Participação
1.009 e-mails foram recebidos pela Gazeta do Povo na última semana.
Temas mais comentados
Arborização: 43 Lula na surdina: 35 Táxis hereditários: 20
Declarações
"O ex-presidente Lula não tem a mínima noção do que seja ética, ou, se a tem, não a pratica. Foi durante o seu mandato que assistimos ao episódio do mensalão. Portanto, ele agora deveria se manter longe de contatos com ministros do STF. O ex-presidente precisa se colocar no seu devido lugar, como ex-presidente, e deixar de interferir diretamente nos assuntos da Justiça."
João Candido de Oliveira Neto
"Para tornar Curitiba uma cidade mais verde, basta plantar uma árvore onde for possível. Se não houver espaço, que se plante um arbusto ou uma flor. Quem mora em apartamento pode plantar no espaço livre ou, então, fazer a doação de mudas pra quem tem espaço pra plantar."
José Roberto Paes, Pinhais PR
"O que a prefeitura fez ao sancionar a lei de hereditariedade dos táxis foi incorporar o que já acontece na política. Os titulares dos cargos passam currais eleitorais, influência política e cargos aos seus descendentes. É a imoralidade pública pegando carona na bandeira 2."
João Augusto Moliani, professor universitário
Para incentivar a economia do litoral (Gazeta, 8/6), deveriam começar com o turismo. A redução do valor do pedágio seria um incentivo, já que o governo estadual entregou tudo pronto para as concessionárias. Antes as famílias curitibanas costumavam ir almoçar e passar o dia no litoral, mas não o fazem mais devido aos custos do pedágio. Também deveriam reformar os prédios históricos ao longo da ferrovia até a estação de Paranaguá e Antonina. E reduzir o preço das passagens de trem. Do contrário, continuaremos perdendo turistas para Santa Catarina.
Mauro Majczak
Terceirização de espaços públicos
Já vi essa situação no sul de Minas Gerais, no chamado circuito das águas, onde os parques de águas medicinais e minerais foram privatizados e hoje o povo paga um alto valor para entrar no parque e beber um copo de água. Fato semelhante pode acontecer aqui.
Ivete Caribé da Rocha
Arena da Baixada
Obrigado ao Airton Cordeiro pela coluna (Gazeta, 7/6). Tenha certeza de que não é só o senhor que critica a aplicação do dinheiro público em obras particulares.
Eufrem Lapuinka, contabilista
Delegacias
A situação na delegacia de Colombo está muito precária. Todos devem pagar pelos seus erros, mas não é justo fazer com que os presos passem fome. Os rapazes devolvem as marmitas porque não conseguem comer e acabam passando fome. Se os direitos humanos existem, deviam ser tomadas providências. Eles são humanos, nem todos que estão presos cometeram crimes graves. Tem homem que está lá por não pagar pensão e isso não porque não quis pagar, mas simplesmente porque não tinha condições de fazê-lo.
Cleudezi dos Santos Paula, São José dos Pinhais PR
Tortura
Não é violando os direitos humanos que chegaremos a algum lugar. Temos de cobrar dos nossos governantes maior qualidade e capacidade das forças policiais no combate à criminalidade, com policiamento preventivo, inquéritos policiais e exames periciais qualificados, bem como programas sérios visando recuperação e reinserção à família e à sociadade por parte dos que violam as leis.
Sérgio Taborda
Brecha para o aborto livre
Só não entendo o porquê de a bancada evangélica e católica ver como banal a proposta de criação de uma política de redução de danos para mulheres que decidirem fazer um aborto clandestino (Gazeta, 7/6). Não vi nenhum pastor e nenhum padre católico se manifestar dizendo que vai deixar de apoiar os governistas. Quem cala consente.
Carlos Eduardo Guariente
Saúde pública
É necessário que os profissionais da área de saúde sejam respeitados e recebam bem. São pessoas que trabalham dia e noite, muitas vezes com uma estrutura precária, para salvar vidas e garantir o bem estar da sociedade.
Felipe Bonamin Munhoz da Cunha
Educação em tempo integral
A educação em período integral normalmente atende à necessidade de famílias que trabalham o dia todo e possuem filhos entre 2 e 5 anos. Para o mundo em que vivemos hoje, estudar em período integral pode trazer muitos benefícios para a sociedade, como o não envolvimento das crianças com as drogas. As escolas devem investir cada vez mais em educação e criar projetos que possam desenvolver os jovens para um futuro melhor.
Luiz Henrique Ribas
Arborização 1
Dou meu voto de louvor aos plantadores de árvores. Está na hora de a prefeitura não permitir calçadas totalmente impermeabilizadas, como é o caso de ruas centrais restauradas recentemente. Ficam com um aspecto horrível, árido. Não permitir a total impermeabilização melhoraria o visual da cidade e diminuiria os alagamentos.
Maria Baptista
Arborização 2
Em meu bairro uma pessoa "neurótica" manda simplesmente "desfolhar" árvores nativas, com o pretexto de que as mesmas sujam o seu chão. Contrata pessoas que fazem rapel e acaba com as árvores, deixando-as sem folhas, sem passarinhos e sem ninhos. Simplesmente lamentável!
Inês Maria M. de Castro, empresária
Movimento separatista
Sou totalmente favorável ao movimento separatista no Sul do país. Chega de depender de dividir a arrecadação dos três estados com o resto do país, que gasta muito mais do que produz. Chega de sustentar a corrupção dos políticos burocratas que nos colocam à margem, dando-nos o devido valor somente quando nossos votos estão em jogo. Não existe conotação racial, como defendem os contrários ao movimento. A conotação é social, política e cultural. Os três estados seriam um país rico e desenvolvido, econômica, social e culturalmente.
Claúdio Fanaya
O Rei e a rainha
Quero congratular Carlos Ramalhete (Gazeta 7/6) por ter nos transmitido o sentido de valor de certas coisas conectadas com o Absoluto e que são a fonte da verdadeira felicidade, que a banalidade e a relatividade moral dos dias de hoje não podem dar.
João Carlos, São Paulo SP
R$ 2,60 para filosofar
Você arrasou, José Carlos Fernandes (Gazeta, 8/6). Simples assim. A sua coluna está sensacional. Trouxe alma e calor para um dia frio.
Mônica Santanna
Dalton Trevisan
Inegável a qualidade da escrita de Dalton Trevisan, mas seu empenho persistente à reclusão já soa ridículo, fruto de exibicionismo alimentado por cobertura sensacionalista, sem contar o desrespeito com que constrange o mérito dos prêmios conquistados, desculpando-se com retórica debochada.
Marcio de Mattos, Cascavel PR
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.
Explosões em Brasília reforçam tensão política e devem intensificar reação do STF
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Musk anuncia recrutamento de “superdotados” para o Departamento de Eficiência Governamental
Deixe sua opinião