Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
coluna do leitor

Comissão da Verdade 1

Com o início das atividades da Comissão da Verdade, cujos membros foram empossados (Gazeta, 16/5), torna-se nítido que o propósito do governo não é esclarecer as atrocidades ocorridas no período abrangido pelas investigações. O interesse é revelar apenas as ações dos militares, deixando de lado os fatos geradores dessas ações.

Hélio Azevedo de Castro

Comissão da Verdade 2

A lei que criou a Comissão da Verdade prescreve de modo literal a investigação de graves violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, sem restringir às infrações praticadas por agentes públicos. Porém, a legislação penal brasileira nessa área é incipiente. Não há instrumento legal que defina tais violações exercidas pelo Estado.

Gil Cordeiro Dias Ferreira, oficial de marinha e administrador.

Bandeira estilizada

Referente à matéria "Deputados aprovam alteração do símbolo oficial do estado" (Gazeta, 15/5) gostaria de assinalar que quando o governo anterior usou o Cruzeiro do Sul para simbolizar a gestão do Roberto Requião ninguém se manifestou.

Silvia Ogrodovski

Copa do Mundo

Ao abrir os cofres para as obras da Copa, o governo gastará nada menos que R$ 64 bilhões. É muito dinheiro para um mês de competição em que cidades-sede receberão apenas dois ou três jogos. O valor poderia ser investido em creches, qualificação de professores, saúde, estradas e portos, dentre outros setores prioritários.

Mauro Tintin Biazi, Guarapuava - PR

Preço dos hotéis

O governo deve sim interfirir no preço praticado pelos hotéis. Pois a cada grande encontro organizado, os hotéis aproveitam para aumentar as diárias. Não é à toa que o Rio de Janeiro é um dos locais mais caros do mundo para se hospedar. No caso da Rio + 20, é abusivo o preço e o Estado deve mesmo interferir.

Roney Corsi

Vaias à presidente

Antes de vaiar a presidente, os prefeitos deveriam fazer exame de consciência e vir a público explicar o não-cumprimento de suas metas.

Rosel Antônio Beraldo

Barcos de ministério

A construtora Delta foi vendida e não se fala mais nos desvios e trambiques. O caso das lanchas acaba de ser arquivado pela Comissão de Ética da presidência. Não há punições, nem devolução do dinheiro público.

Mário A. Dente

Brasil Carinhoso 1

A presidente Dilma Rousseff mascara a realidade. Um exemplo é a questão das creches, que só existem em suas promessas.

Adriano A. de Souza, Pinhais

Brasil Carinhoso 2

Somos nós que pagamos a conta dos programas sociais implantados pelo governo. O reflexo é o aumento na cobrança de impostos.

Mauro Pedro Ribeiro de Castro

Lixo eletrônico

É importante a coleta do material por algum órgão municipal responsável pelo meio ambiente. Falta muito ainda para que a população incorpore a cultura da separação em seu cotidiano.

Paulo Emmanuel do Nascimento Junior

Aborto de anencéfalo

Mesmo após o STF validar a interrupção da gravidez de anencéfalos, deve-se tomar cuidado para não "popularizar" esse tipo de decisão. Afinal, não é qualquer problema embrionário que justificaria o aborto. Os avanços na Medicina têm solucionado patologias antes incuráveis e a legislação deve acompanhar essa evolução.

Felipe Nakatani

Aeroportos

Acidentes poderiam ser evitados se a Infraero preservasse o entorno dos aeroportos. Os terrenos da empresa ao redor do Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, estão abandonados e servem de depósito de lixo, atraindo vários tipos de aves. Mas a companhia não demonstra preocupação com a segurança dos voos e com o meio ambiente.

Rui Libretti

Porto

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina apresenta sérios problemas de infraestrutura e corrupção. Que o descaso sirva de alerta aos paranaenses em época de eleições.

Cleyson Costa Landucci

Incidente em bar

Acho difícil uma queda provocar a amputação de uma perna. Para mim, houve erro tanto por parte do menino que fugiu, porque não tinha dinheiro para pagar toda a conta, quanto do segurança, que deveria deter o cliente que saiu sem pagar e acionar a polícia, jamais persegui-lo.

Hélio Takefumi Mori, engenheiro civil

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.