• Carregando...

O desarmamento não reduziu a criminalidade em nenhum país onde foi implantado (Gazeta, 29/9). Ao contrário, os crimes aumentaram, pois os marginais sabiam que poderiam agir à vontade, já que suas vítimas estariam desarmadas. Imagine o desarmamento no Brasil onde as fronteiras não são fiscalizadas e entram armas e drogas livremente, onde falta estrutura policial para combate ao crime e para defender a população. Aqui a legislação mais protege do que pune os criminosos. O que reduziria a violência seriam ações enérgicas e efetivas de uma polícia bem aparelhada, valorizada e bem-remunerada, aliada a políticas sérias de segurança pública, melhorias na legislação penal e políticas públicas para afastar os jovens das drogas e da criminalidade.

João Luís Vieira Teixeira, advogado

Desarmamento 2

A campanha do desarmamento não deu tão certo assim como a imprensa divulga, pois o bandido e o traficante não entregam suas armas. A arma faz deles autoridades! Na era Hitler, ele recolheu todas as armas, Mussolini fez o mesmo e agora Hugo Chávez o faz. Viajei ao Texas, onde se vende armas mais facilmente que remédios e bebidas alcoólicas, mesmo assim não se veem roubos, assassinatos, e demais crimes com o uso da arma de fogo! Lembro que armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas!

Diogo Pasuch

Pesquisas eleitorais 1

É curioso que as pesquisas realizadas no período em que o candidato que agora as impugna tinha sua condição destacada, a frente dos demais candidatos, a metodologia atendia plenamente aos requisitos necessários. A partir do momento em que o outro candidato passou a ter crescimento na intenção de votos, essa mesma metodologia passou a ser desqualificada e questionada. Interessante a atitude por parte desses líderes!

Gílson Zanlorensi

Pesquisas eleitorais 2

De forma alguma a Justiça está cerceando o direito da população à informação ao suspender a divulgação de pesquisas eleitorais, pelo contrário, está evitando com que essas pesquisas afetem a opinião do eleitor. Os cidadãos são conduzidos a votar naquele candidato que está liderando a pesquisa, e nada mais justo que cada um se conscientize e vote corretamente, sem a influência de dados.

Diandra de Bastos

Documentos para votar 1

Portar dois documentos para votar nas eleições deste ano sem sombra de dúvida foi uma ótima ideia! Já fui presidente de mesa eleitoral e muitas vezes tive dúvidas sobre a identidade do eleitor. A fraude é facilitada sem a comprovação da identidade, especialmente quando o eleitor é semianalfabeto, ou seja, pode ser substituído por qualquer outra pessoa.

Luiz Fanchin Jr.

Documentos para votar 2

É incrível como a direita hipócrita arranja artifícios para prejudicar o eleitor menos instruído e os candidatos populares. Desta vez, inventou-se um segundo documento com foto. O objetivo é nitidamente para reduzir e prejudicar a participação do eleitor. Em nenhuma outra situação se exigem dois documentos.

Antônio Negrão de Sá

Casa Civil

As denúncias de tráfico de influência, no caso da Casa Civil, não atingem a candidatura de Dilma Rousseff, porque são poucos os que possuem conhecimento maior e conseguem observar que por trás de tudo isso existe uma grande trama política. Algo que aconteceu em 2009 por que só agora vem à tona? Por que o PT ou a Dilma se arriscariam em uma trama de amador se a eleição praticamente já está decidida a favor dela? São essas as razões pelas quais tudo isso não está afetando a candidata do PT.

Ereni de Jesus Galvão

Greve dos bancários

Acredito que a greve dos bancários é desnecessária. Digo isso pelo fato de que podermos realizar todas as atividades que faríamos no próprio banco pela internet. Eu mesmo só vou ao banco quando meu cartão por ventura é bloqueado ou então quando o perco, senão não vejo necessidade, pois a tecnologia que temos hoje nos permite que realizemos tudo pela web!

Eufrem Lapuinka, contabilista

Caos aéreo

As companhias aéreas nunca se refizeram depois da crise ocorrida em 2007. Quando não é por falta de controladores de voo, é por falta de espaço para pouso ou falta de pessoal treinado para trabalhar nos aviões. Faltam pilotos, comissários e copilotos. Nunca o lucro foi tão grande para as companhias. No entanto, as aeronaves são as mesmas, as companhias falam em cortar comissários nos voos, o serviço de bordo caiu, as poltronas continuam espremendo o passageiro com assentos superapertados, as bagagens continuam sendo perdidas e o passageiro sendo desrespeitado.

Izabel Avallone

Estresse no trabalho 1

Hoje em dia é muito fácil ficar estressado no trabalho por causa da cobrança, atos de outras pessoas com que você não concorda, entre outras situações. Para afastar o estresse durante o trabalho, procuro manter a calma e tentar resolver os problemas um a cada vez e não ficar apavorado. Ao sair do emprego, procuro esquecê-lo. Já em casa opto por me distrair com músicas, filmes, esportes, sair com os amigos, assim não tenho tempo para me estressar com problemas que ficaram na empresa!

Bruno Ferreira

Estresse no trabalho 2

Para afastar o estresse, procuro não falar muito de trabalho fora da empresa, e no trabalho procuro absorver só o que vem de notícias boas relacionadas a ele. Não me envolvo em fofocas, e no meu período de folga, procuro relaxar com meu filho e minha esposa, indo a parques, cinemas, viajando. Ficando com os familiares, volto renovado à empresa.

Cristian Rodrigues da Silva

Malu

Parabenizo o colunista Luiz Alfredo Malucelli pelos 13 anos de colu­­na no jornal Gazeta do Povo, que acompanho religiosamente por en­­contrar um ótimo humor, excelentes receitas e, sobretudo, muito res­­peito com os leitores! Não esqueço quando escrevi fazendo o pedido de uma famosa receita curitibana da "Carne de Onça", e o Malu a publicou me chamando de amiga, sem ao menos nos conhecermos.

Mazé Parchen

Juros altos

Sempre discutimos os juros altos como sendo somente vontade políti­­ca, mas acredito que seja muito mais amplo o enfoque que devemos dar para esse tema (Gazeta, 26/9). Os juros hoje são altos porque o go­­ver­­no deve muito e tem de captar muito dinheiro no mercado para pa­­gar suas dívidas, então deveríamos discutir como devem os governos gastar menos e melhor o dinheiro que arrecadam para podermos pagar a dívida interna e conseguir investir mais nas funções do Estado.

Douglas Vergaças Senaha

Defensoria pública

É vergonhoso o fato de que os dois últimos estados a cumprirem a Constituição sejam da Região Sul do Brasil, a qual notoriamente é mais desenvolvida e cujo povo teoricamente tem um nível mais alto de escolarização e informação, o que deveria fazer com que a cobran­­ça fosse maior. Infelizmente, após mais de 20 anos, por total falta de vontade política de governadores inúteis, só agora teremos o básico.

Cristina Esteves Schuster

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]