Impressionante a notícia referente ao maior financiador do crime no Brasil, o bandido José Girotti Alemão. Muito bom o trabalho da Polícia Federal. Mas o incrível são as entranhas da notícia: ele somente foi preso após 10 anos de crime e 100 milhões mais rico. Este cidadão seria tão esperto assim? Será que este ladrão, criminoso e seqüestrador era tão poderoso e inteligente que conseguiu agir neste país por 10 anos e somente depois de 30 processos, 25 inquéritos e 15 mandados de prisão, ser preso. Fica a grande interrogação que permeia sempre as forças ocultas do nosso Brasil: o bandido é um super-homem, ou existiu alguma força oculta que o deixou "trabalhar" tranqüilo por tanto tempo. Durante esses 10 anos, quantos brasileiros foram molestados, roubados e até mortos por este bandido? Isto é assustador.

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Murilo L Ribeiro, empresárioCuritiba, PR

Caos nos céus 1

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Acredito que os últimos eventos relacionados ao controle de tráfego aéreo no país requerem uma posição mais consistente da sociedade civil. Sugiro que seja acionado o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), e seja criada uma comissão para auditar as reais condições do sistema de controle de tráfego aéreo do país. Os eventos do último domingo provaram que os problemas relacionados ao tema extrapolam a já complexa questão dos recursos humanos, e trazem à tona a questão da confiabilidade de todo sistema de supervisão e controle do espaço aéreo brasileiro. Considerando que esta questão envolve, diariamente, a vida de milhares de pessoas não podemos nos dar ao luxo de aguardarmos um próximo acidente, com vítimas, para só então partirmos para ações corretivas.

Robson Luiz Schiefler, engenheiroCuritiba, PR

Caos nos céus 2

Tendo em vista o que aconteceu com os passageiros do vôo 1956, que chegaram a invadir a pista para protestar, chega-se à conclusão que isso poderia ter sido evitado usando-se o bom senso. Em algumas companhias aéreas, os funcionários de aeroporto não têm autonomia para tentar amenizar os problemas dos passageiros. Isto ocorre porque quem determina o que pode ser oferecido aos passageiros é uma alta gerência que fica na sede da empresa, quilômetros de distância do foco dos problemas. Hoje, com a mentalidade empresarial de corte de gastos, essas gerências preferem economizar custos como hospedagens, transportes, acomodação em outras companhias e alimentação, deixando que o pessoal em terra agüente a situação. A economia é errônea, a perda de clientes é infinitamente maior do que algumas diárias de hotel. E isso provoca quebra-quebra generalizado, passageiros desamparados, funcionários com os nervos à flor da pele, tensão, descrédito do transporte aéreo no Brasil. Espero que, passada essa tormenta, as transportadoras comecem a pensar mais no conforto e bem-estar de seus clientes e na integridade física e psicológica de seu maior bem: os funcionários.

Rafael V. Kalinowski, empresárioCuritiba, PR

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Salário dos deputados 1

Não concordo. Todos os anos seus salários são reajustados em dobro ou próximo a isto. É uma vergonha para um país de 3.º mundo, onde a miséria predomina.

Charles RochesaCuritiba, PR

Salário dos deputados 2

Ao abrir o jornal de hoje (22/11), fiquei aliviado porque o aumento de 16,97% proposto aos aposentados não passou, o que significa uma grande economia para o país. Fiquei feliz pelos 5,1% concedidos. Mais para frente, li que nossos políticos já estão querendo um aumento de 91% no minguado salário de R$ 12.847,20 que ficaria em R$ 24.500,00. Acho que está na hora de as coisas começarem a mudar civilizadamente. Se continuar assim, não tenham dúvida, vai ser no tapa.

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Paulo Cesar F.Lobo, aposentadoCuritiba, PR

Salário dos deputados 3

O aumento pretendido é uma vergonha e uma afronta contra o povo brasileiro.

Ricardo HamamotoCuritiba, PR

Salário dos deputados 4

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É um absurdo, haja visto que hoje pela manhã (22/11) os jornais matinais divulgaram a notícia de que foi rejeitada a proposta de aumento aos aposentados que recebem mais de um salário mínimo por mês. Esse aumento significaria aos cofres públicos um gasto aproximado de R$ 270.000.000. Fazendo uma conta rapidamente, é possível perceber que o aumento pleiteado pelos parlamentares (sem contar o dos nossos funcionários do Poder Judiciário) causará impacto financeiro maior que o aumento aos dependentes da previdência social. É a contribuição do Poder Legislativo para a distribuição de renda e a igualdade social no nosso amado Brasil. O que nós vamos fazer a respeito?

Irla Merigo Curitiba, PR

Árvores

Dia 5/6/06 solicitei, pelo 156, serviços de poda para três árvores existentes na calçada da Rua Cel. Dulcídio, 1.585. O serviço foi protocolado com o nº 15.23136. Das ditas árvores caem muitas folhas e acabam por entupir as calhas das residências. Dia 18/11/06 aconteceu o que eu já previa: com toda a chuva que houve em Curitiba, as calhas se encheram de folhas e galhos comprometendo a vazão da água o que ocasionou o alagamento em minha casa. Eu pergunto quem vai ressarcir o meu prejuízo? A Prefeitura de Curitiba ou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente? O Poder Público existe e nós o mantemos para ter soluções e não problemas.

Erondi Elhke Mendes, economistaCuritiba, PR

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"O seguro obrigatório do licenciamento anual do meu carro, que no ano passado foi de R$ 60,97, este ano veio estipulado em R$ 81,90, ou seja, um aumento de 34%. Como o Detran-PR justifica esse aumento?"

Francisco Franco Cruz, engenheiro civilCuritiba, PR

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As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

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