O Detran é um órgão que não foi criado para gerar lucro. As taxas devem satisfazer suas despesas em geral, no âmbito administrativo e pessoal. Nada além disso. Dizer que parte dos recursos será destinada à segurança pública de nosso estado é como admitir que se está criando um novo tributo (Gazeta, 9/11). Dinheiro para dar aumento aos comissionados tem. Dinheiro para criar cargos para o Judiciário e Ministério Público também tem. No entanto, para aquela que era uma das plataformas de governo do Beto Richa não tem. É muito estranho. E revoltante. Ou não se sabe governar em nosso país ou acham que somos trouxas. Por tudo que já fez este ano nosso governador inicia sua trajetória no governo com o pé esquerdo e terá de se superar para conseguir a aprovação dos paranaenses.
Igor Strasbach, advogado
Detran 2
Aos deputados estaduais da "base governista" que aprovaram este aumento absurdo nas taxas do Detran, fica a pergunta: vossas excelências foram eleitos para defender a população paranaense ou o governo Beto Richa? Este que, além de empregar metade de sua família num nepotismo escandaloso e dar aumento de 128% para funcionários comissionados do estado, até agora não mostrou a que veio. Como votei em Richa na última eleição, sinto-me enganado.
Sandro Ferreira, Ponta Grossa PR
Lupi
É estarrecedora a declaração do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, de que só abatido à bala para o removerem do cargo, após as denúncias de corrupção. Nós pobres cidadãos que pagamos a conta também queremos agir assim, para que a já combalida Constituição seja cumprida. Os políticos com cargos de alto escalão agem assim por causa da impunidade. Infelizmente, vamos ter de continuar concordando que justiça somente foi feita para pobre neste Brasil.
Pedro Israel Ceccon, Piraquara PR
Ficha Limpa
Por ser uma lei de iniciativa popular, a Lei da Ficha Limpa acaba causando uma revolta na população sem maior conhecimento jurídico, que se indigna por ela não ter sido aplicada nas eleições passadas e por apenas impedir de eleger o candidato depois de transitado em julgado o processo. Contudo, particularmente, considero uma conquista da sociedade brasileira e uma demonstração de que a população está cada vez mais preocupada e cidadã.
Mariana Frantz
Osmar Dias ministro
Ele é honesto e competente. Já foi secretário de Agricultura do Paraná e sabe muito do assunto.
Antonio lopes
Primavera árabe
Cuidado políticos brasileiros, a "primavera brasileira" pode estar a caminho.
Marcos Schier
Ocupação da USP 1
Fico deveras indignado com esses universitários. Onde estavam durante os protestos contra a corrupção? Fumando um baseado? Lamentável que os futuros formadores de opinião só se interessam por drogas (ilícitas e lícitas), desrespeito a autoridades e com seu umbigo.
Wilson Schneider Amaral
Ocupação da USP 2
Foi um completo absurdo a ocupação do prédio da Reitoria da USP por estudantes que protestam contra a detenção de universitários que consumiam drogas no campus. São esses os futuros profissionais que irão ocupar cargos nas empresas que trabalham para desenvolver o país? Que futuro tem um país em que todos fazem o que querem? Para que servem as leis? A polícia deveria usar a força para retirá-los caso esses estudantes não desocupassem o prédio da Reitoria no prazo estipulado pela Justiça. Quem consome e usa drogas não tem o direito de reclamar dos crimes e da violência gerada por essa contravenção.
Fabiano Assumpção
Obra na BR-376
Como trabalho no polo automotivo da VW, sofro diariamente com essa obra. Entendo a necessidade das reformas, porém, em respeito aos usuários, a OHL deveria trabalhar em três turnos para diminuir o tempo da obra. Tenho de pegar atalhos em estradas de chão para não ficar em engarrafamentos e, quando passo às 8 h da manhã sobre o desvio, os funcionários nem sequer começaram a se mexer. Que tal trabalharem das 7 h às 20 h enquanto houver luz do dia para entregar a ponte antes?
Lincoln Luzzi
Combustíveis
O governo é omisso. Num país que quer livrar-se de vez da pobreza e da miséria, não vejo que o governo esteja fazendo algo para deixar o preço dos combustíveis num patamar aceitável para que o consumidor não reclame mais dos preços, pois os combustíveis são impulsionadores de preços dos alimentos que são transportados.
Milton A. dos Santos, São José dos Pinhais PR
Comissionados do TJ
Em vez de criarem mais cargos comissionados para o Tribunal de Justiça, por que não chamam os que fizeram o concurso e ainda estão na fila de espera (Gazeta, 8/11)? Será que quem faz concurso não pode ser um bom assessor? Espero que os deputados do Paraná não aprovem essa lei.
Paulo Cabral
Testes em animais
Sou mestre em Psicologia e contra o uso de animais para reprodução de experimentos já comprovados (Gazeta, 6/11). Todos os cursos de Psicologia usam ratos numa disciplina chamada "análise experimental do comportamento" em que se utiliza a chamada "caixa de skinner". O experimento é realizado todos os anos para verificar que é possível mudar o comportamento através da oferta de estímulos adequados. A modulação de comportamento já está para além de comprovada e é totalmente desnecessário fazer os alunos de Psicologia submeterem novos ratos a isso, pois não acrescenta nada de novo à ciência, apenas gera sofrimento aos animais.
Márcio Zanardini Vegas
Sistema de ensino
Minha filha é estudante Waldorf e quando conheci a pedagogia descobri que havia esperança na educação e na formação de conceitos filosóficos de humanidade entre as pessoas e principalmente entre as crianças que serão os adultos do amanhã. Acredito que essa pedagogia valoriza conceitos que auxiliam na construção do caráter e na personalidade, lapidando e alimentando com algo que é muito mais do que podemos palpar, mais que apostilas inteligentes, mais do que técnicas modernas, mais que lousas digitais, algo que só é dimensionado quando colocamos nossos filhos diante da sociedade e percebemos que são sensíveis e afetuosos.
Ana Paula Fakhouri
- - - - - - -
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.