Participe
Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo.
Pelo visto, a petralhada está indócil com as últimas de Dilma: começou convidando o presidente do Bradesco para a Fazenda. Recusado o convite, convocou Joaquim Levy cognominado "mãos de tesoura" por sua obstinação com o rigoroso controle dos gastos públicos para o mesmo cargo. Dilma, aparentemente aconselhada pelo padrinho, e diante dos baixos índices de popularidade do PT, deverá dar uma guinada à direita na economia. Já viu que, do jeito que a banda tem tocado nos últimos quatro anos, o país quebra e bye-bye projeto de poder.
Silvio Natal,São Paulo SP
Economia 2
Já que teremos de engolir Lula, Dilma e PT por mais quatro anos, estou torcendo pelo nosso Brasil. Esses novos ministros me passaram confiança. Com eles o Brasil não vai quebrar. Mas em 2018 eu duvido que o Lula ganhe. Se a Dilma continuar não fazendo nada pelo Nordeste Bolsa Família é desculpa para não fazer nada , será o fim do PT!
Renato F. WysockiIPTU
A única coisa que a administração municipal de Curitiba fez em dois anos de governo foi aumentar tarifas. Aumentar imposto é a forma mais nefasta de o governo fazer crescer a sua arrecadação. Isso tem impacto em toda a população, independentemente de condição social e econômica.
Edison ShimamuraFuncionalismo 1
A Lei de Responsabilidade Fiscal foi um dos maiores crimes que já perpetraram. Essa lei absurda serve apenas para os governos cortarem os investimentos sociais, saúde e educação, justificando que é para se adequar à lei. Por que não reduzem salários e outros gastos inúteis? Por que sempre é cortado dinheiro da educação e saúde? Alguém precisa anular essa lei urgentemente ou dizer que não podem ser cortados os gastos sociais.
Maurício Antunes AriedeFuncionalismo 2
Historicamente, José Richa marcou seu governo por conceder aos servidores públicos o 13º salário então inexistente. Diferentemente de seu pai, Beto Richa marca profundamente todo o funcionalismo com a notícia do pagamento do terço de férias em três parcelas, ou seja, o servidor sai de férias com a família sem dinheiro no bolso em dezembro ou janeiro, e vai receber as parcelas no fim de janeiro, fevereiro e março. Isso demonstra o desgoverno desse rapaz, despreparado para a vida pública e mal assessorado.
Alcione Prá, sociólogo
Cidadania
Ótimo o artigo "Empoderamento do cidadão" (Gazeta, 28/11). Nessa mesma linha, acredito que devemos reduzir o escopo, o tamanho e o poder do Estado, devolvendo ao cidadão autonomia sobre sua vida e seus ganhos e aumentando a responsabilidade individual.
Daniel VenturiEnsino ideologizado
A escola pública, infelizmente, virou palanque de partidos de esquerda que desprezam totalmente a meritocracia. A função do professor é a de fazer com que o aluno, de forma independente, decida o que é melhor para si e para os seus. Abaixo a lavagem cerebral!
Carlos FernandesArmas
Sobre a matéria "Senado aprova projeto que prioriza arma não letal em ação policial" (Gazeta, 26/11), a polícia brasileira precisa passar por uma reciclagem de atuação e de sociabilidade para poder usar esses equipamentos. Não adianta dar armas não letais nas mãos de policiais despreparados, pois elas vão se tornar letais.
Cícero Roberto Kruke LachowskiLiteratura
Parabéns à Gazeta do Povo pela coleção Literatura Paranaense, que a cada semana publica uma obra de nossos autores, com 70 mil livros distribuídos como encarte no jornal. Essa iniciativa contribui de forma significativa para a difusão de nossa literatura entre a população de nosso estado, de forma acessível, consolidando igualmente a identidade paranaense.
Chloris Casagrande Justen, presidente da Academia Paranaense de Letras
Crônica
Os textos de José Carlos Fernandes são maravilhosos . É muito bom ler a coluna e saber das histórias pelo seu ponto de vista tão poético. Dá vontade de ter a nossa vida ali, contada por ele, para ela parecer ainda mais linda do que já é.
Patricia GianniniRedes sociais
A matéria "Redes sociais são 'perda de tempo' para marcas, diz estudo" (Gazeta, 27/11) confirma a opinião que eu sempre tive. Por que gastar mais tempo e dinheiro gerenciando mídias paralelas ao site oficial da empresa? Que lugar seria esse, tão melhor que o próprio site para relacionamento com seus clientes na internet? Existem empresas que contratam funcionários exclusivos para gerenciamento de redes sociais. Grande desperdício de dinheiro, tempo e energia.
Giancarlo BoaronVila Capanema
Interessante a ideia de ceder a Vila Capanema à prefeitura de Curitiba (Gazeta, 27/11). O município poderá deixar de pagar aluguel e irá centralizar suas operações administrativas, melhorando o acesso do cidadão, que não terá de se deslocar de um lugar para outro. Também será removida aquela coisa feia de estádio remendado e cheio de puxadinhos num lugar tão bonito. Só não concordo em construir um estádio para 30 mil pessoas. A não ser que a ideia da prefeitura seja promover eventos o que também seria questionável , para que um estádio de 30 mil lugares para um time que não tem mais que 5 mil torcedores?
