Desde 2007, não andava de ônibus em Curitiba. Resolvi dar uma volta para sentir a cidade um pouco mais de perto. Ela continua linda, mas deixo duas observações: o transporte coletivo está muito ruim, parece que os motoristas não estão transportando pessoas, freando bruscamente; e, durante meu passeio a pé, foi muito raro visualizar um policial. Percebi de cara que transporte e segurança estão bem carentes aqui.
Élcio João Kolesky
Corte de gastos
Não está nada fácil para a equipe econômica de Temer fechar 2017 com o déficit prometido de R$ 139 bilhões. A arrecadação cresce pouco e desafios não faltam. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que com muito zelo e transparência tem se comunicado com o mercado, anunciou um contingenciamento referente às obras do PAC, o fim das desonerações de tributos sobre a folha de pagamento para diversos setores da atividade econômica e a cobrança de IOF sobre as operações de cooperativas de crédito. A economia já dá mostras de recuperação, e apenas concluímos o primeiro trimestre do ano. Não é hora para pessimismo.
Paulo Panossian
Propina
Mais inacreditável que a notícia de que políticos do PP receberam mais de R$ 2 bilhões em propina é não ver nessa extensa lista de ladrões o nome de Paulo Maluf. Ele deve ter desviado tanto dinheiro público ao longo da sua carreira política que já não precisava mais.
Ronaldo Gomes Ferraz
Lista fechada
A tal lista fechada para eleições é um saco de gatos, ou uma agremiação partidária recheada de candidatos de toda espécie. O eleitor vota no “pacote”. Alguns serão bons e outros não valerão tostão furado. Isso não pode acontecer! Há de se saber, por antecedência, nomes e currículos. Fazer com que votemos no escuro é pisotear o direito do cidadão.
Benedicto Bueno
Gilmar Mendes
A ilustração de Robson Villalba merece parabéns! É sobre Gilmar Mendes. Ele é o presidente do TSE, que não dispunha de tempo hábil para analisar todas as doações de campanha. Se Gilmar está sendo ágil e não agrada o governo, será ainda mais difícil saber que linha de julgamento ele terá. Mesmo com críticas, ele é durão e competente. Infelizmente, ele acaba em polêmicas com os próprios magistrados!
Celito Medeiros
Outro Brasil
Excelente o texto de José Pio Martins (Gazeta, 31/3). A frase “eu não quero viver em outro país, eu quero viver em outro Brasil” deveria ser um manifesto à sociedade. Que a boa vontade dos mais jovens possa trazer novas oportunidades em todas as esferas.
Gilberto Coelho M. Jr.
Deixe sua opinião