• Carregando...

Se Curitiba vai ter quatro partidas na Copa do Mundo de 2014 e vai gastar alguns milhões de verba pública na reforma e na adequação da Arena, é bom nem fazer a conta de qual será o investimento por partida para que não exista chance de pensar o que de melhor poderia ser feito com esse dinheiro todo na área de saúde e de educação, por exemplo.

Márcio Falabello

Copa do Mundo 2

Porto Alegre foi quase tão humilhada nesta divisão de partidas da Copa quanto Curitiba, o que dá pra dizer que o Sul como um todo foi humilhado. O meu sentimento é de revolta! Curtiba é o quarto PIB do país, atrás de São Paulo, Rio e Brasília. Se levarmos em conta que essa última é inchada pela contabilidade pública, somos o terceiro. É certo que São Paulo e Rio pagam mais da conta da Copa do que nós, mas as demais sedes pagam menos e recebem bem mais.

Carlos Augusto Souza Aguiar

Ministério do Esporte

Em menos de um ano de governo, foram tantos os escândalos envolvendo vários ministérios e não se apurou nada. Um escândalo ameniza o anterior, que cai no esquecimento, e ninguém é punido. O dinheiro público desviado, fruto da arrecadação tributária, não retorna para o caixa da União.

José Moreira Pacheco

Exigências da Fifa

A soberania brasileira é posta à prova diante do descaso internacional quanto aos direitos aqui observados pela Lei 8.078/90, o Código de Defesa do Consumidor. Lei esta que conquista suas primeiras grandes vitórias e objetivos nessa última década. Será que nossos legisladores se renderão à pressão política internacional e nosso direito será violado de forma tão banal? Depois disso, quais serão os próximos motivos? Se isso ocorrer será uma grande derrota para a democracia brasileira.

Dieicke Rodrigo da Silva

Fiscalização do trânsito 1

Não mudei em nada meu comportamento no trânsito de Curitiba. Rodo a cidade toda diariamente e não percebi uma mudança acentuada no comportamento da maioria. Existem casos pontuais como sempre existiram. O que deve ser questionado é o porquê de a Urbs não estar atuando na orientação do trânsito. O trânsito de Curitiba está insuportável sim, mas pela falta de investimentos da prefeitura em infraestrutura de circulação.

Marcos Antônio Padilha Calonga

Fiscalização do trânsito 2

Graças à falta de sensibilidade da Justiça na tomada de certas decisões, hoje estamos vivendo o verdadeiro faroeste no trânsito de Curitiba. Há irresponsáveis com seus cavalos metálicos parados sobre as faixas, impedindo que nossas crianças atravessem a rua com segurança.

Wilson Przybylski

Metrô de Curitiba

Não acho correto pagar uma tarifa de ônibus mais cara para subsidiar uma obra faraônica para o metrô, que atenderá apenas uma pequena parcela dos usuários do transporte integrado. Se desejamos incluir um novo modal no atual sistema de transporte coletivo, esse deve ser autossustentável e não ser subsidiado penalizando os demais usuários do sistema. Enquanto na região beneficiada pelo metrô pode ocorrer uma redução nos carros nas vias públicas, nas demais regiões essa tendência será totalmente inversa, com o aumento de veículos individuais nas vias públicas.

Vanessa Saliba, administradora

Retratos Paraná

A região metropolitana de Curitiba deveria ser limitada à coroa metropolitana e a um segundo anel apenas, como já foi em 1973 com 14 municípios. Logo veremos cidades do litoral, ou mesmo do Vale do Ribeira, ou até dos Campos Gerais, querendo fazer parte.

Roberto Ghidini

Comissionados 1

Enquanto o governo concede esse aumento para os cargos em comissão, nós que fizemos concurso público estamos esperando há mais de um ano a nomeação. Já fomos aprovados nos exames médicos e até agora nada. Para nomear concursado precisa de toda essa burocracia, mas para os comissionados só precisa de uma canetada do governador.

Renato Krupa

Comissionados 2

É absurdo o reajuste concedido aos funcionários com cargos comissionados do Paraná. O concurso é a solução adequada para o ingresso na administração pública, pois por meio dele serão selecionados profissionais qualificados e competentes para ocupar os cargos.

Carolini M. Barausse

Litoral

Espero que o governador Beto Richa não esqueça do litoral do Paraná, que ele tanto citou em sua campanha. A engorda da orla até agora não aconteceu.

Marcello Malucelli, Matinhos

Taxa de amortização

Comprei imóvel na planta em 2009 para entrega em maio de 2010. Financiei pela Caixa (e já comecei a pagar) e , como a construtora ainda não entregou o imóvel pronto, estou pagando os juros do financiamento sem abater no saldo devedor. A construtora atrasa horrores e eu pago. Mas, "apenas" juros, não pelo imóvel.

Rosane G. Pampuch

Saúde da Família

Muito boa a iniciativa do Ministério da Saúde de só enviar mais recursos para o programa Saúde da Família se esse melhorar. Trabalho na Estratégia de Saúde da Família há mais de cinco anos e sei muito bem quais são os problemas que existem, principalmente o de manter os médicos vinculados ao programa.

Michel Deolindo

Cesária

Meu obstetra me deu liberdade para escolher o tipo de parto. Esperamos completar 38 semanas e fizemos ecografias para verificar a maturidade do bebê. Parto "humanizado" é lindo na teoria, mas na verdade deixam as mulheres sem recursos passando dor quando o bebê é grande e ele ainda corre grande risco de morrer ou ter sequelas. Na prática, no SUS fazem parto normal a qualquer custo e pelo plano de saúde há a opção de cesárea.

Lavinia Arend

Inquéritos

O Sindicato dos Servidores da Polícia Federal em São Paulo gostaria de esclarecer que, em 2009, os 27 sindicatos da categoria e o Distrito Federal encomendaram com a Federação Nacional dos Policiais Federais uma pesquisa sobre os inquéritos policiais que concluiu pela sua ineficácia. Essa pesquisa acabou se tornando um livro do professor Michel Misse, da UFRJ. De lá pra cá, nada mais foi discutido. Neste ano, o Sindpolf/SP tomou a iniciativa de retomar a discussão em caráter nacional, defendendo sua extinção. Os demais sindicatos também reiniciaram o debate em seus estados.

Sindpolf/SP

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]