Para garantir que dado grupo social ou étnico desempenhe bom papel nas universidades, qualitativa e quantitativamente, é necessário que se deem condições a cada dia que antecede o ensino universitário. Desde o primeiro dia do jardim de infância até o último dia do ensino médio. Se o indivíduo tiver investimento em sua base, terá uma boa formação e poderá fazer bom papel na universidade. Não adianta somente jogá-lo para dentro de uma universidade e só então descobrir que ele não tem condições materiais nem ambiente familiar para prosseguir nos estudos.

CARREGANDO :)

Gilberto Nascimento

Cotas raciais 2

Publicidade

Pessoalmente, gostaria que não tivéssemos sistema de cotas, e sim mais estudo e dedicação de todos os interessados em ocupar uma carteira em uma instituição de ensino superior. Até hoje ninguém conseguiu mostrar que a cor do cérebro é diferente de acordo com a cor da pele. Agora veio a comprovação de que esse sistema não funciona na prática educacional.

Emerson Pugsley

Ensino

O direito de atuar na educação dos filhos faz parte da função de pai e mãe. A presença dos progenitores nessa tarefa difícil implica amor e carinho insubstituíveis na hora de gerar uma pessoa em todos os sentidos. Por isso, nada mais legítimo que as iniciativas privadas dos pais em educar os seus filhos conforme achem melhor, desde que tenham certos limites. O governo deveria respeitar isso e dar mais autonomia aos pais.

Luciano Franquim Maia, Antonina – PR

Publicidade

Pós-graduação

Podemos ver facilmente que as universidades brasileiras estão cada vez mais distantes da realidade brasileira. Não vemos saindo das universidades soluções para nossos problemas do dia a dia. Mestrados e doutorados muitas vezes são feitos dentro das universidades e aí ficam, sem resultados práticos. Cabe à universidade voltar a ocupar o espaço que lhe é devido.

Marcos de Luca Rothen

Orçamento

Como podem as autoridades fazer ajustes e maquiagens em suas contas, sonegar informações, enquanto o simples contribuinte tem de honrar rigorosamente as suas obrigações? A lisura e a transparência contábil só se aplicam ao cidadão? Que regras e leis são essas, que podem ser ou não observadas de acordo com os interesses de cada um? Como transmitir esses valores a nossos filhos e netos? Quem está certo, o contador que por erro justificado é penalizado, ou o governo que gasta mais do que arrecada e depois opera milagres em sua contabilidade, ficando o dito pelo não dito? Eleonora Pierson Ramos

Publicidade

Corrupção

No Brasil, ladrões de alto escalão, da iniciativa privada ou do próprio governo, quando têm a prisão preventiva decretada, dirigem-se às delegacias em jatinhos particulares; outros procuram um hotel cinco estrelas nas proximidades do local da intimação e chegam com um batalhão de advogados. Para os cidadãos resta ver o circo, lamentar, chorar e pagar a conta. No primeiro mundo, essa mesma historinha faz parte do anedotário em bares e pubs, gerando sorrisos e divertimentos.

Humberto de Luna Freire Filho, médico, São Paulo – SP

Conselhos populares

Gostaria de ver uma reportagem sobre os conselhos populares. Existem inúmeros conselhos municipais, estaduais e outros criados por lei. Mas será que funcionam? Ter esses conselhos ajuda em alguma coisa? Acompanho alguns deles e constatei que muitos não servem para nada, pois os conselheiros nem sequer comparecem às reuniões, e nem sabem quais são suas atribuições.

Publicidade

Ronaldo Tavares

Segurança 1

O fim de ano ainda não chegou, mas os bandidos já tomaram conta do Centro de nossa capital e estão trabalhando. Na frente do Palácio Avenida, onde estão montando a estrutura do show de Natal, vi uma estudante perder celular e ter o dinheiro arrancado da mochila por um ladrão que tranquilamente saiu se misturando no meio do povo. Uma cena de violência pela qual ninguém merece passar. É só perguntar a quem trabalha naquela região para enumerar uma montanha de casos similares. Paulo Ferraz

Segurança 2

Polícia na rua é coisa que não existe. Moro em frente de uma estação-tubo e não há um dia em que não haja um roubo. E o mesmo acontece em outros locais. Não temos nem mais policiais monitorando o trânsito e o resultado é estacionamento sobre calçadas, em fila dupla, manobras em locais proibidos, em espaços de idosos e deficientes, enfim, tudo pode, pois não existe punição.

Publicidade

Armindo Angerer

Tarifa de ônibus

Nós, usuários, estamos no meio dessa guerrinha de interesses entre a Urbs e as empresas de ônibus, de quem ganha mais ou perde menos. Enfrentamos alta de tarifa, menos ônibus, superlotação nos horários de pico, humilhação; e eles discutem os lucros, ameaçando uns aos outros. No fim, sobra para o povão mais uma vez. É desanimador. Ilmar Kotarski

Combustíveis

Sobre o aumento na proporção de etanol adicionado à gasolina, ocorreu um belo aumento no preço da gasolina e agora estão adicionando mais etanol a ela. Por que, então, a alta nos preços se o etanol é sabidamente mais barato? Os automóveis bicombustíveis são autorreguláveis, mas como fica a regulagem dos motores dos automóveis que só admitem a queima da gasolina? Quem vai assumir a conta pelo desgaste prematuro de todos os componentes envolvidos na queima do combustível? Se a Petrobras está com a corda no pescoço, que esfole os responsáveis por conseguir afundar uma das empresas mais rentáveis do mundo, e não a população.

