A prefeitura de Curitiba assumiu gastos que eram de responsabilidade da Fifa (Gazeta, 21/1). Enquanto isso, prefeitura e governo estadual estão se digladiando a respeito de recursos para que o sistema de transporte da região metropolitana se mantenha em funcionamento. Mesmo com dificuldades financeiras para a solução de problemas que afetam diretamente a população, consomem, com facilidade, dinheiro público nas obras da Arena e seu entorno. O Ministério Público deveria investigar melhor toda essa engenharia financeira.
João Candido de Oliveira Neto
"Vaquinha"
Genoino recebeu doações suficientes para pagar sua multa (Gazeta, 20/1). Quanta generosidade dos doadores petistas! Agora vamos ver qual será a próxima lamúria que deverá mobilizar novamente os militantes. Petista unido jamais será punido!
Eliana França Leme, São Paulo SP
Rolezinho 1
O colunista Friedmann Wendpap colocou o dedo na ferida dos tais rolezinhos em shoppings (Gazeta, 20/1), desmistificando o assunto e oferecendo uma forma mais adequada de encarar e discutir o tema. Enfim, uma voz lúcida. A questão é singela mesmo, o que a complica são as interpretações dadas pelos "especialistas" de plantão, sempre a opinar sobre todos os assuntos, de modo geral, emitindo juízos e conceitos que possam agradar aqueles que pensam como eles.
Antônio Dilson Pereira
Rolezinho 2
Os rolezinhos são encontros de adolescentes, nada mais. Mas, quando se reúnem centenas de pessoas num lugar fechado, especialmente adolescentes, é óbvio que há tumulto. Haveria tumulto mesmo se fosse um encontro de intelectuais. E onde há tumulto é preciso que alguém coloque ordem. Para a tristeza da moçada, os "ativistas" acabaram melando o barato. O que era diversão espontânea virou tese sociológica.
Marcelo Henrique da Silva
Segurança
A Rua XV de Novembro, um dos cartões-postais de Curitiba, é o local escolhido por muitos empresários para ganhar o pão de cada dia; porém, este intuito está sendo colocado à prova todos os dias devido aos assaltos na região. Estamos apenas começando o ano e em apenas três estabelecimentos comerciais da Rua XV já foram seis assaltos. Onde está sendo gasto o dinheiro dos nossos impostos?
Caroline Veiga de Paula de Oliveira
Relativismo
Sobre o artigo de Carlos Alberto di Franco "A hora da verdade" (Gazeta, 20/1), o que a ciência e a medicina atuais apontam é que a pessoa humana não surge magicamente no momento específico da concepção, mas desenvolve-se num processo que se estende por semanas a meses. Infelizmente ou felizmente, talvez , acredito ser uma missão puramente humana criar definições do certo e do errado, avaliar prós e contras em cada situação e determinar quando se deve ou não fazer algo.
André Luís Vianna, médico psiquiatra
Saúde
Alguém já se preocupou em verificar as filas da madrugada no Hospital de Clínicas? Os pacientes, a maioria necessitando de marcação de consulta por motivo de doença grave, chegam antes da meia-noite para começar a ser atendidos a partir das 7 horas. Normalmente, só quando se chega ao balcão é que se é avisado de que não haverá marcação por falta de vagas. Não seria mais humano colocar um aviso com antecedência?
José Mário Mello, aposentado
Cartórios
Parabéns pela reportagem sobre a arrecadação dos cartórios (Gazeta, 19/1). Considero absurdo os cartórios de registro de imóveis serem privados, mesmo que os notários sejam escolhidos por concurso público. Estranho os governos estaduais e federal não terem qualquer projeto ou intenção de mudar esse quadro. Basta não abrir novos concursos públicos em caso de vacância e transferir os serviços para as prefeituras.
Edy Carlos Nogueira
Carnaval
Quando será que nossos ilustríssimos representantes vão acordar e perceber que Curitiba poderia investir num carnaval (Gazeta, 21/1) tranquilo para turistas que querem paz e descanso? Parem com esse desfile, em que só gastam dinheiro à toa! Deixem para o Rio de Janeiro e outras cidades que realmente têm tradição carnavalesca. Há muita gente que odeia o carnaval e poderia vir para Curitiba.
Daniele Regina de Campos Ferreira
Táxis
Decidiram proibir o uso de aplicativos para chamar os escassos e sumidos táxis de Curitiba (Gazeta, 19/1). Que "cabeças" estão administrando nossa cidade? Ou estamos diante de uma miopia monumental ou o lobby é mesmo muito grande. O mundo está se transformando, não tem volta. As cooperativas de táxi estão com os dias contados.
