É de ficar inconformado com o que está ocorrendo em relação à crise política, pois muitos são a favor da “quebra” da democracia (Gazeta, 26/7). Quem viveu em épocas passadas sabe que isso não será bom e que também não é a solução para o povo brasileiro. Vejam as alternativas em caso de impeachment do atual governo: Michel Temer, Eduardo Cunha e Renan Calheiros. Eles irão resolver os nossos problemas? Com absoluta certeza não. Nem o PSDB, que já mostrou por um bom tempo o seu modo de governar.

CARREGANDO :)
Luiz O. R. Ferrari
CARREGANDO :)

Crise institucional 2

CARREGANDO :)

Mesmo com toda a relevância da crise política ou institucional, o que interessa para o povo é a crise econômica. Perda de empregos, de renda e de segurança são sintomas reais e se refletem na baixíssima confiança da população na presidente Dilma. O grande compromisso com o Brasil seria se as instituições e os políticos oferecessem uma alternativa que restabeleça a confiabilidade no governo, seja o atual ou outro.

Domingos Ribeiro

Avós

“Avós são tudo de bom. Algumas das melhores recordações que tenho da minha infância foram ao lado deles e dos meus tios-avós (Gazeta, 26/7). Hoje, espero que os meus netos também pensem assim.”

Maria Flora Olivé Malhadas Pinto, via Facebook, na matéria “A importância dos avós para os netos”.

Centro de Curitiba

“A decadência do Centro de Curitiba e de seus prédios históricos é uma lástima. A cidade vai esquecendo seus ancestrais e o povo não aprende a respeitar a própria história.”

Carmem Kuback, via Facebook.

Santo Antônio da Platina

“Adriana Lemes de Oliveira é uma ótima representante para Santo Antônio da Platina (Gazeta, 26/7). Palmas para ela. São poucas as pessoas que têm coragem de falar pela frente como ela.”

Vanilde Schley, via Facebook, na matéria “Empresária desafia parlamentar e vira ‘heroína’ do Norte Pioneiro”.
Publicidade

Serviço x poder 1

O artigo “Do serviço de “governar” , de dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, é capaz de nós fazer parar e refletir (Gazeta, 26/7). Ele diz que governar é o ofício de gerir, de administrar e de coordenar as decisões relacionadas ao bem-comum. O arcebispo destaca que se refere muito mais ao serviço do que ao poder. Como seria bom se aqueles que detêm o poder pudessem ler o artigo e aplicá-lo. Aqueles que têm algum tipo de poder deveriam parar, pensar e agir como sábios: que eles invistam na educação, a chave do sucesso para o progresso.

José Augusto Bilek, professor

Serviço x poder 2

Excelente o artigo “Do serviço de governar”. Seria conveniente que todos aqueles que governam o lessem e praticassem.

Everson Mesquita

“Escola para políticos”

Alguma instituição de ensino de ponta deveria criar um curso para formação de políticos e prepará-los para a atividade parlamentar. Deveriam constar matérias como economia brasileira, planos de governo com seus sucessos e fracassos, conjuntura e estatísticas nacionais e internacionais, micro e macroeconomia, direito constitucional e administrativo, técnica legislativa, lei de responsabilidade fiscal, orçamentos públicos e licitações, direito eleitoral, direito municipal, sistema financeiro e câmbio, ética e cidadania, lavagem de dinheiro e crimes do colarinho branco, direito eleitoral e marketing político, licitações, parcerias público privadas e convênios administrativos. Além de ministrar conteúdos aprofundados e de qualidade, a instituição deveria aplicar provas justas e rigorosas como requisito para a diplomação.

Carlos Zanchi, advogado

Venezuela

Que moral tem o nosso Congresso para discutir a situação venezuelana? Aprovaram uma emenda à Constituição para manter o financiamento de campanha por empresas e depois querem opinar sobre a autonomia de outros países? A Venezuela sofre sob um sistema ditatorial, mas esses congressistas brasileiros deveriam mostrar serviço aqui no Brasil.

Edvaldo Vasconcelos

Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo.

www.facebook.com/gazetadopovo

twitter.com/gazetadopovo

google.com/+gazetadopovo

Publicidade

Copa Sul-Minas

Os clubes de futebol se organizam para tentar ressuscitar a Copa Sul-Minas, que teve poucas edições e um certo sucesso – embora nenhum time paranaense tenha conquistado o título. Mas as agremiações falam em depender da organização da CBF e das federações locais, o que será a perda da oportunidade de alcançar algo realmente novo e atraente. Uma liga de futebol regional – com clubes à frente – poderia trazer alguma novidade. Os times são os artífices do jogo, pois investem, correm os riscos do negócio e deveriam ter o comando das ações – do começo ao fim.

Guilherme Kloss Neto

Dia do Pediatra

As ciências médicas sabiamente dedicaram um departamento todo especial para acolitar os papais no desenvolvimento de suas crianças. Surgiu então a pediatria. Médicos que colocam todo o seu conhecimento e toda a sua dedicação vocacional em prol do bem-estar dessa gente miúda que engatinha, troca passinhos incertos, e, aos poucos, se firma e caminha para o futuro. Deus, os pais e a pediatria estão presentes a cada fase dessas milagrosas proezas. O passado 27 de julho assinalou a data comemorativa do Dia do Pediatra. Nossas homenagens e agradecimentos a esses profissionais.

Benedicto Bueno