos nos equilibrando. Só os ingênuos e os locupletadores não querem ver. Infelizmente, ainda não será o fim dessa triste história.

Antonio Küster Filho

Comércio 2

Esse show de hipocrisia que ocorre nesta época do ano me embrulha o estômago. É cafonice presentear gente que nos outros 364 dias do ano mal lembra de que você existe. Prefiro investir meu dinheiro e fazer uma viagem ou comprar alguma coisa para mim mesma.

Alcione Braga

Natal 1

Passam-se os anos, e em todo dezembro se repetem as celebrações do nascimento de Jesus Cristo. Contudo, ultimamente parece estarmos olvidando da figura principal. As pessoas precisam deixar de se preocupar com as compras e os presentes para reverenciar o nascimento de Jesus, para acompanhar os anjos no maior "Glória a Deus nas alturas". Afinal de contas, a festa é toda do menino sagrado.

Benedicto Bueno

Natal 2

Debaixo de pacotes de brinquedos, joias e papel amassado está uma manjedoura onde repousa aquele que nos mostra que a fraternidade, o amor e o desapego material são a alavanca para uma vida de esperança e paz. É esse filho da Virgem Maria e São José que resgata a importância da família nos dias de hoje.

Thadeu Castello Branco e Silva

Governo estadual

Feliz Natal e ótimo ano novo ao governador Beto Richa e aos nossos deputados. Infelizmente, o povo que os elegeu não terá a mesma e total felicidade que eles. O tarifaço tirou todas as nossas esperanças. O dinheiro suado que guardamos para as festas vai ter de ser usado para pagar os aumentos de impostos e taxas que colocaram nas nossas costas.

Luís Sérgio Bonetto Grochovski

Oposição

É de arrepiar que nestes tempos de lulopetismo a oposição seja taxada de golpista, como deu a entender o presidente do TSE, Dias Toffoli, quando, após entregar o diploma a Dilma, acusou a oposição de impedir a posse. É assim que um magistrado deve atuar? Com fatos dessa natureza, como confiar que estamos em pleno regime democrático?

Eliana França Leme, São Paulo – SP

Cuba

Cuba se isolou do mundo porque rompeu direitos humanos básicos e rompe até hoje. Fuzilou crianças no paredón por conspiração. Mas esse é o plano deles em escala mundial: tratar o povo como gado a ser abatido. Não entendo por que tanta festa pela aproximação com um país que representa a vergonha das Américas.

Robson Ricardo Ribas Goreski

Segurança

Lamentável acontecerem episódios como esse em que PMs foram presos acusados de achaques e chacinas (Gazeta, 20/12), pois acabam maculando toda a corporação. Há de se compreender que isso é resultado de certa frouxidão na gestão da segurança pública. Já tivemos três titulares na pasta de Segurança e três comandantes-gerais na PM nesta gestão. Tal descontinuidade na administração fatalmente cria um descompasso, com resultados desastrosos.

Harry Carlos Herbert

Justiça

Após ingressar no curso de Direito, comecei a observar que no Brasil sempre se encontra uma questão "técnica" ou uma lacuna jurídica para as decisões favorecerem cidadãos de avantajado poder econômico. Agora, por exemplo, a Justiça anulou um júri popular que havia condenado um ruralista pela morte de um sem-terra (Gazeta, 19/12). Não tenho conhecimentos suficientes para poder fazer qualquer juízo de valor sobre esses ditos movimentos sociais; agora, que a Justiça parece ter uma opção de classe, fica cada vez mais claro para mim.

George Massaranduba

Ensino ideologizado

Sobre o artigo "A escola que não pensa" (Gazeta, 20/12), posso até concordar que a "direita", como a chama o autor, exagere nos seus atos e iniciativas. Porém, temos de concordar que é uma reação natural aos abusos da "esquerda", que insiste em impor sua ideologia torta e anacrônica em todas as áreas – especialmente no ensino.

Rômulo Viel

Sustentabilidade

Um projeto de engenharia só é sustentável (Gazeta, 20/12) quando todos os processos, desde a origem do material de insumo até a aplicação final e destinação dos resíduos, não trazem nenhum dano à natureza. A partir da hora em que se concebe um projeto de engenharia já se está causando danos à natureza. A intervenção humana, em qualquer espaço territorial, compromete todo o sistema de equilíbrio natural.

Wilson Paulo Bettega

Litoral

Quando será que termina o contrato de concessão da empresa que explora a balsa em Guaratuba? Quando terminar, o correto seria fazer uma nova concessão, ou uma parceria público-privada, mas de forma que a empresa construísse uma ponte, necessidade antiga para toda a população do Litoral e para quem passa as férias lá.