Paulo Lugli, economista
Pichação
Infelizmente, fiquei decepcionado com Curitiba. A cidade-modelo, cartão de visita do Brasil, que tanto orgulho me proporcionou, tem desocupados pelas ruas do Centro. Aquela cidade natalina linda e iluminada não existe mais. Há pichação por toda a cidade, seja no Centro ou nos bairros. A grande cidade chamada Curitiba está agora deixando a desejar como cidade-modelo.
Mario Antiqueira Rocha, São José dos Campos SP
Aquário marinho
Parabéns pelo processo e construção de um grandioso aquário no Paraná (Gazeta, 20/1). Temos agora um local para visitar e conhecer quase todas as espécies de peixes vivos de nosso estado. O preço é um pouco alto, mas pode ser ajustado.
Juarez Falavinha
Lixo
A empresa responsável pela coleta de lixo em Pontal do Paraná está jogando lixo na rua e os moradores precisam recolher o que fica. Não somos empregados da empresa que faz a coleta. Parece que os coletores deixam de propósito as latas de lixo nos portões de entrada das casas. Deveriam aplicar medidas punitivas urgentes à empresa, pois ela é paga para recolher o lixo e não para espalhá-lo.
Ivan Costa
Manguezais
Sobre a morte de peixes e crustáceos no Litoral (Gazeta, 18/1), o ecossistema predominante em Paranaguá é o manguezal, que, como se sabe, é uma área de preservação permanente, mas infelizmente os políticos nos últimos 40 anos a usaram como moeda de troca por votos, permitindo que tais áreas fossem ocupadas pela camada mais pobre da população. As ocupações irregulares estão adentrando cada vez mais os manguezais.
Antonio Carlos Ferreira
Congestionamento
Fiquei parado numa fila de 15 quilômetros por duas horas, de Itapoá até Garuva, e o congestionamento acabou exatamente no semáforo da cidade de Garuva! Essa situação precisa ser tratada por uma esfera maior, pois o município catarinense não quer colaborar.
Alex Kayser
IPTU
Gostaria de expressar o meu mais profundo repúdio ao aumento do IPTU em mais de 100% ocorrido em Barra Velha (SC). É uma vergonha, pois, além de os serviços serem de péssima qualidade, até de água fomos privados na temporada, e as obras nunca acontecerem.
Antonio Luís Moreira
Sanepar
Sobre a reclamação do leitor Rodrigo Thomasi Rauchbach (Gazeta, 21/1), há diversos motivos para o leiturista registrar ausência no momento da leitura. Poderíamos verificar com mais precisão, caso tivéssemos o endereço exato do imóvel. O leitor também pode entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 115 para registrar a reclamação e esclarecer a causa do registro de ausência na leitura.
Marcelo Motta, gerente de Comunicação da Sanepar
Presídios
A falta de trabalho para os presos é o que mais instiga a violência. O que esperar de um amontoado de homens que ficam sem fazer absolutamente nada? Somente violência e mais violência.
Maria Stephan
Contabilidade
Dizem que o bom contador é aquele que faz com que 1+1= o que seu contratante quiser. Mas isso é ser picareta. Os governos e os parlamentos estão cheios de gente assim. Sua maior virtude é angariar fundos para campanhas políticas. Safam-se a maioria das vezes porque seus "chefes", infelizmente, conseguem se reeleger, perpetuando a patifaria reinante.
Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro RJ
Câmara de Curitiba
O presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Paulo Salamuni, tem toda a razão ao comparar a atuação dos vereadores com a montagem de uma pizza (Gazeta, 19/1). Aliás, "pizza" é o que mais acontece.
Claudio Todeschini
Minha Casa, Minha Vida
Seguindo o padrão de qualidade da administração do PT, o programa Minha Casa, Minha Vida é campeão de fraudes na lista de beneficiados, de atos de corrupção, de financiamentos irregulares, de superfaturamento, de imóveis entregues em estado precário de construção. Unidades entregues por Dilma em São José do Rio Preto (SP) e dadas como prontas não tinham revestimento no piso, apresentavam rachaduras, não tinham muros entre os lotes, e as telhas estavam mal assentadas, provocando goteiras.
Mara Montezuma Assaf, São Paulo SP
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.
Deixe sua opinião