O arquivamento das denúncias contra Derosso é mais um final feliz para quem brinca com o dinheiro público (Gazeta, 17/11). Quantas acusações, afastamentos, mandatos ameaçados, discursos inflamados pedindo por justiça e punição. E o povo acreditando. Enquanto isso as conversas de bastidores vão traçando metas para mudar o rumo da prosa. E o fim todo mundo já conhece: tudo termina em pizza.

CARREGANDO :)

Dulcelina Aparecida Messias

Derosso 2

Publicidade

Ótima matéria sobre o caso Derosso. Para mim, ela demonstra dois fatos: a falta de comprometimento por parte dos vereadores em apurar as denúncias e a "fidelidade" partidária (política de nem levantar fumaça) perto dos períodos de eleição. Vergonha.

France Leandro Vilar de Oliveira

Derosso 3

O arquivamento das denúncias era evidente, visto que os aliados de Derosso é que estão mandando e desmandando na situação. Mais um caso político que irá acabar com certeza em pizza. Os eleitores paranaenses precisam ter consciência e marcar o nome dessas pessoas para que nas próximas eleições não sejam novamente eleitas. Os partidos de oposição devem também fazer a sua parte, assim como a mídia, na época das eleições e mostrar ao eleitores quem na verdade são as pessoas que estão tentando se eleger.

Jorge Majeski

Publicidade

Lupi

O que resolveria a demissão do ministro se não muda o sistema e o partido continua com o cargo e arrecadando como antes?

Pedro Ferreira

ONGs

Alguém poderia informar quantas ONGs têm o Paraná e o Brasil? Qual é o órgão responsável pela sua fiscalização? É espantoso o volume de dinheiro liberado para essas ONGs. Descobriram um ótimo canal de legalizar a roubalheira. Precisamos achar uma maneira de barrar essas atitudes urgentemente.

Publicidade

Juarez Fontan

Oposição

Parafraseando a máxima "Os cães ladram, mas a caravana passa", fico tentando entender o que faz um país não ter oposição ao governo. Só pode ser porque todos navegam no mesmo barco. Enquanto o povo "grita" nas ruas contra a corrupção, seus gritos não são ouvidos e a caravana-governo continua passando e levando tudo ao seu redor, principalmente os sonhos de um povo. Povo que não acorda, claro, continua somente sonhando. Quando sonha.

Antônio Carlos Monteiro Ribas, médico

Contra a corrupção

Publicidade

As marchas contra a corrupção têm sim um certo valor, mas lá no fundo somos motivo de piadas no meio político, pois as marchas contra a corrupção acontecem já há vários anos e não é empecilho moral para político algum roubar nosso dinheiro. Entendo que não somos um povo que vai à luta para valer os seus desejos e direitos, portanto uma grande resposta da sociedade aos políticos é que deveríamos anular nosso voto em massa, às vezes é radicalizando que seremos ouvidos.

Clifford Cecil Cobbe

Leis

A prisão do traficante Nem, a ocupação das favelas da Rocinha e do Vidigal foram uma resposta à sociedade de que "ninguém pode estar acima da lei". A pergunta que a sociedade faz é quando que esta mesma resposta será dada à banda podre das organizações políticas, que é a maior causadora de todas as mazelas sociais que vivenciamos até hoje.

Zinka Reck Vieira

Publicidade

Animais silvestres

Para evitar que animais silvestres fujam para a cidade, é preciso evitar queimadas, derrubar árvores, destruir florestas, combater a venda de animais que são caçados nas matas. Acredito que se todos os seres humanos começarem a ajudar, poderíamos evitar que animais morram e sofram com a extinção de espécies e assim preservar a natureza com a conscientização de todos.

Victor Amauri de Souza

Pedágios

Se o governo, por meio do DER, a exemplo do estado do Rio Grande do Sul, assumir o controle das rodovias após o término do contrato de concessão, continuando com os serviços cobrando uma tarifa racional estatal, não há problemas. Não se questiona a concessão, e sim o valor, que não é barato. Que se renove com preço justo.

Publicidade

Renato dos Santos Taborda, Irati – PR

Pedágios

Acabei de ver a triste notícia da volta de privatizações de estradas no Paraná. Como se não fosse muito clara a espoliação desse bem público praticada no governo Lerner, que nos deixou amarradíssimos a concessões draconianas e com retorno duvidoso. Agora, como se não bastasse a intenção da privatização, investe-se nas estradas antes da concessão. No entanto, não me surpreende que isso venha de quem vem, pois eles são apenas coerentes com sua origem e propósitos. O mais espantoso é o povo do Paraná manter-se completamente apático às investidas desavergonhadas desse governo malfadado.

José Dias de Moraes Neto

Paz sem voz

Publicidade

Notícias veiculadas na imprensa dão conta da falta de segurança em nosso estado. Curitiba e demais regiões têm se tornado cidades violentas. Urge que o governo tome providências imediatas. Há algum tempo, havia mais policiais nas ruas.

Nilson Cardoso de Miranda, advogado, Paranaguá – PR

Modelo de transporte

O imaginário de Curitiba como cidade-modelo parece o dos sonhos daquela garota que ganhou título de beleza aos 18 anos e, 30, 40 anos depois, sem buscar outras coisas significativas na vida, continua vivendo essa fantasia.

Alvaro Antunes

Publicidade

Fuga de animais

Sugiro algumas formas de prevenção que podem contribuir para a sustentabilidade dessas espécies: aumentar o incentivo pelo estado para a manutenção de áreas rurais/florestais; restringir a exploração imobiliária e consequentemente o crescimento urbano desordenado em áreas ainda com matas nativas; e a criação de mais APAs e Parques de Preservação, principalmente nos estados com maior incidência dos casos citados na matéria.

Carmen R. Cidral Mickosz

Escola pública x particular

As diferenças estão claras aos nossos olhos, principalmente do poder público. Basta observar as prioridades de cada um. As famílias mais "abastadas" têm o foco na educação, cultura e alimentação, tudo isso dentro de um ambiente familiar equilibrado, acolhedor e compensado com bens materiais. Já as famílias desprovidas, por uma razão óbvia, têm o foco voltado para o trabalho, em busca de alimentação, seu objetivo é a sobrevivência.

Publicidade

Luciane Terezinha Gomes Silva

* * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Publicidade

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.