Sobre o afastamento de 90 dias ao vereador João Cláudio Derosso (Gazeta, 6/9), acho que está mais para acobertamento do que punição. Para dizer que a Casa fez seu papel "moralizante", votaram pelo afastamento para evitar prejuízos à imagem do vereador e à Câmara. No entanto, daqui a 90 dias, teremos esquecido do caso, permitindo que o vereador volte às sua funções e continue seu mandato.

CARREGANDO :)

Felipe Nakatani

Linhas interestaduais 1

Publicidade

A notícia de licitação de novas linhas pode ser o fim de um monopólio das linhas de ônibus interestaduais. Mas existe outro problema: as estradas estão em condições de atender essa demanda com segurança? Existe um planejamento neste sentido também?

Manoel Augustin Ribas Bogado

Linhas interestaduais 2

Acho um verdadeiro absurdo somente uma empresa fazer o trajeto para Foz do Iguaçu, não dando às pessoas que viajam nem o direito de escolher a empresa. Sem falar de alguns ônibus que saem daqui com a situação precária, sem água para o passageiro, bancos que ao tentar abaixar não param, chuva dentro do ônibus, e ainda uma única parada para lanchar ou utilizar o banheiro que não seja do transporte. Seria muito bom pensar na possibilidade de entrar mais uma empresa.

Suzel Santos

Publicidade

Bicicletários 1

Os locais ideais para a instalação de bicicletários e paraciclos são as universidades, escolas, parques, empresas e locais de trabalho, no Centro e locais de grande intensidade comercial, além dos terminais de ônibus e no próprio ônibus. Para um sistema ser completo, deveria ser aliada a ciclovias e ciclofaixas interligadas, passando por todos os bairros de Curitiba e região metropolitana. Essa modal é de grande importância nas metrópoles, onde o carro já está saturado.

Tiê Passos

Bicicletários 2

Para aproveitar um pouco da estrutura já pronta e outras facilidades, os bicicletários e paraciclos poderiam ser nos terminais de ônibus. Facilitaria o acesso das pessoas, além do controle e fiscalização.

Publicidade

Rauce Marçal da Silva

Corrupção 1

Todos os ministérios que têm irregularidades deveriam sofrer uma devassa implacável. E só voltariam a funcionar depois que fossem sanadas as devidas irregularidades.

Pedro Sartori, Londrina

Corrupção 2

Publicidade

Dilma diz textualmente que não é herdeira do governo Lula: "Não é herança nenhuma. Eu ajudei a construir esta pedra". Infelizmente essa "pedra" continuará em seu caminho até o final de seus dias no governo. A "pedra" da corrupção é uma das mais difíceis de se chutar. E que pedra!

Leila E. Leitão

Aumento para o Judiciário

Pelos salários pagos aos trabalhadores privados no país, os funcioná­­rios do Judiciário já são privilegiados. Ainda querem aumento!

Antônio Roberto Resende

Publicidade

Correios

Tornar eficiente os Correios é necessário. Que os deputados criem com urgência uma lei que exija que os Correios devolvam em valores triplicados aos destinatários das cartas não entregues e em valores dobrados as correspondências não entregues em tempo hábil nos casos de contas a pagar. Depois que o dinheiro entra no caixa, não existe empenho em entregar as cartas.

Nélio Alves Gomes

Planos de saúde

Ao invés de se discutir mudanças nos planos de saúde, creio que o governo deveria propor mudanças no serviço público de saúde para atender de forma digna a quem necessita dele.

Publicidade

Gabriela Germer

Paz Sem Voz 1

Acredito que uma estatística mais detalhada confirme que a maioria dos homicídios é praticada contra viciados, ou pequenos traficantes em débito. Há uma espécie de pena de morte que faz parte da "cultura" do tráfico.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Paz Sem Voz 2

Publicidade

O que explica o aumento de homicídios no último mês em Curitiba é a falta de policiamento nas ruas e bairros da cidade. Se houvesse mais policiais, não ocorreriam tantos homicídios.

Leandra Mergener

Vandalismo no cemitério

A falta de segurança nos cemitérios não vem de agora. Há mais de sete anos os cemitérios são frequentados por tribos góticas. A polícia deve punir apenas os envolvidos no caso, e não barrar a entradas de grupos, ou góticos solitários.

Jeferson Lima

Publicidade

O gênio mordeu a maçã

Marleth Silva é a nossa Lya Luft paranaense. Suas crônicas são um misto de afeto, criatividade, bom-humor e benfazejas lições . Em consequência nossos sábados tem mais vida. Associar, através de uma maçã, Steve Jobs com o matemático Alan Turing foi genial (Gazeta, 3/9).

Paulo Cesar Schwarzbach, engenheiro

Batinas vasculhadas

Sobre a página temática de História, com a matéria "Batinas vasculhadas" (Gazeta, 3/9), muitas pessoas não têm conhecimento do engajamento político da Igreja contra as ditaduras no continente sul-americano. Como muitos sabem, a maioria das nações deste continente estava subordinada aos comandos e aos desmandos dos regimes autoritários. Um dos resultados é o fato de algumas pessoas estarem desaparecidas até o presente momento.

Publicidade

Cássio Caco Camestres Arcanjo

Série Entrevistas

Cumprimento este jornal pela entrevista com a médica Rita Esmanhoto (Gazeta, 4/9). Não tenho o privilégio de conhecê-la mas quero manifestar minha profunda admiração pela pessoa que ela revelou ser, por seu trabalho e sua luta. Pessoas como ela, sem procurar notoriedade, fazem trabalho tão relevante e merecem de todos nós admiração e respeito.

Antônio Dilson Pereira

Projeto Garagem

Publicidade

O encerramento do projeto "A Grande Garagem que Grava" é uma demonstração da indiferença do poder público com a produção musical. Que isso sirva de motivo de reflexão para os artistas paranaenses, aprendendo a escolher e votar nas próximas eleições.

José Renato Hanna, contrabaixista e vocal

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

Publicidade

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.