Nas alegações finais do processo do tríplex, os advogados de Lula compararam a justificativa do MPF para pedir a condenação do réu com a utilizada por Hitler para viabilizar o nazismo: a “flexibilização do princípio da presunção de inocência pelo bem da sociedade”. Curioso a defesa de Lula mencionar Hitler: tanto o Führer quanto o petista tiveram trajetórias semelhantes – presos pelo regime da época, assumiram liderança do partido dos trabalhadores, chegaram ao mais alto posto do país, conseguiram relativo sucesso nos primeiros anos de governo, mas, depois, afundaram o país numa enorme crise, e sempre tiveram sua personalidade cultuada por uma legião de fanáticos. Lula não é Hitler, mas o culto à personalidade e a maneira como sua militância é usada como massa de manobra em sua defesa é muito perigoso.
Ricardo Antônio Fantini
Defesa de Lula 2
Citamos Hitler não só no processo do tríplex, como na PLS 280/2016 (lei de abuso de autoridade). Na verdade, o processo da ascensão de Hitler é muito parecido com o que há hoje em dia. A questão da “faxina étnica” foi introduzida por outros integrantes da cúpula nazista, e não por Hitler. O problema da “ditadura da toga”, que segue no rastro de Moro, nem mesmo é novidade. Foi um dos elementos da derrocada do Império Romano, segundo estudos de Montesquieu. Como diria Bismarck, quem desconhece a história está fadado a repeti-la.
Rubens Rodrigues Francisco
PT
Não existem pessoas a favor do PMDB, PSDB ou DEM. Na realidade, o que existe são as pessoas a favor da ditadura petista e as pessoas contra a ditadura petista. Simples assim. Se for necessário, eu desenho para que todos entendam.
Ricardo Santino
Estudantes pela Liberdade
O grupo Estudantes pela Liberdade, movimento estudantil de viés liberal inspirado no Students for Liberty, é mais um cavalinho de Troia dos Koch Brothers para desestabilizar governos no quintal americano. O Brasil precisa de uma direita séria, austera, republicana, tanto quanto precisa de uma esquerda séria, austera, republicana. Por enquanto, contamos apenas com a direita-arrastão (esta mesma que a Lava Jato vem desnudando). Na crise (e mesmo sem crise), os liberais são os primeiros a correr para o erário. Este é o país da socialização das perdas e das “ideias fora do lugar”. Saudades de Franklin Roosevelt e de Antônio Ermírio de Moraes.
Jaques Brand
Ajuste de Greca
Sobre a invasão da Câmara Municipal no dia de votação do ajuste fiscal de Greca, é ilusão achar que tudo se resolve na conversa. Infelizmente, graças à posição autoritária do prefeito, não sobra outra alternativa.
Luzinei Falavinha Ramos
Segurança pública
Nós fazemos tudo o que a polícia recomenda. Não reagimos, fazemos BO, denunciamos etc. O problema é que é provável que você fique mais tempo na delegacia fazendo o BO do que o bandido vai ficar na cadeia. Aí, no dia seguinte, ele te rouba novamente e ainda é capaz de se vingar por você ter procurado a polícia. Enquanto não mudarem o Código Penal, de Processo Penal e de Execução Penal, nada vai mudar.
José Silva
Governo Trump 1
Parabéns à Gazeta por esse belo texto de Filipe Martins, que nos mostra a verdade sobre os primeiros cinco meses de governo Trump: foram repletos de vitórias. Nos jornais tradicionais do Brasil só saem notícias depreciativas sobre Trump, mentiras, omissões e cinismo de alguns jornalistas. Quanto mais Trump cresce, mais vejo a imagem do ódio nesses jornalistas.
Jorge Souza
Governo Trump 2
O artigo de Filipe Martins é fake news, e foi hilário lê-lo. Trump está sendo investigado por obstrução de Justiça. Os americanos que votaram nele já se envergonham da escolha. Estamos literalmente esperando a data do início do processo de impeachment. O que o texto esquece de falar é que os próprios republicanos do Congresso estão contra esse presidente. Ele é uma verdadeira vergonha. Democratas e republicanos, todos estão contra esse excuse of a president. É isso que acontece quando escolhem uma pessoa que não tem estudo nem experiência na política. #notmypresident
Norton Oliveira
Ocidente
Muito bom o artigo de Carlos Lozada sobre a crise civilizacional do Ocidente. Mostra-nos que temos de cultivar certas tradições para que não sejamos inundados por algo que vai nos afogar no futuro.
Dyckson Arthur Sanches Harmatiuk
Rússia
Excelente o artigo de Jacir Venturi sobre o papel da Rússia no mundo ao longo dos últimos séculos. Os comentários sobre a pouca importância que se dá, no Ocidente, à enorme contribuição do Exército Vermelho na derrota dos facínoras nazistas são, de fato, pertinentes.
Jaime Marinero