Confesso que não consigo entender o desperdício de alimentos, principalmente de frutas e verduras (Gazeta, 23/12). Nem tanto pelo gás, e sim pelo descaso que damos a eles. É comum vermos diariamente nos mercados, sacolões e outros o montante do que é jogado fora. Falta conscientização, até na hora de escolher as pessoas jogam os produtos, a ponto de no final de cada dia não se aproveitar mais nada. Isso é falta de educação, que deveria começar desde a infância.
Marcos Eurich
Corrupção
Todos somos iguais perante a lei! Mas há, nos partidos políticos como em outras esferas, pessoas que roubam, os desonestos e os que não o fazem. As leis, no entanto, favoráveis e flexíveis para os poderosos de plantão, punem severamente o ladrão de galinha, de remédio e de pão. O discurso moralista do DEM é pior, no entanto, pelo teor das críticas no parlamento e a sua orquestração na mídia nacional nesses oito anos.
Sônia Gutierrez
Paraná em segundo plano 1
A reportagem sobre a distribuição do orçamento federal para 2010 mostra, com bastante clareza, a pobreza de nosso quadro político (Gazeta, 22/12). Nossos deputados federais e nossos senadores nada fazem para mudar esse quadro de desrespeito ao Paraná, que se repete, ano após ano, e assim vai ficar até que o nosso povo acorde para a realidade: devemos mudar nossos representantes, os quais, com raríssimas exceções, pensam somente em resolver problemas pessoais, deixando de lado os problemas do estado do Paraná.
Otoniel Santos Neto
Paraná em segundo plano 2
Impressionante. Como pode o Paraná, com população e atividade econômica muito próximas das dos gaúchos, receber metade dos repasses federais daquele estado? Somos cidadãos de segunda categoria? Pois é isso que parece. Até quando seremos este povo que aceita tudo? Quando nossa bancada será organizada para o bem de nosso estado? Que notícia péssima!
Marco Antonio C. Santos
Transporte coletivo
A situação do transporte coletivo está cada vez pior, principalmente a linha Inter 2, na qual o caos está cada vez maior, pelas manhãs, no terminal do Capão Raso. E o interessante é que o problema não está na quantidade de veículos nesse horário, e sim nas pessoas que não entram no ônibus porque querem ir sentadas, ou seja, ficam empacadas na porta, não deixam outras pessoas entrarem nem saírem. Tem pessoas que esperam cinco, seis ônibus para irem sentadas e isso acaba por atrasar quem está atrás. Isso está gerando confusões generalizadas entre os usuários, confusões com brigas, xingamentos e até pontapés. Acredito que deveria ter um fiscal que ficasse ali e fizesse com que as pessoas que estão na frente entrem no ônibus, porque a situação está cada dia mais caótica.
Suellen Cristiane Ferreira
Trânsito
Estamos no final do ano, com festas e mais festas, sejam as de família ou as populares confraternizações de trabalho. Mas pergunto onde estão as blitze da polícia para verificar se as pessoas estão dirigindo alcoolizadas? Estudo à noite e não vejo nenhuma quando volto para casa aqui em Curitiba. Novamente a omissão das nossas autoridades pode gerar outras mortes.
Paulo Persegani
Conferência de Copenhague
O presidente Lula "inova" em Copenhague prometendo recursos financeiros do Tesouro Nacional para auxiliar os países ricos a combater a poluição ambiental. Os ministros "capacitados e audazes" do governo Lula deveriam aconselhá-lo a investir esses recursos prometidos em saneamento básico em nosso país, que anualmente ceifa milhares de vidas devido às doenças advindas da falta de esgoto coletado e tratado, falta de água potável e lixões a céu aberto. Que façamos nossa lição de casa em preservarmos o meio ambiente e cobremos juntos dos países desenvolvidos que também o façam, reduzindo sua ganância e exploração dos mais pobres.
Sérgio Andrekowicz, União da Vitória PR
Cargos comissionados
Esses cabidaços de emprego devem ser revistos urgentemente em todos os órgãos públicos brasileiros. Se o servidor de carreira comete alguma irregularidade poderá ser punido, enquanto que o comissionado, no máximo, perde o emprego. É um absurdo o trem da alegria.
Antonio Carlos Wanderley
Caixa 2
Sonho que um dia será possível para o TRE criar um sistema eletrônico sincronizado com a conta-corrente do candidato ao cargo eletivo, em que sejam contabilizados automaticamente os recursos, as doações e os gastos das campanhas. Essas contas ficariam disponíveis ao público e poderiam receber e arrecadar donativos para as campanhas eleitorais. Penso que a total transparência das contas dos candidatos dificultaria manobras de caixa 2. Nós, enquanto eleitores, teríamos mais confiança nos eleitos.
Yayá Petterle Portugal
Nota fiscal
Eu peço sempre nota fiscal, até para controlar minhas despesas mensais. Eu as somo no fim do mês. Mas eu sei que poucas pessoas pedem e os lojistas até fazem cara feia. Depois os empresários falam mal do governo quando, na verdade, eles são tão corruptos quanto!
Rita Pavone
Eleições 2010
2009 foi um ano difícil. Muitos foram os desafios. A saúde pública pediu socorro. E nas emergências muitos ficaram sem a atenção devida. Na educação formal faltou um projeto construtivista para todos crescerem juntos. Mais de 1/3 da população continua abaixo da linha de pobreza. Apesar de melhoras na área de distribuição de renda, são as classes C e D que mais usam seu pouco dinheirinho para o supérfluo. Falta educação das massas. A tevê guiada pelo deus mercado vende baixaria! Os trabalhos são temporários, e a terceirização permitiu a flexibilização nas leis trabalhistas. Difícil, na classe mais simples, quem passa o ano inteiro empregado. Para 2010, temos desafios nas áreas de trabalho, saúde e educação. Em um ano de eleições desejamos que o povo não se iluda com promessas. O futuro do Brasil passa por projetos realistas que englobam a área social. Voto não tem preço, tem consequências!
Paulo Roberto Girão Lessa
Crime hediondo
Fiquei emocionado ao ver Lula declarar a corrupção como sendo crime hediondo. Subitamente ocorreu-me a imagem dos suspeitos atuais presos, Lula falando: "salvem meu filho; Dilma...volte aqui; Sarney não me deixe só", dinheiro saindo pelas cuecas, todos pedindo clemência, dizendo "isso não é meu", argg. "Como foi que nos pegaram? A culpa foi sua." Enfim, o fim da impunidade dos políticos corruptos, prisão sem direito a tevê, sem anistia de Natal, todo dinheiro devolvido centavo por centavo.
Herbert Richert, engenheiro mecânico
Atuação do MP
Quando leio nos jornais locais ou nacionais notícias de que o MP ajuíza ação contra A ou B, decorridos 7, 10, 15 anos ou mais de fatos que possam ter lesados os cofres públicos, fico a imaginar a quem interessa tais atitudes (Gazeta, 23/12). A quem cabe fiscalizar o MP? Qual a razão dessa inoperância? Que razão o MP alega por ser falho no tempo e nos espaço? Quais as razões para ajuizar agora algo que possa ser questionado estar prescrito?
Francisco Gelamo
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.