A cultura do oportunismo e a venda dos interesses dos representados são práticas recorrentes no meio político. As ofertas de facilidades têm seduzido milhões que as veem como oportunidades de crescimento social, por isso a prefeitura consegue dar cargos a dirigentes comunitários (Gazeta, 9/9). Esses dirigentes de associações eternizam a miséria das quais desejam ser livres e condenam seus bairros à assistência de currais.
Alvaro Pereira de Souza
Dirigentes comunitários 2
Que coisa feia isso! Como pode uma associação de bairros ter a sua independência quando os envolvidos passam a ser funcionários ou comissionados da prefeitura? Vergonha! É assim que se compram votos e tem-se um cabo eleitoral. E como saber desde quando isso acontece. Depois falta dinheiro para creches, mas para isso não falta.
Luiz C. Segantini
Manifestação contra a corrupção 1
Qualquer manifestação traz resultado, mesmo que seja moral para quem a está fazendo, a questão é que não há manifestações legítimas. Sempre tem algum interesse no meio, seja político ou econômico. Além disso, não temos uma cultura política, temos cultura partidarista ou, pior ainda, a cultura de sempre levar algum proveito de tudo, principalmente das entidades de classe, das sociais e das econômicas.
Sandra Eliza Timoteo dos Santos
Manifestação contra a corrupção 2
Impunidade é uma palavra que significa injustiça. E as injustiças devem ser combatidas com veemência. Quando uma estrutura social, quando instituições democráticas, quando o Estado de Direito se calam perante uma única impunidade/injustiça, é porque perderam completamente o norte e sua razão de ser, transformaram-se em cúmplices e coautores de crimes. O silêncio e apatia das instituições (criadas para proteger a sociedade) perante a injustiça é tão gritante que chega a ser enlouquecedora.
Julio César Caldas Alvim de Oliveira
Hospital do Idoso
Minha avó faleceu no dia 11 de agosto em um quarto da Unidade de Saúde 24 Horas do Pinheirinho a poucas quadras do novo Hospital do Idoso. Os políticos vão usar essa obra para promoção própria, enquanto milhares morrem sem o atendimento necessário.
Jacson da Silva
Aumento para o Judiciário
Dilma recua e manda o pedido dos chefões da Justiça para o Congresso. Diz o Judiciário que o reajuste salarial que está pedindo não é aumento, mas apenas reposição.
R$ 7,7 bilhões por ano será a conta. Se dessem um aumento real aos aposentados a conta seria de R$ 10 bilhões. E Dilma vetou. Favorecer uma minoria que tem a Justiça na mão é muito melhor que favorecer milhões de aposentados que durante décadas contribuíram para a previdência social.
Geraldo Buss
Controle da mídia
A crítica aos meios de comunicação se justifica em parte pelo mau jornalismo. Práticas espúrias existem em todas as áreas, em todas as profissões e territórios da sociedade. O que não se justifica é o discurso de que a imprensa está acima de seus próprios malfeitos. O direito à opinião, à notícia, aos fatos, à denúncia baseada em evidências não manipuladas, ao debate entre posições distintas, está garantido nos países onde há regulamentação da mídia, e não será diferente na proposta que será debatida com toda a sociedade e apreciada para votação por nosso sistema congressual. Não há riscos de retrocessos ditatoriais.
Marcio Cruz
Paz Sem Voz
É realmente triste andar pela cidade de Curitiba e ver como estamos sem segurança. Não há mais policiais militares e guardas municipais nos bairros. Presenciei o desespero de minha mãe, que é proprietária de uma banca de revista na Rua João Negrão, onde já foi assaltada sete vezes. Todas as vezes a Polícia Militar foi chamada e depois de 50 minutos chegaram ao estabelecimento. Ou seja, tarde demais.
Fabiano Ormeneze
Bicicletários 1
Deveria haver bicicletários principalmente em parques e lugares de comércio (supermercado, feiras) onde há quantidade de pessoas que vão de bicicleta passear.
Bernardo Biff Garcia Quiza
Bicicletários 2
A bicicleta, além de não ser poluente, exercita o corpo. E com seu uso, a cidade fica com menos trânsito. Deve haver bicicletários perto dos prédios, locais de trabalho, no Centro da cidade e perto dos terminais de ônibus.
Juliana Henrique Nunes
Linhas interestaduais
A região central do Paraná não possui nenhuma linha de ônibus interestadual de Guarapuava-Porto Alegre ou para o Mato Grosso e toda a Região Norte. É preciso ou ir a Curitiba ou a Cascavel para ir a um desses destinos.
João Augusto
Queda livre
Adorei a reportagem de vídeo sobre o Base Jump, no site da Gazeta do Povo. Me deu um frio na barriga! Mas a praia que tem um navio é maravilhosa.
Fernanda Aline Bernardi
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020
Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.