• Carregando...

Sobre a reportagem "40% dos Consegs estão inativos" (Gazeta, 10/3) creio que, infelizmente, a criação desses conselhos não trouxe o que a população procurava. Precisamos, urgentemente, de seguraça. Em muitos casos, principalmente nos locais onde existem associação de bairros, os conselhos entraram em rota de colisão com as mesmas. Outra questão é a falta de atitude das autoridades constituídas, que transferem o dever de dar segurança à sociedade. Enquanto não houver policiais fixos em todos os bairros, jamais vamos ter segurança.

Newton Luiz Colleti

Conselhos de segurança 2

Os conselhos comunitários são o elo da comunidade com as autoridades constituídas. Eles surgem em decorrência da não atuação dos líderes das comunidades. Isso é função dos detentores de cargos eletivos: vereadores e deputados deveriam representar a sociedade e apresentar as propostas de lei, além da aprovação da proposta orçamentária dos município e do estado. É no orçamento que devem estar presentes as ações que são esperadas pela coletividade. Se eles estivessem cumprindo suas obrigações não haveria necessidade desses conselhos e de outros criados para "acompanhar e apresentar sugestões de soluções" aos órgãos responsáveis pelos serviços públicos.

Vilmar Kurzlop, administrador de empresas

Redução da violência

Uma das ações que poderiam amenizar a violência em todo o Brasil é investir na segurança pública e principalmente na educação. Não podemos colocar a culpa de toda a violência nos governantes, pois se o Brasil está do jeito que está, os maiores culpados somos nós que além de não sabermos educar nossos filhos para o mundo, votamos em pessoas que não mudam a realidade do nosso país.

Samara de Oliveira

Comissão da verdade 1

Essa tal comissão da verdade é uma brincadeira sem tamanho (Gazeta, 10/3). Muitos desses perseguidos político estão indenizados com polpudas pensões pagas por nós contribuintes.

Jesus de Deus da Silva

Comissão da verdade 2

A Comissão Nacional da Verdade, tão desejada pela esquerda brasileira, é matéria vencida e superada pela Lei da Anistia. Reescrever a História é uma manifestação totalitária. Aqui no Brasil, certos setores petistas gostariam de criar um Ministério da Verdade para vigiar os cidadãos, censurar a imprensa e revisar os fatos históricos.

José Nelson Dutra Fonseca

Relação Brasil-Irã

A se confirmar essa "mudança de postura" da relação do Brasil com o Irã, será um retrocesso. Vale lembrar que, em termos de direitos humanos, o Brasil e até mesmo os Estados Unidos são objetos de sérios questionamentos pela ONU e entidades como a Human Rights Watch. O Brasil tem muito a ganhar ao estreitar os laços com o Irã e muito a perder com um atrelamento cego aos desígnios da política externa estadunidense.

Omar Nasser Filho

Frota de carros

Muitos de nós, habitantes de Curitiba, podemos nos deslocar em alguns momentos de nossa rotina de bicicleta. Sou adepto da opção desse transporte por vários motivos: atividade física, baixo custo, sustentabilidade. Vamos pensar como fazem nossos colonizadores, portugueses, espanhóis, alemães e demais europeus que hoje utilizam as bicicletas em suas grandes cidades. Vamos dar exemplo ao Brasil, vamos atrair investidores e turistas, vamos crescer. Tire o pó de sua bicicleta que está na garagem e divirta-se.

Honorio Petersen Hungria Jr., personal trainer

Tarifa de ônibus

No carnaval, o bloco político falou mais alto. A tarifa de ônibus em Curitiba sofreu aumento para R$2,50. Alegam que é a inflação, renovação de frota, diesel, pneus, aumento a cobradores e motoristas. O que conta, de fato, é a despesa a mais que o cidadão terá. Promovem licitação e o usuário é quem paga a conta.

Denis amaro de Sousa

Metrô em Curitiba

Imagino que mais alguém deve estar se perguntando o porquê de a prefeitura de Curitiba estar gastado milhões para reformar o trecho central da Avenida Marechal Floriano se já sabia que por ali, pouco tempo depois, passará a primeira linha do metrô, tornando inútil a tal reforma.

José Paulo Reis

Exposição de cigarro 1

Se já é proibida a propaganda de cigarros em rádios, televisão e revis­­­­­­tas, proibir sua exposição em locais de venda é uma medida urgente a ser tomada, pois também é uma espécie de propaganda. Geralmente o cigarro fica exposto próximo ao caixa dos estabeleci­­men­­­tos e essa exposição influência a compra tanto de adultos e crianças.

Elis Cristina Ribeiro Varella

Exposição de cigarro 2

Concordaria com a proibição da exposição de maços de cigarro nos locais de venda caso se fizesse o mesmo com bebidas alcoólicas, que trazem um mal ainda maior à sociedade.

Sérgio Waintuke

Rádio Educativa

Apesar do radicalismo de ambos os lados, achei o resultado do embate da Rádio Educativa muito produtivo. Parece que agora ficou claro que a rádio não é do governador, ou de seu presidente, e que deve modificar sua programa­ção para incluir músicas e estilos diferentes do seu habitual, mesmo que não seja do gosto pessoal do programador. Também ficou claro que o universo de ouvintes foi muito ampliado e que existem vários tipos de "formadores de opinião". O que precisamos é de uma programação que demonstre que existe pesquisa musical, que essa pesquisa é feita por quem tem a alma aberta a novidades. Adorei ouvir as novas vozes e sotaques que soaram nos últimos tempos. Gente com outras gingas, outras batidas, outros humores.

Zuleika Loureiro Giotto

Lupaluna

O The Cult já veio duas vezes a Curitiba. Essa será a terceira vez, no festival Lupaluna e, como das outras vezes, também irei. Para mim, é disparado a melhor banda de hard rock dos anos 80 e na minha lista está no top10 das melhores de hard rock.

Luiz Friedrich

Carneiro Neto

Corretíssimo o comentário de Carneiro Neto. Se o futebol brasi­­­leiro gera os melhores jogadores do mundo, em contrapar­­­­­tida somos um dos piores em organização, estrutura e principalmente, quando dependemos do envolvimento político.

Reginaldo Borowski

* * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]