Todas as pessoas inteligentes sabem que o regime cubano de governo, travestido de comunismo, é uma ditadura imposta pela família Castro. A maioria da população cubana é pobre e sem perspectiva. Se o governo abrisse as fronteiras, a ilha inteira iria para os Estados Unidos. Somente alguns pseudocomunistas brasileiros é que teimam em não enxergar e mantêm apoio ao governo cubano.
Angelo José Kuginharski
Malvinas
Se há alguma verdade sobre a denúncia do governo argentino de que existe armamento nuclear nas Malvinas (Gazeta, 25/2), a Argentina terá de receber apoio de todos os países próximos das ilhas. Basta de prepotência do velho mundo empobrecido.
Milton Corcovado
Economia
Não posso concordar com a afirmação de que o Brasil não pode crescer mais que 2% ao ano. Ao dizer isso, primeiro está aceitando-se que o modelo está errado (e está); e, segundo, que é impossível mudar esse modelo. Eu digo que o Brasil tem potencial para crescer de maneira sustentada acima de 7% ao ano desde que os investimentos voltem a 25% do PIB e os impostos caiam dos atuais 36% para algo como 25%, como é na média dos países do mundo.
Judas Tadeu Grassi Mendes, diretor-presidente da Estação Business School
Segurança
Ao andarmos pelo Centro de Curitiba nos deparamos com pessoas de todos os tipos e estamos sujeitos a passar por qualquer situação, pois não há um policiamento reforçado por câmeras de vigilância, o que poderia aumentar a sensação de segurança. Como a nossa cidade vai estar quando recebermos a Copa do Mundo desse jeito? Talvez seja a hora de prestar mais atenção em segurança pública na capital. De nada adiantará construir belíssimos estádios se fora deles a insegurança continuar a ser fonte de preocupação.
Thais Cristina Zorzi
Hospital Evangélico
O hospital Evangélico de Curitiba foi há 50 anos a minha morada. Lá, uma plêiade de jovens como eu aprendeu muito de medicina, além de princípios éticos, religiosos e morais que nos nortearam em toda a vida profissional como médicos. Hoje, ao ver o seu nome justa ou injustamente envolvido em um escabroso escândalo midiático, fico perplexo, triste e inconsolável. Espero que se apure rigorosamente a verdade e peço a Deus que tudo não passe de uma grande inverdade.
Eduardo Giostri, médico
Bebidas na Copa
A meu ver não faz sentido nenhum abrir uma "brecha" temporária na legislação para permitir a venda de bebidas em estádios de futebol durante a Copa em Curitiba. Se no Brasil existem normas contra a venda de álcool nos estádios, é porque aqui a rivalidade entre torcidas é muito grande e o consumo de bebidas pode deixar os torcedores ainda mais agressivos.
Bruna de Oliveira
Transporte coletivo 1
Não considero o valor de R$ 2,80 para a passagem de ônibus em Curitiba (Gazeta, 23/2) alto quando comparado ao de outras capitais. As pessoas costumam reclamar e não conseguem enxergar o motivo pelo qual a passagem vai subir; esquecem que temos muitos ônibus novos nas ruas e obras para melhorias nas canaletas. Se quisermos melhorias para o nosso sistema de transporte, é mais que justo pagar esse valor.
Magda Della Justina
Transporte coletivo 2
Acredito ser necessária uma melhora urgente no sistema de transporte de Curitiba. O sistema não acompanhou o crescimento populacional e por isso, em certos horários, o usuário fica "prensado" no interior do ônibus. A situação é desumana para quem depende dos biarticulados e ligeirinhos em especial.
Ana Paula Oliveira Azevedo
Ponte de Guaratuba 1
A ponte de Guaratuba (Gazeta, 24/2) vai mudar até mesmo a maneira de contemplar a cidade, pois ao voltar das praias do nosso Litoral poderemos lançar sobre a cidade de Guaratuba um olhar que há muito tempo nos é impossível. Independentemente do controverso custo dessa grandiosa obra, o índice de felicidade e de liberdade proporcionado será maior nos próximos anos, principalmente pelas pessoas que ampliarão seus horizontes e oportunidades.
Andressa Calixto
Ponte de Guaratuba 2
A construção da ponte entre Guaratuba e Matinhos é a oportunidade que o governo tem de dar uma acelerada no desenvolvimento de nosso Litoral, além de melhorar a mobilidade da população guaratubana e de seus visitantes, que todo ano sofrem com demoras, atrasos e interrupções do serviço de travessia. A ponte é o sonho de décadas para muita gente.
Carleno Quintino, Guaratuba PR
Passeio Público
Entre pipocas, pedalinhos e feijoadas, lembro do meu avô levando minhas primas, minha irmã e eu ao Passeio Público. Também morei bem em frente ao Passeio, na Celu, e recordo de acordar com o canto dos pássaros do parque. Em parceria com a prefeitura e a comunidade vizinha, organizávamos no dia 12 de outubro a Rua do Recreio, com muitas brincadeiras e artes para as crianças. Lembro também das feijoadas aos sábados; um bom papo e algumas cervejas faziam com que perdêssemos o futsal de sábado. Que o nosso Passeio seja sempre bem cuidado.
Valdir Balzer Costa Junior, professor de Educação Física
Música
Sobre a escolha da melhor expressão entre "música clássica" ou "música erudita" (Gazeta, 24/2), "música clássica" nos remete a um período da música localizado historicamente entre o Barroco e o Romantismo, podendo gerar confusão. Tecnicamente, quando alguém afirma gostar de música clássica está se referindo à musica de um período histórico, onde figuraram compositores como Mozart, Haydn, Clementi etc. A expressão "música erudita", assim, é mais adequada, embora possa parecer elitista.
Antônio Veiga, advogado
Gatos
Se apenas uma pessoa em cada 5 mil ou seja, 0,02% dos habitantes de Curitiba adotasse um gato abandonado que está em uma das instituições de Curitiba, o número de bichanos sem lar cairia a quase zero. E, com os diversos programas de posse responsável e auxílio à castração promovidos pelas ONGs do ramo, o número de filhotes indesejados abandonados também ficaria em quase zero.
Alvaro Antunes
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.