O brasileiro devia parar de fazer papel de bobo. É vergonhoso ver gente crescida sorrindo depois do anúncio de que o governo "reduziu" a conta de luz (Gazeta, 30/5) . É como se alguém retirasse escondido R$ 50 do seu bolso e depois lhe devolvesse dizendo: depois você me paga. Como o voto no Brasil ainda é secreto, sugiro uma campanha com os seguintes dizeres: "Vender voto é crime! Não entregar não é". O pior castigo para o político que compra votos não é ser condenado, é deixar de recebê-los.

CARREGANDO :)

Marcelo Henrique da Silva

Cotas

Publicidade

O ditado é velho ao mesmo tempo atualíssimo: "Ensine a pescar, não dê o peixe". As cotas raciais já são distribuídas nas universidades, onde os beneficiados pelas cotas devem aprender o suficiente para competir em igualdade de condições com qualquer um. A oferta de vagas nos serviços públicos é um incentivo para não estudar. Afinal, por que estudar se há cotas garantidas?

Luiz Fanchin Jr.

Bolsa Família

Os gastos com o Bolsa Família deveriam ser investigados. Vimos através de reportagens na tevê pessoas falando em depositar o dinheiro da Bolsa Família na poupança, comprar roupas de marca, bolsas e acessórios da moda. Se a ajuda é apenas para pessoas carentes, acho que algo errado está acontecendo. Parece mais uma caixa-preta no Brasil.

Hernani Bergossi

Publicidade

País

Quero meu país de volta. Aquele país dos anos 60 e70, quando os filhos respeitavam os pais e eles por sua vez sabiam impor limites. Quero de volta aquele meu país onde respeitávamos os professores e esses nos ensinavam matérias curriculares, mas nos davam exemplos de ética, moralidade e cidadania. Quero de volta o meu país onde eu andava tranquilo, sem medo de ser assaltado, assassinado ou atropelado por motoristas bêbados. Quero o meu país de volta, aquele em que a quantidades de homens probos superava em imensa maioria os desonestos e sem caráter.

Nei Silveira de Almeida, aposentado, Belo Horizonte – BH

Política Cidadã

Como destaca a entrevista com a professora Paula Chies (Gazeta, 31/5), o cidadão tem o dever e a obrigação de se envolver e ajudar a resolver os problemas existentes em sua comunidade. É preciso saber dos seus direitos e deveres. Com as pessoas unidas e organizadas, as coisas acontecem com mais eficiência e rapidez. Somos um elo entre o poder público e a nossa comunidade.

Publicidade

João Pereira

Gastos com pessoal

Muito interessante esse governo do Paraná. Não só amplia desmesuradamente o gasto com os cargos comissionados, como também autoriza a abertura de cursos superiores sem necessidade, e agora vem dizer que as universidades são as vilãs nos gastos públicos. Ficar comparando com o Rio Grande do Sul (que tem universidades federais) mais parece birra de menino mimado.

Paulo Roberto Donadio, Maringá – PR

Santa Maria 1

Publicidade

Não sou parente de nenhum dos acusados e sei que a dor das famílias que perderam parentes na tragédia de Santa Maria é grande demais, mas as pessoas que estavam presas não tinham a intenção de matar todos aqueles jovens. Eles já estão presos dentro deles mesmos e não oferecem risco para a sociedade.

Iris Felix Monterio, Fortaleza – CE

Santa Maria 2

Estou acompanhando a manifestação dos familiares do jovens que morreram em Santa Maria protestando contra a decisão da Justiça que soltou os envolvidos no incêndio. Em Goiás, o assassino de uma menina que defendia o pai também foi solto pela Justiça. De Norte a Sul a Justiça anda na contramão da moralidade e da dignidade humana. Até quando isso vai continuar?

Joaquim Menezes

Publicidade

Apagão

Há quase dois anos venho ligando para o 156 da prefeitura de Curitiba para avisar sobre os "apagões" nas praças Carlos Gomes, Zacarias, Osório, Tiradentes, Generoso Marques, Praça do Japão, Eufrásio Correia e outras de Curitiba. E isso só acontece nas praças, não nas ruas. Será que é para facilitar o consumo de drogas?

Pedro Furtado Neto, São José dos Pinhais – PR

Lacre de placas

Seja qual for a explicação, "mal-entendido" ou "interpretação confusa" sobre a questão dos lacres na placa de veículos (Gazeta, 30/5) o fato é que havia um plano por parte das fábricas de placas para centralizar todo o processo de venda e controle dos novos lacres. Mas, graças à ação firme de alguns deputados, entidades e imprensa, essa articulação está sendo questionada, embora ainda longe de estar esclarecida.

