Quero parabenizar a Gazeta do Povo pela cobertura especial dos 90 anos do escritor Dalton Trevisan. Além do Caderno G todo dedicado ao aniversariante, o jornal merece todo o meu respeito pela ousadia e coragem em dedicar a primeira página da edição deste domingo (14) ao homenageado. Isso valoriza a leitura e a literatura. Sinto orgulho de ser leitor e assinante do periódico. A Gazeta investiu em um material diferente. Também deu espaço às ilustrações e ao conteúdo que alimenta a alma.
Educação
Mesmo com as inúmeras falhas no nosso sistema de educação, exemplos como o de Noemi Vergopolan Rocha – apresentado na matéria “Do início na escola pública a Princeton” - reforçam a esperança de que é possível fazer a diferença (Gazeta, 15/6). Que ela aproveite ao máximo essa chance. Serão pessoas como ela que irão mudam nosso país para melhor. Parabéns também aos pais , pois não ficaram só se lamentando diante das dificuldades, mas continuaram seguindo seus princípios e transmitindo isso aos filhos.
Benefícios
“Concordo com a OAB com relação às benesses pagas aos juízes e também quanto às pensões e aposentadorias de ex-governadores. Esses benefícios estão fora dos princípios morais (Gazeta, 13/6). Os trabalhadores assalariados não têm nenhuma das vantagens que tanto pleiteiam os magistrados. Além disso, já se trata de uma classe que possui um belo salário.”
HSBC
“O fato de o HSBC ser vendido, realmente gera preocupação (Gazeta, 14/6). Se outro banco que já atua no Brasil adquirir a unidade, o índice de desemprego será absurdo. As instituições financeiras que já operam no país possuem estrutura e não irão manter duas em paralelo, principalmente na área de TI e telecom.”
Dalton Trevisan
“Parabéns pela homenagem a Dalton Travisan (Gazeta, 14/6). As ilustrações e os textos são belíssimos. Já li todos os livros dele. Realmente é um grande escritor.”
Operação Publicano
As denúncias da Operação Publicano devem ser seriamente investigadas, pois são extremamente graves. Por tabela, nossas escolas, a merenda e a qualidade de ensino são prejudicadas. Nós, contribuintes paranaenses, pagamos duas vezes pela farra dos corruptos. A sociedade paranaense deve exigir punição aos envolvidos, a devolução do que foi desviado e a demissão dos mesmos.
Sanepar
Por que a Sanepar precisa gastar R$ 13.386,59 com a remuneração de um “consultor estratégico III”? Esse era o salário de Flávia Francischini, esposa do deputado federal e ex-secretário de Segurança Pública Fernando Francischini. Uma empresa com tantos profissionais concursados, com certeza, não precisa buscar uma consultora estratégica fora da empresa; ainda mais se for uma profissional que não é da área de saneamento.
CPMF 1
Em um tempo não muito distante, já tivemos a cobrança desse imposto. Os intelectuais da época diziam que o tributo acabaria com os problemas da saúde no país. A CPMF veio, mas os doentes continuaram sendo atendidos nos corredores dos hospitais. Agora o ministro da Saúde quer ressuscitar algo que não deu certo no passado. Certamente será apenas mais um imposto para o povo pagar.
CPMF 2
Com ou sem CPMF, acredito que a verba da saúde vai continuar com o mesmo valor. Trata-se de uma contribuição apenas para aumentar a arrecadação.
Cenário político
Excelente a posição do ex-governador João Elisio Ferraz Campos no artigo “O poder do povo” sobre as lideranças que conduzem o Brasil. Os poderes só têm olhos para si próprios. Ninguém é capaz de cortar da própria carne (Gazeta, 13/6). Ou o povo toma para si o processo das mudanças, organiza-se e pressiona verdadeiramente essas lideranças, ou nosso futuro será incerto.
Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo.
Perfil
Parabéns ao padre Reginaldo Manzotti por toda sua energia, determinação e alegria. Também parabenizo a Gazeta do Povo (14/6) pela reportagem tão bem elaborada. O perfil conseguiu mostrar questões peculiares dessa pessoa tão amável.
G Ideias
Impossível um presente melhor no fim de semana do que o texto de Jim Holt. Ele descreve o mundo belo da matemática (Gazeta ,13/6). Não trata apenas da beleza das equações, mas do mundo conceitual por trás das fórmulas. Essa leitura trouxe à memória as aulas com Newton Carneiro Afonso da Costa, que dava vida às “matemáticas” na UFPR.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime