Parabéns à Gazeta pela matéria que coloca o dólar em seu valor atual e não apenas nominal, como costuma fazer toda a mídia. Não é verdade que o dólar esteja em seu valor mais alto desde os tempos da implantação do real. Deve-se sempre corrigir o valor de então pelos índices que expressam não só a inflação brasileira como a inflação americana.

CARREGANDO :)
Antonio Carlos Pacheco, engenheiro agrônomo
CARREGANDO :)

Nostalgia

CARREGANDO :)

Cid, todos nós estamos com muita saudade. Aquelas fotos saudosas de prédios, pessoas e animais nos deixavam curiosos, admirados, fascinados. Sem perceber, fazíamos uma viagem mental até aquela época, passado que não volta mais. Fico na torcida para que alguém da família dê continuidade a esse trabalho maravilhoso.

José Augusto Bilek, professor

Refugiados

A Europa, apesar da atual baixa natalidade, continua sendo um continente superpovoado, com densidades de 200/300 habitantes por quilômetro quadrado, ao contrário do Brasil, que tem apenas 30 habitantes por km quadrado, a maioria deles concentrados no Sudeste/Sul do país e na faixa costeira do Nordeste. Nestes quatro anos de guerra civil na Síria, o Brasil recebeu apenas cerca de 2 mil refugiados sírios – a mesma quantidade de imigrantes que chegam em um ou dois dias a países como a Itália ou a Grécia. Não seria o caso de o Brasil receber mais refugiados, não para destiná-los a regiões do país já densamente povoadas (como lamentavelmente foi feito com os imigrantes haitianos), mas para aproveitar esse eventual fluxo migratório de refugiados e colonizar e dinamizar regiões do país escassamente povoadas?

Publicidade
Ricardo Martins

Calçadas

Que saudade das ex-calçadas! Agora viraram extensão de barzinhos e afins que ocupam 90% do espaço e deixam 10% pra quem mesmo? Ah, o pedestre! Também viraram pista de bicicletas, estacionamento etc., e o pedestre que se dane! Eu e muita gente estamos indignados com isso!

Celso Luiz Camargo de Abreu
Mídias sociais

Pacote

Reduzam os salários de todos os engravatados na Assembleia e irão obter redução de gastos sem esfolar ainda mais o contribuinte.

Wagner Bianqui, no Facebook, comentando o pacote enviado pelo governador Beto Richa à Assembleia Legislativa.

Paraná Competitivo

Se com tantas empresas nestas duas regiões (Ponta Grossa e RMC) ainda assim o desemprego aumentou devido à crise, imagina em outras regiões do estado.

Ronaldo A. Pereira, no Facebook, comentando a distribuição dos investimentos do Paraná Competitivo pelo estado.

Guarda Municipal

Acho justo. Tanto que gostaria de iniciar uma greve também. Somos vítimas do governo, desmandos e farras políticas. Cidadãos de bem merecemos respeito, dignidade, salários decentes, acabar com essa” festa” de sobrecarga de impostos. Sem falar nas promessas de saúde e educação que até hoje pairam sobre nós.

Paola Lopes, no Facebook, sobre o indicativo de greve da Guarda Municipal de Curitiba.

Copel

A Copel beneficiou-se, neste ano, de um aumento brutal nas tarifas, mas esse aumento em definitivo não se reverte em benefício da população que paga a conta. Cortes frequentes no fornecimento de energia, falhas durante chuvas, variação na voltagem: a Copel lava as mãos, não se responsabiliza quando produtos domésticos estragam em virtude desses problemas e os cidadãos que se virem. A conta da luz deveria mudar, com uma cláusula de fornecimento contínuo: para cada queda de tensão, a Copel daria um desconto na conta. Aí haveria alguma justiça nessa relação.

Gustavo Biscaia de Lacerda, sociólogo

Dilma

Em mais uma tentativa de Dilma para salvar seu mandato, ela vem seduzindo o deputado Leonardo Picciani (PMDB- RJ), prometendo-lhe a presidência da Câmara. Para o jovem, esse convite é tentador. As tratativas feitas em Brasília não são para melhorar o país, mas para dar vida boa aos companheiros. A tentativa de Dilma é enfraquecer uma ala do PMDB e arregimentar mais apoio do partido que ameaça apear do governo caso não tenha seus desejos realizados. Enquanto o país afunda e leva junto milhões de brasileiros, as cartas são tiradas da manga. Podemos deduzir que, acertados os preços, os ideais são os mesmos. O Brasil é um país corrupto por natureza.

Izabel Avallone

Marta Suplicy

Insatisfeita, Marta Suplicy fez algo corriqueiro entre os políticos: mudou de legenda. No último sábado, em evento festivo, ela acertou sua filiação ao PMDB. A senadora estava exultante e aproveitou a oportunidade para enaltecer o novo partido, colocando-se à disposição do vice-presidente Michel Temer no objetivo de reconstruir o país. Daqui para a frente, é provável que a senadora engrosse o caldo de opositores ao governo no Congresso. A crise política está longe do fim.

Publicidade
Gabriel Bocorny Guidotti

CPMF

O governo federal busca aprovar a CPMF de “apenas” 0,2% sem levar em conta os efeitos inflacionários, já que se trata de imposto com efeito cascata. Quando a CPMF era de 0,38%, o impacto nos custos foi estimado em cerca de 6,5% – logo, pode-se esperar que o efeito dos 0,2% cause elevação nos custos da ordem de 3% a 3,5%. Mais uma tungada nos nossos já furados bolsos e uma ajuda para a inflação passar dos 10%.

Jair Nisio