Excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido e uso de celular quando se está ao volante (Gazeta, 26/5). Eis algumas das infrações nas quais incorrem parcela considerável de nossos ilustres deputados estaduais. Simplesmente assustador. Daí a pergunta que não quer calar. Quem não valoriza a própria vida na condução de seu veículo teria aptidão para legislar em nome do Estado?
Rogê da Costa Neto
Deputados infratores 2
Fico estarrecido e entristecido com os políticos que elegemos, em quem confiamos quando neles votamos. E o que recebemos em troca? Uma lei que diz "faça o que eu falo, mas não faça ou que faço". Até quando vamos suportar esse tipo de situação em que quem vai julgar está tão errado quanto quem está sendo julgado?
Elirson Mendes
Deputados infratores 3
A extensa relação de deputados estaduais paranaenses com mais de 20 pontos na carteira de motorista revela que o desrespeito às normas de trânsito não constitui conduta antiética para grande parte dos nossos parlamentares. Com tal visão, será julgado o comportamento do deputado Carli Filho, infrator contumaz do Código de Trânsito, com o recorde de 130 pontos. Diante de tal premissa, o que esperar do julgamento feito por uma Comissão de Ética em que quatro dos cinco componentes encontram-se na mesma situação do acusado? O caso é de suspeição explícita dos membros da Comissão de Ética ou alguém acredita que os deputados daquele colegiado irão incriminar a própria conduta? Por incrível que pareça, o presidente da Casa acredita.
Renan Maciel Brasil
Acidente 1
Acredito que a Assembleia Legislativa irá cassar o deputado Carli Filho, sim (Gazeta, 22/5). Pela mobilização que temos presenciado, não é justo e não é digno que ele fique impune. Agora, se não o cassarem, teremos de fazer algo nas próximas eleições de 2010 e não reeleger os mesmos parlamentares.
Leticia Maria Bosch
Acidente 2
A cassação do deputado é o mínimo diante da gravidade de seu crime. Além de perder o mandato parlamentar, ele deve ser julgado e preso pelo crime de duplo assassinato que cometeu. Os cidadãos desse país não suportam mais a impunidade e a parcialidade da Justiça. Quem sabe a mudança tão esperada por todos comece com esse crime absurdo?
Wilson Galvão
Acidente 3
Creio que o deputado Carli Filho não terá seu mandato cassado. A "pizzaria" da Assembleia irá entrar em ação. Ali um defende o outro até o fim, mesmo se provando a culpa. Formalmente não existe esse acordo, mas informalmente é assim que as coisas funcionam. Eles só fazem de conta que se importam com o povo.
Bruno Duarte Silva
Acidente 4
Foi um acidente. Porém o deputado Carli Filho, enquanto estava consciente, sabia que sua carta de motorista havia sido suspensa e mesmo assim dirigiu, e embriagado. Por esse motivo ele deve ser cassado. No mínimo deveria ser coerente com as leis de trânsito que vinha criando. Os demais deputados que vão julgá-lo não têm nem o que pensar. Devem, inclusive, por estar o deputado dirigindo sem carteira há muito tempo, não só cassá-lo, como também responsabilizar o Estado que se omitiu e, assim, contribuiu para o acidente.
Christiano Fossari Fernandes
Acidente 5
Provavelmente ocorra a cassação do deputado estadual Carli Filho, não porque os parlamentares concordem, mas por a notícia ter ganho âmbito nacional e poder manchar a imagem dos políticos. Quem bom seria se a população organizasse passeatas para pedir a cassação de todos os políticos corruptos que estão no poder que todos os dias nos matam aos poucos.
Jean Romanini
Polícia
Quando precisei acionar a polícia em um caso de furto na mercearia de um vizinho, fiquei impressionado com a atitude do policial que atendeu o telefone 190, que me questionou por que nós não seguramos o bandido. Ora, o trabalho da policia é vir ao local e não orientar de forma absurda como esta. E se o ladrão estivesse armado? Eu iria arriscar a minha vida?