Marco VechioTerceira idade
A velhice em um país sem educação compromete o merecido descanso dos idosos. Nas grandes cidades, eles são tratados como estorvo e, quando entram em um ônibus, logo se tornam invisíveis e seus lugares são tomados por outros. O idoso é tratado como uma rifa que já correu e só serve para fazer os famigerados empréstimos consignados (forçados) para os filhos e netos. Toda pessoa com mais de 70 anos deveria ser mandada para o Japão, porque lá o idoso é uma referência para a juventude e não é tratado como trapo como acontece aqui no Brasil.
Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul PR
Água
Temos falta de água em diversas cidades do país. Este fato, atribuído à mudança climática, me faz pensar por que o governo, em qualquer esfera, não construiu barragens para abastecer o crescimento das cidades e por que diz para a população poupar água, mas mantém a taxa mínima? Se posso gastar ou não 10 m3, eu pagarei por isso. Cadê o incentivo para a economia? Aliás, esse dinheiro não deveria também financiar o sistema de água? O que está sendo feito com esses recursos?
Michael MullPedágio
Pagar R$ 16,80 de pedágio para ir ao Litoral é um verdadeiro assalto. Não seria exagero pagar isso se os veranistas tivessem o mínimo de infraestrutura na orla. Mas não há água na temporada, faltam hospitais e clínicas para atender quem fica doente.
Eufrem Lapuinka, contabilista
Medicamentos
No Brasil, a burocracia e a má vontade do setor público são referência mundial. Vemos que existe uma demora excessiva até em atividades que afetam a vida das pessoas. Gente morre por má vontade e falta de dedicação de outras pessoas. Nos processos para liberação de medicamentos e outros procedimentos, a lerdeza só pode ser justificada pela má vontade, pois, se outros países mais desenvolvidos já liberaram, por que somos mais rigorosos? Marcos de Luca Rothen
Coleta seletiva 1 O que adianta a coleta seletiva (Gazeta, 25/11) se, quando não estamos olhando, vai tudo pro lixão? É preciso que a separação seja feita, e também a destinação correta do lixo reciclável. Os aterros sanitários estão sempre com capacidade esgotada, e a última instância do lixo é contaminar tudo, principalmente o lençol freático, sujando a água que iremos beber no futuro. Leudinir de Souza, corretor de imóveis
Coleta seletiva 2
A prefeitura de Curitiba deveria deixar de reclamar sobre o que fazer com o lixo nosso de cada dia, e pôr mãos à obra com uma empresa de reciclagem total e fazer dinheiro com isso. Mas na atual gestão fica mais fácil reclamar do que fazer. Lembrem-se de que os novos milionários do século 21 sairão do lixo. Depois não adianta reclamar da perda de oportunidade.
Edson Lincoln Florscuk
Coleta seletiva 3
Esse sistema com as estações de sustentabilidade só terá adesão para quem mora bem perto. Se cada pessoa precisar colocar o lixo no carro para levar à estação, boa parte da vantagem ecológica será anulada. Já calculo que, para descartar corretamente o lixo da família referente a uma semana, eu teria de ficar uns 15 minutos na estação.
Taís Drabik
Congresso
O bate-boca no Congresso acaba se tornando o ingresso mais caro que o brasileiro paga para assistir a uma sessão circense.
Luiz Antonio Vinha
Advocacia
Vejam só, a OAB, dona absoluta da ética no Brasil, vai investigar um causídico que mostra o honorário ganho honestamente defendendo criminosos. A OAB age como se no Brasil ser honesto fosse descartável, e sua maior virtude seja cercear novos advogados de exercer a profissão, com exame que nada mais é que reserva de mercado. Os afamados juristas, que defendem os ladrões da pátria e seus coniventes, esses, sim, deveriam ser censurados publicamente e declarar quanto ganham.
Jorge Abib
Corrupção 1
A declaração do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de que corrupção é "cultural" no Brasil infelizmente está bem próxima da realidade. Quantas vezes, conversando com pessoas no meu bairro sobre a corrupção desenfreada na política brasileira, no final da conversa a pessoa termina com a conhecida frase "quem me dera ter essa boquinha também".
Edgard Gobbi, Campinas SP Corrupção 2 O mar de lama que se espalhou pelo Brasil é de uma imensidão e uma profundidade tão grandes que nem as águas do dilúvio conseguiriam limpar. Por um bilhão de vezes menos, o ex-presidente Fernando Collor foi tirado do poder. Por que será que o Congresso não tira a Dilma da Presidência? Será que existe um sentimento de culpa coletivo no Congresso?
José Luiz Novôa
Corrupção 3
O procurador Rodrigo Janot está correto em sua intenção de abrir vários inquéritos contra os políticos que foram citados nas informações da delação premiada. Sem a aquiescência desses parlamentares e para tentar legalizar os desvios praticados, a quadrilha ora investigada não teria como fazer a distribuição dos valores subtraídos, seja individualmente ou para os partidos políticos citados. Está correto também em não concordar com a retirada dos processos da primeira instância para o STF, pois, uma vez que isso ocorra, provavelmente o entendimento da maioria dos membros daquela corte será pela falta de provas, calcada em entendimentos de leis mais que ultrapassadas.
Rene da Cruz Belem
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Nova chefe da Transparência Internacional critica STF por anular provas da Lava Jato