O Judiciário reflete a cultura de um país. Quem nunca ouviu a frase "vá procurar seus direitos"? A demanda é grande e os recursos são escassos. O governo, além de não fornecer recursos suficientes ao Judiciário, é sem dúvida alguma o maior e pior usuário do sistema. Por outro lado, a opinião dos advogados deveria ser vista como uma autocrítica, pois alguns deles vivem de processos longos, custosos e ineficazes.

CARREGANDO :)

Willian Yahz

Confiança na Justiça 2

Publicidade

Está difícil confiar na Justiça brasileira, precisa-se urgentemente de uma reforma no Judiciário e nas leis brasileiras, começando pelo câncer da corrupção. Agora na Justiça divina, nesta eu confio, pois ela pode tardar, mas vem.

Sergio Neri de Andrade

Confiança na Justiça 3

Não existe a menor possibilidade de se acreditar em quem não oferece o mínimo de confiança, como é o caso da Justiça brasileira. Casos escabrosos são verificados diariamente em nosso país.

Wilson Gomes

Publicidade

Benesses de Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está hospedado em instalações oficiais com toda a família e com despesas por conta do contribuinte. Enquanto isso, lá no desmoralizado Itamaraty, o grande Celso Amorim, para fechar com chave de ouro sua vergonhosa passagem pelo Ministério das Relações Exteriores, dá passaporte diplomático com validade de quatro anos para os filhos de Lula (Gazeta, 7/1). Viva o profeta Charles de Gaulle ("O Brasil não é um país sério"). Nem Nostradamus acertou tanto.

Humberto de Luna Freire Filho

Governo ético 1

Beto Richa não compromete sua promessa de um governo ético ao fazer nomeações polêmicas desde que os indicados sejam competentes e mostrem que possuem as qualificações exigidas para as funções que ocupam. Quanto a isso seria bom a Gazeta do Povo começar a perseguir depois que mostrarem serviço de qualidade duvidosa.

Publicidade

Valdir Bassai

Governo ético 2

O governador Beto Richa deve ter ouvido falar da palavra "ética", mas não sabe o que ela significa. Afirmou no seu discurso de posse que "os princípios que vão nortear a nossa gestão no governo do estado são: ética, democracia, verdade e legalidade". Poucos dias antes de assumir o governo, porém, nomeou a própria esposa e o irmão, demonstrando que os argumentos usados para combater o nepotismo praticado no governo Requião e combatido pelo próprio Beto Richa não estão valendo mais. Um dos princípios citados, a ética, já foi por água abaixo, pois estas nomeações são antiéticas e imorais. Resta saber o que mais nos espera.

Johan Scheffer

Lula e Dilma

Publicidade

Imperdível a charge do Paixão, publicada na Gazeta do Povo em 4/1, em que o ex-presidente Lula dá um susto na presidente Dilma por estar escondido no abajur e diz a ela que, se precisar, é só chamar. É para recortar, guardar e aguardar pelos próximos quatro anos se Dilma não será incomodada pelo fantasma de Lula.

Celso Freitas

Previdência

Os aposentados e pensionistas, atuais e futuros, que se preparem. Se o novo ministro da Previdência declara não conhecer nada de previdência e ainda considera o ministério um abacaxi, virão reformas pontuais que ainda não são conhecidas.

Gerson Schuster

Publicidade

Tarifa de ônibus 1

Não é correto esse aumento da tarifa de ônibus, uma vez que será repassado ao usuário o custo da licitação que foi feita.

Reginaldo Nunes, Colombo – PR

Tarifa de ônibus 2

Noutro dia fiquei mais de 20 minutos aguardando o ônibus no tubo que fica próximo ao Shopping Curitiba, e a fila no sentido Santa Cândida ia até próximo da esquina. Eram 17h30 e todos os ônibus passavam lotados. Após conseguir entrar no ônibus, em todos os tubos do caminho, a fila era enorme. Dentro do ônibus as pessoas se acotovelavam e até brigavam. Pergunto se é possível aumentar a tarifa com essa qualidade de serviço?

Publicidade

Flávio Roberto Bello de Souza

Litoral

Como esperado, mais um ano se passou e as obras de engorda da praia e revitalização da Avenida Atlântica não aconteceram. Todavia, o alargamento da ciclovia com blocos de concreto e a proibição de estacionamento quase que ao longo de toda a Av. Atlântica, entre Caiobá e Matinhos, impediram que carros ficassem estacionados com som nas alturas, normalmente com jovens bebendo e incomodando transeuntes. Está de parabéns o prefeito de Matinhos por adotar uma solução simples e eficiente que privilegia pedestres e ciclistas e não automóveis.

João A. Suckow Ribas

Polaco ou polonês 1

Publicidade

Eu e grande parte da comunidade polonesa no Brasil consideramos ofensivo o termo polaco, pela conotação dada às mulheres loiras que aportaram por aqui e que se desviaram de seus objetivos, tendo caído na prostituição. O termo polaco não se justifica em absoluto no vernáculo brasileiro, mas aplica-se sim nos países hispânicos e em Portugal – onde seu uso teve início ao perguntar-se ao imigrante sua origem, que respondia jestem polak, de onde se originou o termo por aquelas bandas.

Jorge Bembnowski

Polaco ou polonês 2

Meus avós vieram da Polônia e, loirinho, ganhei dos meus colegas de escola e dos amigos de infância o apelido de "polaco". Nunca me senti diminuído por isso. Tive o privilégio de ser recebido em três ocasiões pelo Papa João Paulo II, no Vaticano, e ele sempre se manifestou dizendo que estava feliz em se reunir com os representantes dos polacos do mundo. Ruy Barbosa, Olavo Bilac e Machado de Assis usavam o termo polaco. Começo a deduzir que esse é um termo que só deve ser usado por pessoas de alto relevo.

Anisio Oleksy, presidente do II Congresso Polônico da América Latina

Publicidade

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.