Arion de Santana
Doação de órgãos 1
O preconceito das pessoas aliado ao descrédito da população no sistema de saúde brasileiro é o que impede que a doação de órgãos cresça no Brasil (Gazeta, 24/5)!
Raphael Affonso Carvalho de Souza
Doação de órgãos 2
As pessoas não têm instrução suficiente para entender que quem doa órgãos está doando vida. Falta uma política mais forte do governo sobre esse tema e que não tema possíveis críticas religiosas ou coisa assim. Propagandas sem sensacionalismo e a divulgação de filas de espera de órgãos ajudariam a fazer o povo com menor instrução entender que quem doa órgão doa vida.
Andressa Liz Sampaio
Modelos na terceira idade
Acompanho diariamente as notícias da Gazeta do Povo, e uma matéria sobre modelos na terceira idade me interessou muito (21/5). Achei interessante esta oportunidade para as pessoas vividas e experientes terem o seu espaço na mídia. Geralmente as oportunidades só aparecem para meninas lindas e esculturais, e, depois dos 40 anos, as portas se fecham, e em todos os sentidos. Que bom que esta agência dá a oportunidade para a terceira idade.
Daise Marie Grigoriu
Sanguessugas
O Estado não está aparelhado adequadamente para investigar, concluir, processar e punir crimes envolvendo políticos (Gazeta, 25/5). A certeza das dificuldades jurídicas e a consequente impunidade levam os administradores a apropriar-se do dinheiro público. Política é negócio, só os incautos ignoram isso.
Alvaro Pereira de Souza
Trânsito
Muito se fala sobre insegurança no trânsito, falta de consciência dos motoristas e consternações comunitárias devido a acidentes provocados por condutores alcoolizados. O que não se comenta é a construção de veículos capazes de ultrapassar velocidades de 250 km/h para um país como o nosso que não possui pistas para tal e com regulamentação de tráfego para o máximo de 110 km/h. Podem dizer que isso vem de fábricas de carros de outros países, com tecnologias avançadas, mas o que não se concebe é colocar nas ruas veículos com essas potência nas mãos de gente irresponsável e alcoolizada.
Miecislau Surek
Medicamento
Sou portadora de Hipertensão Arterial Pulmonar, uma doença rara e incapacitante, que mata em um curto período de tempo se não tratada. Tenho muito a lamentar o descaso com que somos atendidos pelo Estado. Temos direitos garantidos pela Constituição Federal de recebimento de medicamentos, mas qual a razão de tanta burocracia e impedimentos do governo em fornecê-los? Estou sem o medicamento há 3 meses, só não estou mal porque consegui um pouco com uma associação. Saúde e educação deveriam ser prioridade do governo, mas os investimentos vão para outros setores. Talvez algum castelo.
Érica Nishimura
Educação
Os pais devem estar atentos ao comportamento de seus filhos. Culpar ou responsabilizar a escola por comportamentos agressivos das crianças é uma conduta irresponsável e extremamente simplista.
Neidi Munhoz Gleich
Homenagem
Parabéns à RPC pela mais que merecida homenagem dirigida a Francisco Cunha Pereira Filho no 25º Congresso Brasileiro de Radiofusão (Gazeta, 20/5). Para nós fica a satisfação de termos a Gazeta do Povo sempre prezando pela qualidade e pela seriedade do jornalismo paranaense.
Aramis Chain e Fabiana Faversani
Terceiro mandato
Essa aflição que tomou conta dos meios políticos sobre um possível e aparentemente provável terceiro mandato para o presidente Lula serve apenas para demonstrar a carência de bons políticos no país. Não faz sentido em uma democracia o exercício de três mandatos consecutivos, por melhor que seja o trabalho efetuado pelo chefe do Executivo. Se estiver dando certo para o Brasil, basta que o sucessor dê continuidade ao trabalho desenvolvido, sem necessidade de um mandato basicamente vitalício que está ameaçando surgir.
Habib Saguiah Neto
* * * * *
Fale conosco
Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129. E-mail: leitor@gazetadopovo.com.br
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.