É impressionante a forma como algumas pessoas tentam usar a mídia perto da seleção brasileira para divulgar seus protestos. A Copa do Mundo vai acontecer de qualquer maneira, os jogos acontecerão e os manifestantes não deveriam tentar tumultuar o Mundial. Se eles pretendem manifestar os seus descontentamentos, que façam isso na urna de votação. Ao restante do mundo pouco importa se estão contentes ou não.
Luciano Atamanzuck
Copa do Mundo 2
O brasileiro tem algumas paixões, entre elas o futebol, a maior delas. Diante do seu time o brasileiro pode até perder o rumo. E os politiqueiros veem nisso uma grande oportunidade de conseguir a simpatia do povo, oferecendo pouco antes da eleição o que a população mais ama: a Copa do Mundo. O principal objetivo é desviar as atenções dos problemas do país para vencer mais uma eleição pela euforia.
Paulo Roberto Prestes
Copa do Mundo 3
Cumprimento o presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon, pelo seu acutíssimo artigo (Gazeta, 24/5). Com efeito, a Copa que se avizinha é um horizonte de desafios, legados e benefícios, tripé que obteve, no texto, ponderações lúcidas fundadas na posição protagonista da ACP. A crítica construtiva constata problemas e edifica soluções, é assim mesmo que se deve proceder.
Luiz Edson Fachin, advogado e professor da UFPR
Religião
Parabéns à Gazeta pela publicação do artigo "Cabe ao juiz determinar o que é religião?" de Rudolf von Sinner (Gazeta, 27/5). Absurda a decisão de um juiz do Rio de Janeiro considerando a Umbanda e Candomblé como não sendo religião. Isso mostra que no Brasil os juízes têm poder demais, a população tem de usar a inteligência social e criar mecanismos de controle. Um juiz não pode estar acima da cultura popular.
José Luciano Ferreira de Almeida
Cotas 1
Somos um país miscigenado e, teoricamente, todos iguais perante a lei, exceto nas condições sociais. Se nossos governantes fossem corretos e inteligentes fariam as cotas para os mais necessitados financeiramente terem acesso à educação. Não é a raça que determina a capacidade e inteligência e sim o acesso à educação.
Carlos Jorge Wengrat, empresário
Cotas 2
Se é para usar políticas de cotas que elas sejam mais igualitárias, pois não são apenas os negros que são pobres. Que destinem metade das vagas em concursos para desempregados sem remuneração alguma, e nas universidades públicas para quem precisa ou que sempre estudou em escola pública, sejam brancos ou negros. Destinar cotas para negros é demagogia eleitoreira e o mais deslavado racismo.
Luiz Fernando Pereira Simões
Extradição
Não será nada fácil conseguir extraditar o mensaleiro Henrique Pizzolato e mantê-lo atrás das grades no Brasil. Pizzolato tem a seu favor a Justiça italiana que não permite extradição de seus cidadãos e que está amparado no tratado de extradição Brasil-Itália de 1989 e a questão política da falta de reciprocidade no caso do terrorista Cesare Battisti, aquele que Lula manteve no Brasil.
Marcelo Rebinski, historiador
Mensalão
Os presos condenados pelo mensalão devem ser autorizados a trabalhar fora da prisão, desde que isso valha para qualquer preso. Da mesma forma que não devem ter privilégios, não podem também ser discriminados por serem de determinado partido político ou associação religiosa ou de qualquer outro tipo. A Justiça tem de ser igual para todos.
Cayo Miguel Angel Martin Cristobal
Via Calma 1
Sobre a coluna de Celso Nascimento (Gazeta, 27/5) no mundo todo cidades espertas e urbanistas profissionais estão priorizando o fluxo do coletivo sobre o individual e dos não motorizados sobre os motorizados. Ao tentar desqualificar o projeto da Via Calma afirmando que por causa dela os congestionamentos aumentarão, o colunista ignora a referência técnica do próprio sistema trinário. As gerações que estão chegando à maturidade política e cidadã vão querer cada vez mais bicicletas no dia a dia da cidade. É uma onda irreversível.
Goura Nataraj, coordenador-geral da CicloIguaçu
Via Calma 2
Celso Nascimento classificou como "amadora" a implantação da Via Calma na Avenida Sete de Setembro, pois a medida teria aumentado os congestionamentos. Mas a ciclovia não causa congestionamento algum. Criando estrutura segura e adequada para a circulação de ciclistas incentiva-se o uso do modal pela população, podendo reverter em médio prazo a saturação das vias e os congestionamentos que observamos hoje na cidade. Amadorismo é observar uma medida de forma imediatista e simplória, sem entender a função da mesma e as mudanças que podem ser estimuladas por ela num futuro próximo.