Publicidade

Fred Branco

Rodovias

Como se não bastasse demorar meses e meses para concluir obras na BR-376, algumas das quais ainda continuam em andamento, basta acontecer acidente para que as pistas sejam totalmente bloqueadas. Desisti de viajar com minha família para Santa Catarina, pois todas as vezes que usamos a BR-376 era uma tortura. Que falta de respeito com o usuário. E, para variar, não temos nenhuma instância do governo que fiscalize e puna os responsáveis.

Maria Cristina Santos

Subsídios

Publicidade

É tanta coisa por fazer no sistema de transporte que não consigo entender como alguém pode enterrar R$ 150 milhões em subsídios para baixar 20 centavos da tarifa. Esses recursos seriam suficientes para reconstruir meia dúzia de terminais e fazer umas dez trincheiras em pontos críticos. Mas os governantes preferiram dar 20 centavos de desconto para as pessoas ficarem paradas no trânsito.

Leonardo Simoni

Ética

O que vemos hoje? A valorização da "Lei de Gérson" e do "jeitinho brasileiro". A maioria da sociedade esquece que, se alguém obtém alguma vantagem em qualquer área, está prejudicando diretamente outros integrantes dessa mesma sociedade. Para mudar isso, devemos começar em nossos lares, ensinando nossos filhos sobre valores e princípios éticos e morais, sobre a necessidade de observar todas as regras estabelecidas para a convivência na sociedade. As escolas devem reforçar esses valores e princípios e a mídia pode ajudar, enaltecendo e valorizando os bons exemplos e refutando e ignorando os maus.

Vilmar Kurzlop

Publicidade

Ideologia

Não creio que o problema da educação brasileira seja propriamente político, mas ideológico. A briga entre fascismo e comunismo se arraigou no Brasil para nunca mais sair. Não basta a experiência dos outros países, suas guerras, fracassos, ruínas, fome. O que interessa é a luta ideológica. Enquanto isso, algumas comunidades que compreendem o valor da verdadeira educação se movimentam para consegui-la. Dizem não ao que não se coaduna com a educação e perseguem valores morais e éticos fortes.

Savio Ferreira de Souza

Lava Jato 1

É necessário que a população brasileira, independentemente de sua inclinação partidária, dê parabéns ao trabalho do Ministério Público Federal e aos policiais federais que estão trabalhando nas investigações de desvios de verba da Petrobras. A grande esperança dos brasileiros é que não se repita – mesmo dentro das malhas da lei – o mesmo que aconteceu com os condenados do mensalão, e que o dinheiro desviado seja devolvido aos cofres públicos.

Publicidade

Geraldo Buss

Lava Jato 2

É estarrecedor tomar conhecimento de que só na Petrobras foram desviados R$ 21 bilhões. Some-se a isso os prováveis desvios em outras estatais e fica fácil imaginar a enorme quantidade de bilhões roubados. E então imediatamente ocorre a terrível constatação: a de que quem pagará por todo esse prejuízo seremos nós, exatamente essa "odienta classe média" que paga seus impostos em dia e, diga-se de passagem, um dos mais altos do mundo.

Eliana França Leme, São Paulo – SP

Lava Jato 3

Publicidade

As boas notícias estão aparecendo. Finalmente, graças ao trabalho da Polícia Federal e do juiz Moro, os corruptos e corruptores poderão ser trancafiados. O PT politizou todos os cargos das estatais para providenciar a roubalheira. Esperamos que comecem a aparecer também os nomes dos políticos corruptos para que o povo brasileiro os conheça.

Hélio Ishida

Propina

Sobre a propina em obras públicas, todos nós sabemos que tem propina, e como evitar isso: privatizando tudo o que for possível, tirando o Estado do controle e mantendo o governo em funções básicas como saúde, educação e segurança.

Jaderson Luís Stangherlin

Publicidade

Empreendedorismo

Um diploma do ensino médio bastava para os nossos pais manterem seu emprego em um passado não muito distante. Hoje, após dar o primeiro passo com o certificado universitário, começa uma chuva de cobranças na cabeça dos estudantes. "E a pós-graduação? Já se inscreveu para o novo programa de trainee? Inglês fluente, mas e o mandarim?". Enquanto o peso de um diploma for maior que o sonho de empreender, as filas nas agências de RH e as demissões em massa nunca terão fim.

Kelvyn Douglas Padilha, administrador

Fiscalização

Por ação ou omissão, a situação política brasileira chegou até aqui. Agora, na medida em que não haja impedimento legal, haveremos de exercer a cidadania na marra, fiscalizando cada passo dos políticos eleitos. Vai dar um pouco mais de trabalho, mas a causa é nobre e a recuperação é lenta.

Publicidade

Antonio Augusto Guarita Cartaxo