• Carregando...

A dupla estrutura de gabinete para deputados que são nomeados secretários (Gazeta, 03/2) é mais uma lei imoral produzida por parlamentares em seu próprio benefício. Usam o interesse público como desculpa para justificar a ambição pessoal e o acúmulo de poder. A produção de leis para atender interesses pessoais e partidários desequilibra a justiça, ataca a democracia e o real interesse público.

Julio César Caldas Alvim de Oliveira

Deputados secretários 2

Os deputados Durval Amaral (DEM) e Luiz Claúdio Romanelli (PMDB) deixaram seus mandatos de deputados para assumirem uma secretaria de Estado, mas mantiveram as estruturas de seus gabinetes funcionando normalmente como se lá estivessem. Alegam que a lei permite. Isso é cinismo próprio de políticos dessa laia. Essa lei, aprovada por eles mesmos, é simplesmente imoral. Se a Assembleia do Paraná, que está passando por processo de moralização, quer mesmo levar isso a sério, deverá revogar urgentemente essa lei.

Beatriz Juliana Corrêa Dallagnol

Reforma política

A adoção do "distritão" é uma alteração viável e terminará de vez com as coligações. Reduzirá a força dos cabos eleitorais e o poder econômico em regiões restritas. Reduzirá o voto de cabresto e o poder dos coronéis. Valorizará o voto de opinião, racional e crítico; fortalecerá os partidos como entidades de orientação política e na recíproca da fidelidade partidária.

Helio Mazzolli

Acidente aéreo

Não só há o perigo de acidentes no aeroporto do Bacacheri como também o barulho perturbador dos mais de 30 pousos e decolagens por dia. É uma região essencialmente residencial e as operações começam antes das 7 horas da manhã. O privilégio de poucos não deveria se sobrepor aos interesses de toda uma comunidade.

Marciano Juliano Rubel

Táxis em Curitiba 1

Concordo que devem liberar placas para taxistas, mas antes de achar que o serviço vai melhorar, simplesmente aumentando o número de carros, é bom lembrar que quantidade não é sinônimo de qualidade. O serviço de táxi em Curitiba é referência no Brasil por ser organizado e ter um preço justo. Hoje existe uma demanda nos horários de pico por vários motivos, mas principalmente porque Curitiba não tem uma política de mobilidade no trânsito. Várias ruas que sofreram transformações não foram pensadas para dar mobilidade. As liberações de mais placas para taxistas devem ser feitas com base em estudos coerentes.

Alex Florencio

Táxis em Curitiba 2

É evidente que faltam táxis em Curitiba. Esse é outro serviço que se deteriorou nos últimos anos. Além de serem escassos, os motoristas são mal-educados e dirigem de forma grosseira. Se não for autorizado o aumento da frota de táxis em Curitiba, corremos o risco de ver o que acontece em São Paulo e no Rio: táxis piratas.

Paulo César Lugli, economista

Violência

É impressionante o quanto cresceu nos últimos anos o índice de violência no Paraná, mas as autoridades pouco fizeram para amenizar essa situação. Não foi investido em segurança pública. Policiais são sobrecarregados de serviço e a população "paga o pato". Muitos aprovados em concurso para a Polícia Civil estão na espera para serem nomeados, porém o governador está inerte. Promete em campanha que vai aumentar o efetivo de policiais, mas até agora nem os testes físicos dos candidatos aprovados houve.

Celso Nassif

Rádio Educativa

Acho a saída de Fernando Tupan da Rádio Educativa um grande retrocesso. Devemos levar em conta que uma rádio educativa não deve seguir os padrões de uma rádio convencional porque não depende de verba de anunciantes. Assim, nada mais justo que mostre a produção cultural de nosso estado, sempre deixada de lado em outras estações por causa da questão econômica. Quando finalmente alguém começou a prestigiar e divulgar as músicas feitas por aqui, é rapidamente calado e amordaçado.

Luiz Gustavo Gevaerd

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]