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Números da semana

742 correspondências foram recebidas pela Gazeta do Povo na última semana.

Temas mais comentados

Curitiba e a Copa de 2014

Direito à eutanásia

Metrô em Curitiba

Olá, sra. Gazeta

Muito bom estar cá falando com a senhora. Com esta idade, mas com a jovialidade dos 20, pensando e querendo viver intensamente como nos 40, cuidando cada vez mais da memória como aos 50, inteligentemente contando belas histórias aos 60....

Chega de falar em idade, afinal eu cá de tão longe (Portugal), uma brasileira e paranaense de alma, vendo a senhora todos os dias, esbanjando saúde e me contando coisas belas ou menos belas do dia-a-dia, é como se tivesse ouvindo meu pai, que recebe o jornal todos os dias. Enfim, sei que seu dia de "nascimento" já passou, mas, como amiga distante, esperei a senhora receber todos os cumprimentos, para depois lhe dizer de boca cheia: feliz e maravilhoso aniversário! Desejo vê-la até os meus 90 anos. Obrigada pela companhia diária na telinha do PC. Quando puder, venha aparecer em algum lugar de Lisboa. Receber a visita de uma senhora com sua estirpe por aqui seria uma honra. Abraços aos seus netos todos, que cuidam direitinho da senhora diariamente para que tenha uma bela imagem diante de seus amigos.

Raquel S. A. Fonseca

Detran

Acho que é necessário que se estabeleça um segundo turno no horário de atendimento do Detran-PR, que hoje só atende das 8 às 14 horas. Este segundo turno poderia ser das 14 às 20 horas. Seria de imensa valia para os cidadãos. Faço questão de lembrar que são cidadãos os usuários do Detran. Seriam oportunizadas vagas a trabalhadores, o que é intenção do governo nesta crise, mas também é necessária a manutenção da qualidade dos serviços que, apesar da superlotação, é excelente. O que é impossível de acreditar é que alguma autoridade já tenha constatado as enormes filas e não tome providências.

Ali Zraik, Curitiba – PR

Reforma política

Eles querem mais poder e o povão terá de votar no parlamentar que eles querem. Está parecendo com a ditadura. Mudar de partido, só se for 180 dias antes da eleição, durante o mandato "nunca". Com relação à inelegibilidade, é piada. Pode-se até mexer com tráfico de entorpecente. E só ficar três anos no prego? É o fim do mundo! Será que eles pensam que o povo é burro?

Raul Odraleski, aposentado, Curitiba – PR

Cartão de transporte 1

Eu acho que a população não deveria pagar a passagem caso encontre algum problema com as máquinas de cartões de transportes. Quando a Urbs começar a ter prejuízos, com certeza vai melhorar o sistema.

Maurício Busato Ribeiro, Curitiba – PR

Cartão de transporte 2

Até hoje, nunca enfrentei problemas para fazer a recarga do cartão de transporte. O meu maior problema tem sido os locais de recarga. Acredito que temos poucas opções, como o posto da Urbs na Rodoferroviária ou a internet. Seria interessante se esse serviço pudesse ser estendido para as casas lotéricas.

Claudio Prevedello Bento, Curitiba – PR

Cartão de transporte 3

É inacreditável que um sistema que pretendia facilitar a vida do usuário de transporte coletivo tenha se tornado em um problema constante no dia-a-dia do cidadão. Não entendo por que a recarga não pode ser efetuada no equipamento instalado nas catracas, o que reduziria até mesmo o custo com a manutenção. É óbvio que isso acarretaria uma desculpa a menos para justificar o recente reajuste praticado em Curitiba.

Adriana Milla, Curitiba – PR

Paixão

Parabéns ao chargista Paixão, que consegue tão bem captar os fatos políticos, sociais e econômicos do momento e transformá-los em ótimos desenhos, que não precisam de palavras para serem explicados. As charges do dia 7/2 e 13/2 estão divinas. Mostram uma criatividade realmente antenada com o presente e serena com a vida. Parabéns à Gazeta do Povo por ter em seus quadros este profissional sério e competente.

