Já me deparei com a discrepância de preços de produtos anunciados, infelizmente, diversas vezes e, principalmente, nos hipermercados (Gazeta, 29/3). Com o uso do código de barras não temos mais controle dos preços nos produtos anunciados. Quando detectamos a falha no caixa, simplesmente é alterado o valor e fica por isso mesmo. Mas o pior acontece nas lojas de eletrodomésticos quando um vendedor nos passa o valor do produto e confirmamos a compra. Somente na hora de pagarmos descobrimos que o preço não é o repassado, então temos de pagar a diferença e ouvir do gerente que foi apenas um erro de comunicação.
Márcia do Nascimento Braz
Vacina contra gripe A
Estou inconformado com a campanha de vacinação contra o vírus H1N1. No último sábado, juntamente com minha esposa (grávida de 37 semanas) e meu filho de 1 ano e 10 meses, procurei os postos de vacinação da prefeitura na Praça Ouvidor Pardinho e no Largo da Ordem. Surpreendentemente, em plena campanha de vacinação contra a gripe suína, fui informando que só estão vacinando de segunda à sexta-feira das 8 h às 18 h, ou seja, em pleno horário de expediente. Apesar de não ser o nosso caso, fiquei indignado com a situação de inúmeros trabalhadores que têm de faltar seu trabalho para poder se vacinar.
Neimar Batista
Violência 1
Constatado o aumento da violência nos últimos anos em Curitiba e região metropolitana, urge a implantação de câmeras de segurança em todos os terminais de ônibus, que permitirão a identificação de infratores, assim como poderão coibir futuras ações delituosas. Tecnologia e rede de telecomunicações para isso estão à disposição!
Valmir Singh, advogado e engenheiro civil
Violência 2
Não existem falhas da segurança pública. Nós temos uma das melhores polícias do Brasil. O que aumentou a violência em Curitiba foi o desenvolvimento da capital e da região metropolitana. Nos últimos anos muitos migraram de outros centros, em busca de uma esperança, só que aqui encontram o problema do desemprego e de moradia. E assim o aumento da criminalidade é um fator preponderante nas dificuldades, pela falência da entidade familiar.
Flavio Bovo, advogado
Lula na ONU
Grande parte do nosso povo tem o péssimo costume de desvalorizar o que é brasileiro. Vejam, no caso da suposta indicação de Lula para fazer parte da ONU, dizem que ele é ignorante, que não tem preparo intelectual etc. Agora vejam a contradição: são pessoas extremamente preparadas que o estão indicando. Ele pode ajudar sim na paz, porque até agora todos que estiveram lá só trabalharam a favor de Israel e dos EUA.
Lula teve e tem coragem de fazer duras críticas à ONU.
José Roberto da Luz
Festival de Curitiba
Assisti a três peças e a um show musical do Festival de Curitiba. Nenhum começou no horário marcado. O atraso mínimo foi de vinte minutos e não houve qualquer justificativa ou pedido de desculpas por parte dos organizadores. Seria bom que os responsáveis pelo Festival compreendessem que a pontualidade é sinal de respeito com o público, sem o qual nenhuma arte pode cumprir sua finalidade.
José Roberto Martins
PAC 2
Oxalá o PAC 2 não seja propaganda pré-eleitoral. Em anos de eleições surgem obras que deveriam ser feitas normalmente, não aguardando somente tais períodos para que se coloquem à população obras que deveriam estar no planejamento e sendo realizadas nos anos do decorrer do mandato.
Dionisio Francisco Grabowski
Diários secretos 1
A reportagem da Gazeta do Povo e da RPC TV sobre o escândalo na Assembleia Legislativa do Paraná mostra a seriedade e competência da equipe responsável e do jornal. São necessárias muitas intervenções, em todas as profissões, para que situações como essa realmente estejam no passado, daqui por diante.
Marília Milani
Diários secretos 2
Parabéns pelo brilhante e competente trabalho que vem sendo feito nesse caso dos diários secretos, e em especial pela entrevista com o procurador-geral de justiça do estado do Paraná (Gazeta, 28/3). Quanto à pergunta do procurador, sobre se alguém duvida da isenção dos promotores, a resposta deve ser dada por ele mesmo. O povo do Paraná merece respeito e esperamos que o Ministério Público deste nosso estado também continue a merecê-lo.
Zulma Jacinto Garcia
Rejuvenescimento ilegal
Como podemos avaliar a Justiça do estado do Paraná se um desembargador altera a própria data de nascimento em cartório da capital, com intenção de assegurar seu rico holerite na aposentadoria (Gazeta, Celso Nascimento, 28/3).
Edison Bindi, militar da Reserva
Acessibilidade
O capítulo da novela Viver a Vida, de 23 de março, foi uma verdadeira aula, mostrando como estamos longe de oferecer condições para a locomoção de pessoas que tenham limitações. Primeiro a falta de estrutura: calçadas dificultando a movimentação de uma cadeira de rodas. O segundo ponto corresponde ao despreparo e à falta de educação da população: vimos um carro bloqueando a rampa de acesso à calçada, surgiu um cobrador de ônibus que não sabia acionar a plataforma para cadeirantes e o motorista impaciente que não queria aguardar o embarque da jovem, além do passageiro nervosinho dizendo que ela tomasse um táxi para não atrasar o ônibus. Essa é a nossa realidade e, se quisermos estar alinhados com países em que a inclusão é um fato concreto, teremos um longo caminho a percorrer.
Clotilde de Lourdes Branco Germiniani
Saldo do governo Requião
Governo Requião de perspectiva e esperança termina de forma endêmica, deixa o saldo de uma pessoa rancorosa e individualista, mostrando que eram só fachada sua ideologia e ética. Nos só temos de torcer para que o próximo governo tenha realmente enraizado em seu caráter o empreendedorismo, a cordialidade e principalmente a honestidade em cumprir as promessas de campanha. Não deixa saudade.
Adalberto Batisti
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.