• Carregando...

Dois pontos:

Palmada pedagógica 1

Penso que a violência contra os menores já é punida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O que educa de verdade é a família, e nesta educação também se aprende que existem punições para quem desobedece às leis estabelecidas. Punição sem violência. Aliás existem várias leis que punem agressores violentos. Vemos pelas prisões que o poder público não tem nenhuma condição de reeducar os criminosos infratores, agora ele quer ditar por lei como os pais vão educar os próprios filhos?

Celso Wzorek

Palmada pedagógica 2

Estou de acordo com a proibição das palmadas em crianças. Como educar um filho com palmadas, quando não é obediente e ao mesmo tempo ensiná-lo que não poderá bater em seus amiguinhos na escola? Para ele os pais são seus melhores amigos, devem saber como demonstrar seu descontentamento de forma menos agressiva. Às vezes o fato de se mostrarem tristes com a criança surte um grande efeito. O respeito com o ser humano deve começar na infância.

Tereza Maria Oliveira

Como sou filho de operário, após a missa de domingo, meu pai me levava para as reuniões do sindicato. Lá comecei a ouvir o discurso sobre os "novos tempos", o "amanhã melhor" que viriam por meio da organização dos trabalhadores e sua participação política. Na juventude, me empenhei contra a ditadura militar. Então surgiu o PT. Sem me filiar ao partido, entreguei-me visceralmente à militância. Afinal, era a realização do sonho do meu pai: um partido dos trabalhadores, e das utopias que ferviam em minha cabeça. Como Hobsbawn, acreditei que o PT seria o fiel da balança em nossa política. O PT assume o poder e jamais imaginei chegar à idade madura decepcionado e amargurado com essa atividade essencial. E a manchete da Gazeta de terça-feira (27/7) só confirma minha decepção: como o patrimônio dos deputados cresceu com a sua "carreira". Está mais do que claro: a maioria quer ser eleita não para trabalhar pelo povo (entidade abstrata), nem pelos trabalhadores (entidade construída histórica, econômica e socialmente). Querem mesmo é enriquecer, favorecendo o grupo a que pertencem, legislando para amealhar fortunas.

Paulo Venturelli

Ficha Limpa

Se essa a Lei da Ficha Limpa não vingar na política, é o fim do mundo. É a prova de que não existe mais justiça no Brasil.

Paulo Armando Sibut

Semáforo com tempo 1

Acho que os sinaleiros em Curitiba deveriam ter temporizador também, principalmente agora que vários semáforos possuem radar. Às vezes não dá tempo de frear quando o sinal amarela e levamos multas injustas, com o temporizador, isso seria reduzido e ainda por cima evitaria acidentes. Esses dias estava trafegando pela Linha Verde e um caminhão teve de frear bruscamente para não passar no amarelo. Outro caminhão atrás quase não conseguiu frear, o que teria causado um grave acidente.

Marcela Silva

Semáforo com tempo 2

Com certeza a implantação desses novos aparelhos é uma ótima solução para o trânsito de Curitiba. Os motoristas em geral têm um certo receio de passar por um sinal de trânsito desses com ra­­dar fotográfico. Pois sempre fica a dúvida, posso passar ou não? Se você passar eventualmente com o sinal amarelo, sempre fica em dúvida se não foi "premiado" com uma multa. Deve ser obrigató­­rio sim, em todos os semáforos com fiscalização eletrônica.

Rosalvo P. Pereira

Ciclofaixa 1

A implantação da ciclofaixa na Av. Marechal Floriano Peixoto já será um bom incentivo para o uso da bicicleta na capital. No entanto falta muita infraestrutura para que Curitiba se torne uma cidade viável ao uso diário da bicicleta.

Além da estrutura, o uso da bicicleta depende de uma questão cultural e é preciso que essa cultura seja apresentada aos curitibanos. Nesse contexto a prefeitura, por meio de campanhas educativas, tem um papel muito importante. Assim como são feitas campanhas de incentivo à leitura e de respeito às leis de trânsito, poderiam ser feitas campanhas de incentivo ao uso diário da bicicleta.

Reinaldo Cardoso de Lima Neto

Ciclofaixa 2

Esta é uma excelente campanha que todos os prefeitos, vereadores e políticos em geral deveriam tomar peito e levar a diante. Andar de bicicleta é bom para a saúde física e mental, é bom para diminuir o estresse, sem falar que não polui o meio ambiente. A prefeitura tem vários argumentos para incentivar, divulgando, fazendo passeios ciclísticos, levar mais informações à população dos benefícios que tal prática trará.

Adir Bello

Pedágio

O governo do Paraná fez o maior estardalhaço no início do ano, dizendo que os pedágios da BR-376 não iriam subir. Pois bem, foi só acabar o top da temporada e aumentaram R$ 0,10. Ou isso não representa aumento?

Patrícia Mollo

Conversa de elevador

Gostaria de complementar a bela crônica de Friedmann Wendpap (Gazeta, 26/7), porém falando mais da sociabilidade do que da alternância climática. Sinto que essas conversas de elevadores, ônibus, corredores, apesar de realmente sem assunto, são extremamente necessárias para nos conectarmos e vivermos em maior harmonia, sempre tem algo de bom e novo em alguém ao seu lado. Uma condição climática é um começo de conversa.

Jano Crema, analista de sistemas

FGTS no Japão

É um absurdo aceitarem que pessoas que trabalharam no exterior possam contar esse tempo para fins de aposen­­tadoria. Não contribuíram durante esse período porque não quiseram, poderiam pagar carnês de contribuição como autônomos. Como não contribuíram, não têm direito algum. Enquanto isso estou encontrando dificuldades para me aposentar, apesar de já ter completado os 35 anos de serviço exigidos por lei.

Bille Santana, técnico de telecomunicações

Copa em Curitiba

Que bom seria se o governo brasileiro tivesse o mesmo empenho e vontade de solucionar problemas como está tendo para receber a Copa de 2014. Precisamos de um evento deste porte para termos aeroportos melhorados, vias públicas e de transporte revitalizadas e melhoradas, entre outros. Pobres de nós que fazemos as coisas para inglês ver.

Adriana Milléo de Almeida

Estação em ruínas

É deprimente ver o destino das estações ferroviárias abandonadas. Isso é história do Paraná, da nossa gente. Tantas cidades nasceram a partir da estação ferroviária, quantos imigrantes chegaram através delas para formar a etnia da nossa gente? Povo sem cultura está destinado ao fracasso total.

Jorge Tauil

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]