• Carregando...

Fiquei encantada com a genialidade do criador da idéia que concede exclusividade ao Banco do Brasil para o recebimento dos valores referentes ao licenciamento e seguro obrigatório de veículo. Enquanto o mundo caminha no sentido da desburocratização, nosso Detran resolve centralizar operações e impedir que se pague (ao menos até o vencimento) nossos débitos por qualquer serviço de "internet bank", como é praxe neste século. Minha mente criativa não consegue captar a melhoria que esta medida traz à vida do cidadão, mas se a idéia é nos mostrar o quão insignificantes e imbecis somos, parabéns. Pleno êxito.

Márcia Mendes RibeiroCuritiba - PR

Nepotismo

No mínimo leviana a atitude do deputado que "assinou sem ler" projeto para pôr fim ao nepotismo no Paraná. Com esse atestado público de descaso com a seriedade, vale dizer que seus eleitores também votaram em quem não conheciam. Vamos aguardar as próximas eleições, deputado!

Sérgio Vicentin, professorCuritiba – PR

Pedágio

A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou a entrada da Copel, em parceria com outras empresas da iniciativa privada, na licitação para concessão de pedágio em rodovias federais. Acredito que se fosse feita uma pesquisa entre a população o resultado seria negativo. A Copel, além de desviar-se de suas atividades principais, não tem experiência nenhuma com rodovias e pedágio. Se o governo possui recursos para participar dessa empreitada, por que não aproveita para melhorar o sistema de segurança, saúde e educação do povo paranaense. O Paraná está perdendo oportunidades para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A meu ver, caminha na contramão. Quando vai abrir os olhos?

R. Pereira, aposentadoCuritiba – PR

Luz

"Copel significa Companhia Paranaense de Energia Elétrica. O nome já diz tudo. Chega de loucuras."

Geraldo Tadeu Jorge, engenheiroCuritiba – PR

Violência

No dia 24/9, infelizmente, presenciei um assalto no semáforo na Avenida das Torres na Vila Capanema e nada pude fazer. Dois pivetes quebraram o vidro de um carro e em seguida roubaram a bolsa de uma senhora. Antes do semáforo (sentido bairro), em um orelhão, os assaltantes simulam que estão ao telefone e as vítimas nem percebem. Quando o semáforo fecha, eles largam o telefone e praticam o furto, coisa de segundos. O que mais me chamou a atenção é que a pouco mais de 30 metros fica uma viatura da Polícia Militar estacionada com dois policiais dentro dela. Não seria melhor eles ficarem do lado de fora atento ao movimento?

Juarez Romualdo, motoristaCuritiba – PR

Servidor

O recente conflito entre o governo do estado e o Ministério Público Estadual tem evidentemente mais motivos pessoais do que públicos. No entanto, teve como ponto positivo a manifestação de muitos servidores públicos denunciando a gritante diferença de direitos entre a categoria, como jornada de trabalho duplicada de uma hora para outra, salários nababescos e tempo para aposentadoria resultante de cálculos incompreensíveis.

Paulo Abrahão, advogadoCuritiba – PR

Clima

O aquecimento global tem sido um problema muito preocupante. Mudanças climáticas repentinas acontecem ao redor do mundo, e aqui no Paraná não é diferente. Conhecido como um estado onde se é possível presenciar as quatro estações do ano num único dia, esse fenômeno tem desaparecido. Os invernos já não são mais tão frios, o verão é mais quente que o normal. Vamos torcer para que esta primavera não seja influenciada.

Osvaldo Luiz PiresCuritiba – PR

Estrangeirismo 1

Às vezes fico em dúvida sobre qual país eu moro. Em profusão, ouvimos halloween, country, delivery, drive thru, sale, test-drive, dry wall, check list, service, house, center, snooker, very important person (vip), home theater, tatoo, lava car, boy, park, shopping, express, marketing, merchandising, grill, show room, mix, "x-salada", master, workshop, coffee break, restaurant, store, pet shop, "Maicon", "Braian", "Daiane", "Uélinton", "Gênifer", "Deivide", etc. Conforme diz a leitora Míriam Machado, estamos no Brasil. Ou será Brazil?

Celso AbreuCuritiba – PR

Estrangeirismo 2

Plenamente de acordo com a leitora Míriam Machado. Estamos no Brasil. Temos que prestigiar nosso idioma. Louvável e de parabéns a atitude dos responsáveis pelo empreendimento ao lado da Igreja Medianeira, que leva o nome de Centro Comercial Anita Garibaldi, em vez de "shopping". Espero que os proprietários das lojas que ali se instalarão também sejam criativos e não americanizem os nomes. Só gostaria de saber quando é que algum vereador lembrará de entrar com algum projeto proibindo concessão de alvarás para empresas que queiram usar nomes estrangeiros, mesmo nos de fantasia.

Orlando FerrariniCuritiba – PR

Estacionamento

Morador da R. Gutemberg, entre Cel. Dulcídio e Ângelo Sampaio, expresso minha indignação com a prefeitura. A pedido de um único edifício que tem estacionamento próprio, foram colocadas placas de proibido estacionar do lado direito da via. Agora, todas as noites, a Diretran multa quem vem nos visitar.

Odilon Soawinski, empresárioCuritiba – PR

Protetor solar

Em resposta à carta sobre os riscos de exposição solar a que os garis estão expostos (24/9), informamos que todos os trabalhadores da limpeza pública de Curitiba têm garantido em convenção coletiva o direito a protetor solar gratuito. Basta que o empregado procure o departamento médico da empresa para a indicação do tipo de produto adequado à sua pele.

Sindicato dos Empregados em Asseio e ConservaçãoCuritiba – PR

* * * * *

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]