Publicidade

Nivaldo Wengrzynovski

Médicos

São milhares os médicos formados no país todo ano, porém, é uma minoria que se dedicará ao atendimento de camadas das populações mais carentes. Os atuais médicos afirmam que não existem condições para a interiorização da medicina no país. E, realmente, não existe e não é necessária a existência de condições de média e alta complexidade nesses locais distantes. O que o interior necessita é de um atendimento médico básico com vistas à triagem dos pacientes.

Paulo Abrahão

Estrada

Publicidade

A concessionária que administra a BR-376, sentido Santa Catarina, foi interditada por uma carreta da concessionária que administra a rodovia. Simplesmente atravessaram o guincho na pista só para não engarrafar o trânsito próximo ao pedágio, porque se isso acontece eles são obrigados a abrir a cancela e não podem cobrar o pedágio. Foi revoltante.

Cassia Mari Vicentine Wischral

Maracanã

Realmente o Maracanã não tem a mínima condição de segurança (Gazeta, 31/5). Com o dinheiro que gastaram para fazer o estádio, daria para construir dois dos melhores campos da Europa. Se alguém tiver dúvida, basta fazer uma visita ao local. Essa Copa do Mundo vai acabar sendo a nossa vergonha do século.

Maurício Coelho Duarte

Publicidade

Eriados da Copa

Com os inúmeros feriados na Copa do Mundo o país vai apenas reforçar a imagem que todos já tem dele no exterior: futebol, samba e carnaval. Nada de novo.

Luciano Toledo

Mandato

Acredito que a duração ideal de um cargo do Executivo seja de seis anos sem direito a reeleição. Isso daria tempo suficiente para que o governante trabalhasse suas metas e ao mesmo tempo reduziria o número de eleições.

Publicidade

Jon Taber

Contas

Na reportagem sobre o rombo nas contas do Paraná (Gazeta, 28/5) é mencionada que uma das causas da superação dos limites nos gastos com pessoal no estado se dá por conta do "aumento das aposentadorias", ignorando (ou se esquecendo) que as aposentadorias são pagas (ou deveriam ser) pelo Fundo Previdenciário do Estado (Paranaprevidência), sustentado pela contribuição dos ativos, não pela arrecadação!

Valdecir Botêga

Fracasso

Publicidade

Infelizmente, pelo que tenho acompanhado através do noticiário em geral, minha visão de nosso país é pessimista. Não me importo se os demagogos que nos administram me coloquem na restrita e exclusiva lista dos "catastrofistas". Para mim, é uma honra. Os quadros que me são apresentados diariamente, retratando o estado da educação, da saúde, da burocracia, da taxação, da ineficiência do Estado, da insegurança, do desestímulo à produção e falta de infraestrutura, por tudo isso e mais um pouco, só chego a uma conclusão: em matéria de fracassos, nós somos um sucesso atrás do outro.

Nereu Ganter Peplow, advogado

Roubo

Se ouve muito falar que tal pessoa, amigo ou conhecido, teve o veículo roubado. No entanto, nunca se houve falar que essas mesmas pessoas tiveram recuperado o veículo roubado. Fato é um amigo meu teve a moto roubada e até o registro de ocorrência do fato foi difícil de realizar. Será que realmente toda aquela estrutura da Delegacia de Furtos e Roubos funciona em algum momento?

Gilson Luiz Baggio

Publicidade

Segurança

Mas será que a população que irá abrir novos negócios vão cumprir as normas de segurança para evitar que tragédias como a de Santa Maria se repitam? E o que acontecerá com aqueles que não cumprirem as leis? Deveriam avaliar alguns lugares e denunciar aqueles que não estiverem de acordo com essas medidas. Mas para quem denunciar?

Giovana Chuchene, Paranaguá – PR

Cães

Todo mês há reuniões de segurança com os leituristas da Copel, os relatos que se ouvem não são como os leituristas são importunados pelos latidos dos cães, mas sim de como eles foram mordidos por esses cães. Os problemas não são apenas para os leituristas da Copel e Sanepar, mas para os lixeiros, ciclistas, motociclistas e qualquer um que invada o "território" do animal.

Publicidade

Andrius Luiz Leopoldo

Gastos com pessoal

Acredito que o governo de Beto Richa iniciou-se no êxtase, passa pelo estatelamento e chegará ao pasmo geral. É de extrema preocupação a matéria da sobre a elevação com gastos de pessoal na gestão de Richa (Gazeta, 27/5). O governo literalmente perdeu as rédeas da administração pública ao extrapolar o limite máximo com a folha de pagamento. Vale ressaltar, que tal déficit no orçamento não é consequência de aumento ou reposição salarial aos servidores públicos concursados e de carreira, e sim, do apadrinhamento de "companheiros" de campanha e do remanejamento de centenas de comissionados.

Marcelo Rebinski, historiador

* * * * *

Publicidade

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.