Irene Grockotzki, professora, Pinhais – PR

Segurança pública

Qual é a política de segurança pública para a capital? É baseada em uma visão científica ou em interesses específicos? A Secretaria de Segurança, em parceria com a prefeitura e atendendo a um vereador, instala uma estrutura para a polícia na Rua Hugo Simas, na altura do Jardim Schaffer. Enquanto isso, a quilômetro e meio dali, assaltos ao comércio são a rotina na Cruz do Pilarzinho. Há medo até para registrar queixa. A Cruz é uma bifurcação que fornece várias rotas de fuga para bandidos em direção a Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul e Campo Largo. Uma base policial ali teria função estratégica porque daria atendimento a toda a região. Ali já existe uma unidade do Corpo de Bombeiros que, com baixo custo, poderia receber tal módulo em anexo.

José Joaquim Crachineski, Curitiba – PR

IPVA

Sempre que há na Assembleia um assunto polêmico que diz respeito aos deputados, o sr. Antonio Anibelli é um dos primeiros a gritar em defesa de seus interesses. Agora, bem a seu modo, diz que vai vender um boi para pagar o IPVA (Gazeta, 5/2). Ridículo. Infelizmente, nem todos os eleitores leem jornal e continuam a votar em políticos assim.

João Piconi, Curitiba – PR

Animais indefesos

Concordo plenamente com as colocações da leitora Tida Mansur quanto à defesa e respeito pelos animais. É alarmante o número de cães que estão abandonados nas ruas. Por que a Prefeitura de Curitiba não socorre os animais?

Janete Agiberti, Curitiba – PR

Metrô 1

A questão para a prefeitura nem pensar em metrô de superfície deve ter caráter político. É público e notório que o dinheiro investido em escavações desaparece e é mau empregado. Lembro que o ex-prefeito Cassio Tanigucchi apresentou um projeto de bondes elétricos (metrô de superfície). Traçado e planejamento já existem, basta desengavetar e executar. Nos EUA e na Europa, várias cidades inteligentes implantaram os bondes elétricos, que não dependem de grandes obras e escavações. São rápidos e econômicos e não poluentes. Já existem versões movidas a ar, os vagões flutuam sobre trilhos. Todos sabemos que Curitiba é cortada por inúmeros rios. Como bem disse um leitor: "Colocar a carroça na frente dos bois seria uma temeridade". Basta ver os números e constatar fatos: Rio e São Paulo iniciaram há anos suas linhas de metrô. Atualmente, quantos quilômetros, dos planejados, estão prontos? Os fatos mais uma vez falam por si.

Luiz Macedo, empresário, Curitiba – PR

Metrô 2

Muito oportuno questionar se o metrô ficará pronto até 2014. Será que Curitiba tem que esperar uma Copa do Mundo para melhorar o sistema viário? Promessa antiga de outros prefeitos, metrô, Linha Verde, anel central... nada disso aconteceu até o momento. Curitiba será melhor após a Copa de 2014? A nossa casa tem de estar preparada a qualquer momento para receber nossos amigos. Ou se espera um momento oportuno para se fazer essa limpeza?

Adair José Dias, por e-mail

Assembleia

Não há como negar a obscuridade na declaração de gastos da Assembleia Legislativa do Paraná. A matéria desta Gazeta (8/12) desmascara a "transparência", tão usada nos discursos, para disfarçar a amoralidade política existente entre os detentores do poder. Na condição de autoridades, satisfeitos com a "transparência" da Assembleia, eles usufruem das benesses oferecidas pelo cargo. Sem prestar contas dos gastos, usam e abusam do dinheiro público, livres de constrangimento. Esse descaso com o povo que os elegeu revela a necessidade de que a ética e a informação dos atos na função seja fundamento para quem exerce cargo público. É urgente que se tenham políticos mais sérios, comprometidos com a verdade e a realização do bem comum.

Ariane Chimanski, Curitiba – PR

"Copa do Mundo em Curitiba? Não, não e não! Sabe o que vai acontecer se tiver algum jogo em nossa cidade? Uma conta enorme para o povo paranaense pagar."

Luís R. dos Santos

"Acredito que deve haver um consenso entre médicos e familiares para tomar uma decisão referente à eutanásia, pois já houve caso de pessoas em coma profundo acordar."

Celso César Cordeiro

"Em vez do metrô, solução mais prática e eficiente será a implantação de trilhos para um bonde nas próprias canaletas, com trincheiras nos principais cruzamentos. A velocidade média do metrô é de 35 km, a mesma de um bonde elétrico."

Iran Carlos Rodrigues

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