Participação

1.028 e-mails foram recebidos pela Gazeta do Povo na última semana.

Temas mais comentados

• Ruas sem saída: 65• Mercosul: 43• Eleições municipais: 23

CARREGANDO :)

Declarações

"Estudos especializados em mobilidade urbana sustentável vão em direção contrária a essa decisão do Ippuc, que prioriza o automóvel. É o automóvel tomando conta da vida urbana."

Luiz Cavaliere

"Nunca mais os povos paraguaio e brasileiro deverão ser inimigos por causa de decisões de alguns de seus representantes. Somos povos irmãos."

Alicia Visconte, Assunção – Paraguai

"Acabar com a miséria de uma cidade não depende apenas de um prefeito, de um governador ou de um presidente."

João Lucio Vianna Marques

Sempre houve o mesmo esquema de desvio do dinheiro público através de licitação fraudulenta e obras superfaturadas. Muda-se o governo, mas os meios de corrupção continuam. Os interesses do povo são apenas um detalhe.

Publicidade

Ester Cardoso

CPMI 2

Esta CPMI, como tantas outras, só serve para enganar a população. São comissões organizadas para atacar desafetos políticos diante da imprensa. Eles fingem que estão trabalhando. Quantos políticos investigados pelas CPMIs e CPIs já foram julgados e condenados a devolver o dinheiro que roubaram?

José de Paula

Liberação de emendas

Publicidade

A barganha entre Dilma e os parlamentares só confirma a vergonha do país em que vivemos. Queremos tanto fazer parte do primeiro mundo, porém, com atitudes como essa, vai demorar para chegarmos lá. Vivemos em um país de faz de conta. Faz de conta que estamos crescendo, faz de conta que temos democracia, faz de conta que temos independência de poderes.

Zilmo Girotto, Cascavel – PR

Gastos dos deputados

Os gastos dos parlamentares são mais que excessivos, são abusivos. Deputados ganham uma fortuna, recebem vários auxílios sem sequer terem se esforçado para isso, apenas sendo eleitos por meio de "politicagem" num país em que política é profissão e não cargo eletivo.

Danilo Lucca Neto

Publicidade

Bolsa Família

O governo continua errando ao ampliar o benefício do Bolsa Família. R$ 70 per capita para as famílias que têm filhos entre zero e 6 anos é apenas um gesto generoso, que só vai estimular as pessoas a reunirem sob mesmo teto o maior número de dependentes para engordar a renda. O que deveria acontecer é a ampliação de programas de inclusão social, com a ocupação remunerada das pessoas.

João Candido de Oliveira Neto

Mercosul

Fiquei muito surpreso diante do comportamento do Itamaraty e dos membros do governo brasileiro questionando o impeachment de Lugo, feito com a participação da Câmara e do Senado e respaldado na Constituição do Paraguai. Por que será que nosso país, de novo, está andando na contramão da história e apoiando quem está errado?

Publicidade

Sinval Martins, ator e produtor cultural

Interesses paranaenses

Merece parabéns a Gazeta do Povo pela cobertura das justas postulações do Paraná, como a definição dos limites do mar territorial (Gazeta, 2/7) e a criação do Tribunal Regional Federal no Paraná, assim como a OAB e o Movimento Pró-Paraná pela incessante luta em prol dos interesses paranistas.

Armando de Souza Couto, advogado

Lentidão no INSS

Publicidade

Sou médico e pedi contagem de tempo no INSS. Como não concordei com o resultado, entrei com pedido de revisão na mesma hora e levou um ano para que me dessem uma resposta negativa. Fiz, em fevereiro deste ano, um novo pedido de revisão. E até semana passada esse recurso ainda não tinha sido encaminhado da agência do INSS da Rua João Negrão, onde foi feito, até a Junta de Recursos do INSS de Curitiba.

Carlos Eduardo do Valle Ribeiro

Pichações

Acredito que pichação e grafitagem sejam a mesma coisa. Qual seria a diferença entre eles? A pichação também é uma arte, mesmo que seja só um rabisco. O pichador não deixa de ser um artista.

Thiago Teixeira

Publicidade

Moradores de rua 1

O texto de José Carlos Fernandes sobre moradores de rua (Gazeta, 6/7) é muito interessante porque trata de um tema que a sociedade não gosta muito de discutir. Casos de superação como o de Leonildo devem existir aos montes. O caminho para se conquistar uma vida digna existe em qualquer segmento social, desde que se tenha objetivos, honestidade, e se busque iluminação divina.

Alysson Luiz de Oliveira

Moradores de rua 2

Com a leitura da história de superação do Leonildo, percebo que a vida com dignidade é possível. Fiquei satisfeita com o texto porque não é preconceituoso nem sensacionalista, mas poético e sensível.

Publicidade

Rosilene de Fatima Pollis, Maringá – PR

Ruas sem saída

A matéria "Ruas sem saída vão virar cruzamentos" (Gazeta, 5/7) sugere mais um retrocesso em termos de urbanismo. Toda intervenção que privilegie o automóvel é danosa para a qualidade de vida urbana. Trem de superfície, calhas para ônibus, metrô, metrô de superfície e todas as formas de transporte coletivo que vascularizem o espaço urbano são as melhores soluções. Diminuir área verde, em princípio, é retrocesso e reafirmação do império do automóvel.

Orlando Pilati, Brasília – DF

Educação

Publicidade

Se o governo investisse mais em educação, um número maior de pessoas iria se profissionalizar, entrar com mais conhecimento no mercado de trabalho e nosso país iria progredir com mais rapidez. A questão é saber se o governo quer mesmo pessoas com mais conhecimento.

Maria Carolina Juliano Crestani

Nostalgia

Gostaria que a Gazeta do Povo publicasse em livro, em papel de boa qualidade, uma seleção das fotos da coluna Nostalgia, que sempre apresenta fatos e imagens interessantes e representativos da história da nossa cidade.

Domingos van Erven

Publicidade

Gripe A

O Paraná e o Brasil já tiveram muitos problemas e mortes em 2009 e 2010 por causa da gripe A. E novamente não há vacinas disponíveis em uma cidade fria e úmida como Curitiba.

Marcus Palharini

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.