Gostaria de elogiar os juristas participantes da 21.ª Conferência Nacional de Advogados, realizada nesta semana em Curitiba, pelo posicionamento contrário à penhora do salário dos trabalhadores para pagamento de dívidas bancárias. Imaginem se tal medida for aprovada no novo Código Civil os bancos definitivamente trabalharão com empréstimos e crédito sem nenhum risco e com total garantia de rentabilidade. Nas últimas décadas, os bancos se transformaram em um balcão de negócios que financia sem critério qualquer bem, não levando em consideração a renda e capacidade de endividamento do consumidor.João Guilherme Cicarelli
Conferência da OAB 2
A liberdade no Estado democrático deve ser um valor e um bem inexorável para toda a sociedade. A liberdade de imprensa é um bem fundamental para o desenvolvimento da sociedade. O papel da imprensa na democracia favorece a transparência e ao mesmo tempo a fiscalização sobre os poderes constituídos no Estado. Trata-se de um valor que não se deve abrir mão diante do controle da sociedade sobre os poderes do Estado.
José Luciano Ferreira de Almeida
Novas leis
De nada adiantam novas leis para melhorar a democracia brasileira. Se as velhas não são obedecidas, para que novas?
Elias Ubirajara Kasecker Junior
Derosso 1
Indignação. É o que senti ao ler a notícia do pedido de arquivamento da Comissão de Ética contra as denúncias que pesam contra João Cláudio Derosso. Somente os alienados e desavisados é que acreditavam que essa comissão decidiria em favor do povo curitibano, da ética e da transparência. Se estivessem ao lado do povo, e não do partido ao qual pertencem e do presidente da Câmara, não se expunham tanto, como fizeram para defender o indefensável. Ainda bem que teremos eleições no ano que vem.
Marly Batista de Oliveira
Derosso 2
Hoje sou obrigado a concordar com a vereadora Renata Bueno, que mesmo de forma descabida chamou os seus iguais da Câmara Municipal de "gentalha". Não é que ela tinha razão? Proponho uma campanha: Renovação 100% da Câmara de Curitiba.
Ricardo Vicki
Derosso 3
Como homem público, Derosso deve satisfação à sociedade e aos eleitores. Se não queria ser exposto, não deveria se envolver em política e cometer atos suspeitos ou irregulares, que comprometessem a sua idoneidade.
Luiz C. Segantini
Alvaro Dias
O senador Alvaro Dias é fraco. Vendo a participação dele no Senado vejo que ele só sabe criticar. Não luta pelo Paraná. Por isso acho que ele pode ser candidato por outro estado, pois precisamos de verdadeiros paranaenses,que trabalhem em prol do estado.
Adir Castanha de Souza
Produtividade do TJ
Nada vai mudar no Tribunal de Justiça para a população mais pobre, que mais precisa da Justiça. Já para eles há sim mudanças. Mandaram um pacotão pedindo auxilio-alimentação, auxílio-médico e o governador que nem pense em vetar.
Mauro Pedro Ribeiro de Castro
Dívida de motoristas
É um absurdo que motoristas irresponsáveis continuem cometendo diversas infrações no trânsito por anos seguidos e permaneçam impunes. Realmente, não é tarefa fácil localizar um veículo específico numa frota como a de Curitiba. Mas por que não criar uma lei que autorize a divulgação da placa do veículo quando os débitos atingem seu valor de revenda, ou um valor mínimo? Creio que dessa forma a população poderá ajudar a identificar a localização dos veículos para serem retirados de circulação.
Hilton Hokama, administrador de empresa
Paz Sem Voz
Os órgãos públicos estão presentes em nossa cidade, como na nova sede da prefeitura, além da guarda municipal, mas os assaltos estão ocorrendo com muita frequência, ate mesmo em frente à prefeitura. E ninguém faz nada. Somente nesta semana foram três ataques a mulheres.
Andreia Maria da Silva, Almirante Tamandaré
Plano de fronteiras
As grandes operações desenvolvidas pela heroica Polícia Federal diminuíram. Sua família, seus vizinhos, sua cidade e todo o país foram abandonados pelo governo federal na área de segurança. Na campanha presidencial de 2010 havia promessa de investimentos nessa área, principalmente para proteger nossa longa fronteira contra a entrada de malfeitores. Mas não é o que estamos vendo.
Valdomiro Nenevê, São José dos Pinhais
Egito
A revolta popular que ocorre no Egito não causa nenhuma estranheza. É apenas continuação da primeira. A deposição de Osni Mubarak não serviu para nada, senão para enganar o povo, pois o mesmo grupo de déspotas apoiados pelo ocidente manteve-se no poder. É a lógica da política ocidental: aceitam-se governos tiranos e violentos, desde que subalternos, mas não se tolera regimes independentes, nacionalistas. Isso também ajuda a compreender a intervenção na Líbia e a ausência na Síria.
Sérgio Corrêa, Guaratuba
Atendimento de saúde
Sou moradora no bairro Sítio Cercado e utilizei várias vezes o atendimento médico na unidade de saúde. É muito demorado mesmo e por isso não me surpreende que algumas pessoas percam o controle e partam para a agressão. A unidade tem bons profissionais, mas tem enfermeiras cheias de má vontade, falam o tempo todo, reclamando entre elas. Os médicos saem das salas e demoram um tempão para retornar. E você fica ali: olhando o painel.
France Mariane Pacheco da Silva
- - - - - - -
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.