Flávio Augusto Vieira

Correios

Quem está dependendo do serviço dos Correios poderá ficar sem presente neste Natal! Trabalho com comércio eletrônico e neste mês mais de 90% das encomendas enviadas estão sofrendo grandes atrasos. É de se esperar que, com a Black Friday e as vendas de Natal, o trabalho dos Correios aumente consideravelmente e possam ocorrer alguns atrasos, mas esse ano está fora do normal. Tem Sedex que deveria ser entregue em um dia, mas está levando mais de dez. Encomendas de baixa prioridade, como PAC ou envios internacionais, estão levando quase um mês para chegar. Seria esse o resultado de mais uma estatal brasileira com problemas de gestão?

João Paulo Lemos

Centro

Corretíssimo o comentário do leitor Ricardo Camargo de Figueiredo (Gazeta, 21/12) sobre o descaso com o Centro de Curitiba. Presenciei há dias senhoras temerosas de entrar num determinado estabelecimento comercial pelo fato de um usuário de drogas estar deitado em frente da porta da loja. Vários proprietários, queixosos de que o movimento andava fraco, chamaram a FAS, que não veio.

Beatriz Leme G. Nascimento

Micro-ônibus

O cartão-transporte só veio facilitar, pois nem precisamos mais nos preocupar em ter dinheiro trocado para adentrar no ônibus. E ainda você pode comprar um número de passagens de acordo com sua necessidade. Sinceramente, não dá para entender qual é a dificuldade de algumas pessoas, que deixaram de usar os micro-ônibus (Gazeta, 22/12) por causa da obrigatoriedade do cartão.

Márcio Anacleto

Coreia

A Coreia do Norte está pressionando os EUA para ajudar a investigar os ataques à Sony. Ora, poderiam começar investigando os crimes contra a humanidade cometidos por ambos os lados, tanto pela ditadura norte-coreana quanto pelos americanos que se acham os guardiões da democracia.

Adilson Mattos

Desenvolvimento

Não se fala nas necessidades vitais da infraestrutura do país para o seu pleno desenvolvimento nem nas necessidades do povo em matéria de segurança, escola, saúde e mobilidade em transportes básicos. Assim vamos descendo a ladeira do desperdício e da indigência perante os outros povos. Não somos tão pobres assim. Os números do nosso crescimento econômico colocam o Brasil na 6ª condição dos países mais bem-sucedidos do mundo. Portanto, falta aos nossos dirigentes eleitos competência para gerir as nossas riquezas visando o bem-estar de todos e varrer para bem longe a pouca vergonha da corrupção crescente que se alastra em todos os quadrantes.

José Batista Pinheiro, Fortaleza – CE

Lava Jato

Ao decidir indiciar os políticos citados na delação premiada de Paulo Costa, o procurador Janot está colocando muitos políticos em estado de insônia neste fim de ano. Por enquanto, 28 pessoas foram citadas e a lista deve aumentar. Como descreveu o ministro Marco Aurélio, os céus de Brasília estão repletos de nuvens escuras para 2015 e com certeza vão desabar sobre o Congresso.

Geraldo Buss

Petrobras 1

Cheira mal a proposta de Dilma de "firmar um grande pacto nacional contra a corrupção". Minha leitura é de que ela pede que se passe uma borracha no que foi feito e que daqui para a frente nada vai acontecer. Não vai. A turma ficou mal acostumada. Então só um corretivo forte e a descoberta do capo é que minimizará a corrupção daqui para a frente. No fundo, ela quer uma anistia para os corruptos. Tudo deve ser apurado, doa a quem doer.

Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro – RJ

Petrobras 2

Nesta semana de Natal o povo brasileiro não pode esquecer o que está acontecendo no país. O que Venina disse em seu depoimento e em entrevistas sobre os desmandos na Petrobras não pode ser levado na brincadeira. O assunto é sério, porque a sociedade brasileira não pode ficar à mercê desses ladrões que, para se safar, dizem que é tudo mentira. Este Natal poderia ser melhor para o povo brasileiro se não houvesse a roubalheira que existe neste país.

Tadeu da Silva Raimundo

Agradecimento

A Gazeta do Povo agradece os votos de feliz Natal e próspero ano novo de Fernando Roggia dos Santos, Movimento Reage Paraná, Eliane Pedrosa, Edgar Gobbi, José Augusto Bilek, Ceará Máquinas, Ione Zago, Ricardo Viveiros e Associados e Prime Comunicação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]