• Carregando...

As creches não deveriam fechar nas férias (Gazeta, 25/8). Entendo que as educadoras também têm direito de descanso, mas acho também que falta uma logística da parte da prefeitura. Basta fazer uma escala com as educadoras e atendentes para revezamento durante as férias. Quanto ao fim de ano, seria viável que as creches fechassem apenas na semana de Natal e ano-novo. Posso dar minha opinião baseada na realidade que passei quando minha filha ficava na creche e sei o quanto é complicado para essas mães.

Neide Scheuer

Creches fechadas 2

É um absurdo as creches fecharem em períodos de férias escolares, pois as mães que realmente precisam são trabalhadoras, na maioria das vezes domésticas, e sofrem muito com isso. Como explicar para patrões que não tem ninguém para cuidar de seus filhos?

Marcia Sokoski Masur

Paz sem Voz 1

Acredito que os bairros do Capão Raso e Pinheirinho mereciam também um melhor monitoramento por parte dos agentes de segurança (Gazeta, 25/8). Nas imediações do Terminal do Pinheirinho está sendo constante a prática de furtos e roubos de veículos e de cidadãos que circulam nessa região. Temos um terminal com alto fluxo de pessoas, onde dá até medo de andar à noite. Espero que olhem com outros olhos para os nossos bairros e aumentem o efetivo de policiais nas ruas.

Everton Karasinski

Paz sem Voz 2

Com a tecnologia em alta, com a internet até mesmo nos celulares, a criação do B.O. eletrônico vai trazer muitos benefícios ao cidadão paranaense. Ao analisarmos a matéria da Gazeta (24/8) e vendo os resultados nos outros estados do Brasil do sistema já implantado, podemos perceber que esse sistema dará certo aqui também. Sem contar a ajuda que dará a polícia, descongestionando as delegacias dando assim mais tempo para o sistema operacional da polícia ser mais eficaz.

Cleverton L. M. Machado

Ideb

Novos recursos para escolas que possibilitam a melhoria na educação é sempre um prato cheio para alcançar as metas necessárias para a excelência (Gazeta, 22/8). Essa nova metodologia será útil desde de que as escolas de nível inferior sejam analisadas com mais ênfase. Incentivos como aulas práticas, palestras atrativas, podem ajudar no desempenho da avaliação.

Leticia Santos

Atlético

Sinto admiração pelo trabalho do Renato Gaúcho no CAP. O fato de ele priorizar o Campeonato Brasileiro é muito louvável, pois, se não estamos bem no nacional, por que nos expor em nível internacional? Gosto de suas decisões e de como ele impõe seu jeito de trabalhar à diretoria. Isso realmente é bem a cara do Renato Gaúcho. Parabéns pelo seu trabalho.

Maria José Kirst da Silveira

Intolerância à corrupção 1

O Brasil ainda é uma nação que carece de informações confiáveis das instituições públicas. Corrupção é a maior causa de violência, que começa com taxas altíssimas cobradas dos usuários dos serviços públicos, valores autorizados por leis viciadas na origem.

Alvaro Pereira de Souza

Intolerância à corrupção 2

Do jeito que andam as coisas na política, esses eleitores que não votam em corruptos deixarão de ter candidatos. A bagunça é tão grande, que dá para generalizar a corrupção. Quando não são desonestos, são cúmplices.

Roberto Justo Dias

Intolerância à corrupção 3

Houve um tempo em que denunciar era perigoso. A gente podia sumir inexplicavelmente. Hoje você pode falar o que bem entender, e a diferença é que ninguém escuta. Se o denunciado é da oposição, cadeia nele. Se for da base aliada ou do próprio governo, é montada uma blindagem em torno do caso. As denúncias acabam sendo "factoides". Sempre existirá uma explicação, por mais ridícula que venha a ser.

Luiz Lipiec

Supersalários

O Senado jamais deveria poder pagar salários acima do teto, porque a lei é para todos. Privilégios não devem fazer parte do Congresso.

Publio Bonin

Caso Derosso 1

Para mim o depoimento de Derosso também foi esclarecedor. Sempre tive dúvida se uma pessoa com princípios éticos conseguiria sobreviver na Câmara. Agora já sei, precisa de mandado de segurança para participar das reuniões que tratam sobre negócios íntimos.

Herbert Richert, engenheiro-mecânico

Caso Derosso 2

Derosso se nega a falar sobre os contratos com a empresa da atual esposa, pois, como se trata da esposa, vira pessoal. Mas o dinheiro não é público? O contrato não é público? Por qual razão a sessão foi secreta? Ninguém quer saber da vida pessoal dele. O que as pessoas querem saber é onde e como foram aplicados esses milhões. Como pode ele dizer que tudo foi feito na legalidade se a própria lei veda a participação de funcionários públicos em licitação?

Rafael Athayde Marcelino da Silva, professor de Filosofia

Fernando Martins

A nossa introspecção aos poucos vai mudando graças à convivência de pessoas de outros estados ou regiões que adotaram nossa cidade para viver. Mas, no texto sobre a introspecção do curitibano (Gazeta, 24/8), o colunista Fernando Martins se esqueceu de citar outro aspecto importante: no geral somos todos introspectivos não só pelo frio, mas, com certeza, nestes dias, pela falta de segurança crescente que nos leva a desconfiar dos demais, o que obviamente é lamentável.

Marcos A. Cavalcanti

Ensino de valores

O foco da escola deve ser o conhecimento: linguagem, matemática, ciências, história, etc. Valores se aprendem em casa. Os desvios que ocorrem no ambiente escolar devem ser punidos pela própria instituição.

Marcelo Santana

* * * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]