Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Crimes de trânsito 1

Ainda estamos engatinhando com relação aos crimes de trânsito. É a violência que impera, atravessar sinal vermelho, parar em cima da faixa, andar acima do limite de velocidade permitido, dirigir alcoolizado. Parece que algumas pessoas têm prazer em praticar esses delitos, não conseguem dirigir sem cometer alguma barbárie. Faltam policiais de motocicletas nas vias, multando e também prendendo estes "criminosos sobre rodas".

Antonio Carlos Costa Pinto

Crimes de trânsito 2

Fui juiz de trânsito por cinco anos. E digo que não avançamos porque a lei ainda é muito branda. Em muitos casos é difícil enquadrar o criminoso no dolo eventual. Aí ele responde só por crime culposo, cuja pena é pequena e será cumprida em liberdade. Isso gera uma enorme sensação de impunidade. A lei precisa mudar, aumentando a pena do homicídio culposo (hoje de 2 a 4 anos) para 4 a 10 anos. Se isso ocorrer, o juiz terá condições de mandar o criminoso para a cadeia quando o crime for de fato grave.

Rogerio Ribas, juiz de Direito

Revendas de carros

O que está fechando as lojas de usados não é a crise (Gazeta, 29/12). É o poder de comprar um novo.

Salete Cesconeto de Arruda

Copel

Há várias atitudes que deveriam ser premiadas com privilégios e bonificações da Copel e outras empresas, não só em questão ao pagamento em dia, mas sim também quanto ao consumo racional de energia, água e gás (Gazeta, 29/12). Sou um consumidor consciente, ensino meus filhos a usarem a energia e a água somente o necessário para evitar desperdícios. Pago minhas contas em dia e não vejo vantagem alguma quanto aos demais. Apoio a ideia da Copel de dar descontos a quem paga as contas em dia, e acho que deveria ser adotada também pela Sanepar.

Renato Azevedo, Guarapuava – PR

Estacionamento para idosos

Como determina a lei, deve-se reservar vagas de estacionamento de veículos em todos os locais de acesso público e em especial nas ruas para idosos e portadores de alguma deficiência. Aqui em Curitiba a Urbs está já há tempo cadastrando quem tem direito e interesse em adquirir essa autorização. Por isso mesmo não haveria motivos para a prefeitura determinar o adiamento das penalidades a quem utiliza esses locais indevidos. As multas iriam começar a ser impostas no dia 18 de dezembro, mas a prefeitura postergou a fiscalização para março para que outros usuários possam ainda utilizar essas vagas especiais.

Newton Luiz Colleti

Processos políticos

Apenas 1% dos processos "políticos" que tramitam na Justiça alcança resultado. Isso é uma ofensa a nós, o povo que arca com os altos salários pagos aos senhores magistrados e suas mordomias! É, simplesmente, uma vergonha e desrespeito à população! Isso é um incentivo à prática da corrupção que assola nosso país, pois os corruptos têm certeza de que sairão impunes e ilesos a qualquer prática dessa natureza, ao contrário do cidadão comum, que seria indiciado, julgado e condenado em prazos mínimos de tempo! Exigiremos e cobraremos explicações aos "caciques" do Judiciário em todos seus âmbitos!

Saad Hamdar, administrador de empresas

TCU

O TCU está errado em promover a palhaçada que vem promovendo, hoje interdita, amanhã libera, mostrando assim que está vulnerável à corrupção reinante. Detectadas irregularidades, principalmente a de superfaturamento, paralise-se a obra sim até que se averigue para onde foi o dinheiro do contribuinte e providencie-se o seu retorno aos cofres públicos. Ou isso ou o TCU não tem razão de existir. Já há corruptos suficientes, não precisamos de mais uma panelinha deles.

Rui Ventura

Hepatite C

Fantástico o depoimento de Cristopher Kennedy sobre a hepatite C (Gazeta, Viver Bem, 27/12). Eu peguei a doença depois de uma transfusão de sangue e tinha apenas 12 anos. Só Deus sabe o preconceito e a discriminação que passei quando descobri há cinco anos que tinha a doença. Parabéns por abrirem os olhos dos leitores para essa doença terrível, silenciosa mas nada inofensiva.

Jaqueline Melo Androniggi

Irã

A supressão dos direitos civis imposta pelo governo iraniano no país ficou evidente com a violenta repressão e detenções arbitrárias de simples manifestantes opositores do governo, neste domingo, em Teerã. Vamos aguardar para ver de que lado Lula vai estar nesse episódio. Do lado dos direitos civis, da livre manifestação de suas opiniões ou do lado de Ahmadinejad?

Ronaldo Gomes Ferraz

Ano eleitoral

O cenário político apenas está se desenhando. Se eu nunca votei no Requião, poderia ser desta vez. Porém, se ele for o indicado a aliar-se como vice de Dilma, então ainda não terá meu voto, pois o PMDB tem condições de lançar seu candidato à Presidência e negociar um vice entre os demais partidos (Gazeta, 28/12). Meu partido de preferência infelizmente vai sem meu voto. Sou do Paraná, nenhum outro poderia ter meu voto quando temos um candidato. Mas é só um voto, nada significa e outros podem pensar assim.

Celito Medeiros

Corrupção

Brasília é uma redoma que possui legislação própria. É o princípio da isonomia funcionando a pleno vapor, é a política do ganha-ganha. O poder exercido pelo povo alimenta os abutres com a vastidão de nossa ignorância. Aplaudimos o picadeiro, eles agradecem e dizem amém.

Ageu Felix

Paraná em segundo plano

Autonomia local e regional pela retenção de 70% dos impostos e contribuições nos municípios e 20% nos estados, descentra­­lizando o país via federalismo é a solução para que o Paraná não seja deixado de lado na distribuição do Orçamento da União. A centralização excessiva num país de dimensão continental provoca anomalias como essa, em que contribuímos muito para o Brasil, mas só recebemos migalhas como recompensa. Nossas carências são vilipendiadas pelo governo federal, o que aumenta a pobreza e a marginalidade pelo crime.

Irineu Queiroz dos Santos

Salário mínimo

A política de reajuste do salário mínimo é muito tímida, pois os que dele dependem sofrem as angústias de não poderem ter um bem-estar digno da pessoa. O propalado déficit da Previdência é um engodo; as informações oficiais (não as escamoteadas pelo governo) confirmam que sempre a Previdência é superavitária. O que há é malversação do dinheiro público.

Agostinho Baldin

Insegurança no Litoral

Os ladrões não estão de férias no Litoral. Na minha família tivemos dois assaltos à mão armada em plena luz do dia em residências diferentes. O meliante entra em sua casa armado, com a casa cheia, dá voz de assalto e leva dinheiro, joias, celulares e demais objetos de valor. Vão embora a pé. Cadê a polícia no Litoral? Em muitos anos que frequento Guaratuba, é a primeira vez que sinto tamanha insegurança. Por isso aconselho, mesmo estando em casa, portão fechado e muita atenção para não ser surpreendido.

Adriana Almeida

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.