Paulo R. Rodachinski
Tecnologia 1
Sou a favor da tecnologia. Sem ela estaríamos em atraso em todos os sentidos. Só não dá para aceitar o estresse quando necessitamos nos comunicar com uma empresa para esclarecimento ou ajuda nos serviços prestados pela mesma. Aí odiamos os atendimentos automáticos. Que saudades do atendimento pessoal!
Mirna Knauer
Tecnologia 2
Tremenda falta de respeito para com os professores e colegas usar celular na sala de aula (Gazeta, 24/5). Já acho deprimente vermos pessoas quase que 24 horas por dia teclando e teclando, só faltando fazer isso debaixo do chuveiro. É a tecnologia fazendo as pessoas de reféns. Hoje em dia não se dialoga, apenas se tecla.
Airton Kraismann
Litoral
É longa a história sobre a necessidade de melhorias no Porto de Paranaguá (Gazeta, 24/5). Agora se fale em ampliação, o que será ótimo para melhorar sua operação e competitividade. Nosso Litoral também há muito está pedindo mais atenção. O Paraná tem um dos menores litorais do país e com certeza deve ser um dos mais abandonados. Estamos há mais de 20 anos ouvindo promessas de engorda e melhoria das nossas praias. Parece que o litoral brasileiro começa no Rio Grande do Sul, é interrompido em Santa Catarina, pula o Paraná e continua de São Paulo até o Amapá.
Ariel J. Ressetti
Circo
Fico incomodado em ver que hoje não há em nenhuma cidade espaços para receber circos. Não falo de um simples terreno, mas de uma área com toda a infraestrutura necessária, com diversos pontos de energia elétrica, iluminação, pontos de água, esgoto, telefone, sinal de internet e tudo o mais necessário para a estada digna desse maravilhoso espetáculo que o circo proporciona.
Urandy Ribeiro do Val
Concurso público 1
Quando vamos acabar com essas palhaçadas no Brasil? Querem suspender ou anular o concurso do TJ, que já deveria ter sido feito no ano passado e por quê? Por causa da inscrição da filha de um desembargador (Gazeta, 24/5). Ora, basta desclassificá-la e todos os demais candidatos em condição similar.
Marcus Ehalt Lopes
Concurso público 2
Sobre a polêmica envolvendo o concurso do TJ os candidatos investiram financeiramente, se desgastaram, estudaram muito para fazer a prova, e agora não têm certeza da credibilidade do concurso. O Tribunal de Justiça tem de ser exemplo de seriedade.
Maria Aparecida Vieira Ribeiro
Acidentes
Morrer em um acidente de trânsito por estar sem cinto ou por falar no celular poderia ser classificado como suicídio, assim como andar de moto o dia inteiro poderia ser considerado acidente de trabalho. Ser atropelado tanto pode ser desde uma fatalidade até um assassinato. Esse assunto merece análise detalhada para que ações efetivas possam ser tomadas.
Herbert Richert, engenheiro mecânico
Pombas
Na Europa, as praças das maiores e melhores cidades são habitadas por milhares de pombas, que se constituem em notável enlevo, participam das atrações turísticas e rendem alguns euros. Por essas bandas, sob pretextos mil, querem matá-las. Note-se: aqui e lá, os pombos e pombas são exatamente iguais. Os que arrulham lá, o fazem cá de idêntico modo. Por que, em vez do extermínio, não mantê-las embelezando as praças? Se a Europa pode, nós também podemos.
Benedicto Bueno
Viaduto estaiado
Que o viaduto estaiado ficou bonito quase ninguém vai negar. E que ele conseguiu desafogar o trânsito naquela região da Avenida das Torres também. Mas agora todo o trânsito que vem do Cajuru está se concentrando na saída na frente da Electrolux, criando um novo problema.
Camila Sthor
CPI da Petrobras
Quem são os membros da base aliada da CPI da Petrobras? Fácil resposta. Fez bem a oposição em não participar dessa farsa. Não diria que acabaria em pizza, mas num chá da tarde com a participação da gangue instalada na Petrobras e no governo para dizer que o que fazem é o melhor para o país. O melhor é aguardar as conclusões da Polícia Federal, Ministério Público e Tribunal de Contas.
Paulo Henrique Coimbra de Oliveira RJ
* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.