Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
coluna do leitor

Coreia do Norte

Kim Jong-Un é muito jovem e inexperiente e ainda tem muito o que aprender com os mais velhos e o próprio curso da história. Ele poderá trazer muito sofrimento para o seu próprio povo, que poderá desaparecer como nação. Mas ainda há tempo para parar com essa loucura se ele entrar no caminho da democracia e repugnar a violência que alguns antepassados lhe transmitiram.

José Wanderlei Resende, presidente do Grupo Ecumênico do Sul para a Paz

Apoio político

Na busca desesperada de garantir a reeleição, a presidente Dilma está comprando no atacado o apoio das lideranças políticas a troco de cargos no governo. Sem nenhum propósito senão o de manter o poder a qualquer custo, a presidente montou o maior balcão de negócios no Planalto e nós estamos pagando por essa verdadeira orgia.

Honorino Luiz Colla

Comissionados

O inchaço na máquina pública (Gazeta, 31/3) apenas expõe o sistema político brasileiro no que diz respeito ao "empreguismo" público e à lambança com os nossos impostos. A única solução é não reeleger mais ninguém. Mais uma vez está em nossas mãos mudar através do voto.

Pedro Savero dos Santos, Boston – Estados Unidos

Popularidade

Apesar de as recentes pesquisas indicarem alta popularidade da presidente Dilma, acredito que há certa superficialidade nas análises. Ela está monopolizando os holofotes da mídia e o seu opositor tucano ainda está tendo de enfrentar o fogo amigo. Também é preciso considerar que o quadro eleitoral de 2014 será diferente do de 2010. Mesmo com o mito do Lula imbatível, a verdade é que as urnas não cansam de desmistificar lendas. A democracia, assim como o futebol, é uma caixinha de surpresas.

Sandro Ferreira, Ponta Grossa – PR

Feriado

A chamada da matéria "Para parlamentares e juízes, o feriado já começou" (Gazeta, 28/3) é ofensiva a centenas de magistrados pelo país afora que, com certeza, aproveitaram o fechamento de fóruns para colocar serviço em dia, preparar decisões e fazer plantão. O Judiciário não para e a comparação com parlamentares é inadequada.

Luciano Coelho

Mar territorial

Acredito que a Gazeta do Povo, em seu editorial a respeito do mar territorial (Gazeta, 30/3), incorre em erro ao concordar com os critérios da MP 592. Essa medida não considera os estados que não possuem mar territorial. Mais justo e correto seria simplesmente dividir os royalties do pré-sal na proporção das áreas de cada estado, independentemente de terem orla marítima ou não.

Geert J. Prange, engenheiro naval, Paranaguá – PR

Adoção

A suspeita de processos de adoção irregulares no Paraná (Gazeta, 29/3) requer rigorosa investigação. Seria de bom alvitre que o Conselho Nacional do Ministério Público, diligente como sempre é, instaurasse similar procedimento para colaborar com a CPI; afinal de contas, num só processo sete crianças foram retiradas do seio familiar. É muito grave, temos de passar isso a limpo.

Haroldo Danton

Mandela

A situação descrita por Marleth Silva sobre Mandela (Gazeta, 30/3) é dramática, mas trouxe a imagem de um homem que viveu intensa e honestamente tudo em que acreditou, com incomum desprendimento. Ele doou-se completamente às causas que entendia justas, e não guardará para si sequer as memórias – naturalmente fonte de vaidade para qualquer ser humano. Cabe a nós cuidarmos para que a grandeza desse homem seja sempre guardada na memória da humanidade.

Andre Schmitt

Educação

Parabéns aos educadores heróis que se dispõem a sonhar por um país melhor para aqueles que educam (Gazeta, 31/3). Pergunto: o que um parlamentar – que ganha dezenas de vezes mais – faz melhor que um desses professores pelo futuro deste país?

Pedro Szeremeta

Manifesto idiota

Sobre o texto de Paulo Briguet "Manifesto idiota" (Gazeta, 1/4), tenho a impressão de que a sociedade brasileira realmente está confundindo valores. Em nome da defesa dos direitos e justiça social, empurra-nos coisas goela abaixo. E pior: o Estado, sob o pretexto de correção social, interfere perigosamente até mesmo nos costumes e conceitos morais. É preciso refletir, senão os idiotas não sairão do poder.

Edilson Miaqui

Transporte coletivo

As coisas estão na contramão. Enquanto os governantes brigam para satisfazer o seu círculo de vaidades, vive-se o caos do transporte coletivo nos horários de pico. O próprio governo manteve o IPI reduzido para defender o interesse das montadoras, mas a tarifa do transporte coletivo aumentou.

Paraskevas Papalexiou

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.