A educação ainda é um problema no Brasil. O salário dos professores da educação básica principalmente é muito baixo, o que faz desse ofício uma espécie de bico para uma parte dos professores. Outro aspecto refere-se à formação e ausência de motivação para os jovens buscarem essa profissão, temos hoje falta de professores em várias áreas do conhecimento. Deve-se falar menos e fazer mais. As políticas públicas dirigidas à educação revelam o quanto ainda há de atraso nesse processo. A cada governo que se instala na estrutura do Estado surge uma nova política educacional. É necessário construirmos um sistema educacional que transcenda os governos, políticas educacionais que permaneçam sob o controle da sociedade.
José Luciano Ferreira de Almeida
Educação 2
Não vai ser de uma hora para outra que a educação em nosso país irá mudar. A mudança deve começar o quanto antes. Trata-se de um grande problema, que faz com que o Brasil permaneça com índices muitos baixos de rendimento escolar. Como é que se pode ter um ensino de qualidade se os professores são ameaçados dentro de sala de aula? Já se foi o tempo que educação era dada em casa. A escola é lugar de aprendizagem, não de vandalismo.
Lucas Olivete
Litoral abandonado
Guaratuba, que já foi uma das mais bem cuidadas praias do nosso litoral e também a primeira a se desenvolver além temporada de verão, agoniza pelo descuido e descaso. Na Praça Central, onde deveria reinar absoluta a magnífica igrejinha, instalou-se uma "aldeia indígena". Nada contra os personagens, mas ao poder público que não lhe proveu local mais adequado, sem expor turistas ao assédio e agredir a paisagem com barracas mal instaladas. Na Praia Central onde a maré alta levou parte da praia no primeiro semestre um, tapume horroroso macula a beleza da vista do mar, novamente o poder público, que, só agora em plena temporada, com um volume grande de turistas, toma providências.
Alzira Souza
Trânsito
O colunista Reinaldo Bessa falou em sua coluna sobre o "trânsito caótico" de Curitiba. Infelizmente, a tendência é piorar. Creio que dentro de cinco ou seis anos cidades como Curitiba, São Paulo, Florianópolis ficarão absolutamente intransitáveis. Medidas ousadas terão de ser tomadas. Quem sabe não é um bom momento para iniciar-se o planejamento para a mudança dessas capitais para pequenas cidades no centro do interior de cada estado?
Gilson Cacione, Londrina PR
Transporte coletivo
É lamentável ler na matéria "O entrave nacional da locomoção" (Gazeta, 27/12) as soluções propostas pelos órgãos de planejamento de Curitiba. Não acredito que softwares de gestão, sensores e câmeras vão fazer diferença no caos do trânsito da cidade. Não se fala em investimentos, em metrô ou em outro tipo de transporte mais eficiente e confortável; soluções que já foram implantadas em cidades do mundo inteiro e que, embora caros, deram bons resultados.
Afonso Cruz
Dinheiro e felicidade 1
O dinheiro pode trazer felicidade sim. Nossa sociedade gira em torno do dinheiro, infelizmente. Basta saber usá-lo. Manter uma vida simples é o mais recomendado. Não chamar atenção ostentando objetos caros, gastando muito ou se preocupando demais com ele. Na hora de cuidar da saúde é que se percebe o quanto é necessário ter dinheiro para comprar medicamentos, pagar uma consulta, ou exames. É necessário dar valor para pequenas coisas e não gastar grandes valores em coisas pequenas.
Flademir Henrique Tozato
Dinheiro e felicidade 2
Se o dinheiro traz felicidade eu não sei. Mas que proporciona inúmeros meios para que a procuremos e, talvez, a encontrarmos, isso ele faz.
Álvaro Malaguini
Linha Verde
A Linha Verde sul está "pronta", e nós sub-cidadãos da região sul ganhamos engarrafamentos, semáforos e radares. Nenhuma trincheira ou um viaduto foram construídos. No trecho norte da Linha Verde os super-cidadãos vão ter sete trincheiras, e três viadutos serão ampliados. Obviamente em Curitiba alguns cidadãos são mais cidadãos que os outros.
David de Carvalho
Fruet recusa convite 1
O povo do Paraná precisa de alguém que tenha credibilidade para governar. Um homem com história. O Gustavo Fruet seria esse homem (Gazeta, 30/12)? Se ele não se perder, é possível. Como diria meu pai: é melhor viver na simplicidade com honra, do que ser um sujo na mesa do palácio.
Álvaro Pereira de Souza
Fruet recusa convite 2
Como eleitora de Beto Richa e de Gustavo Fruet, fiquei muito decepcionada com essa virada da equipe do Beto. Afinal, Gustavo demonstrou toda a competência política e de cidadão correto em Brasília. Foi leal, sério e muito profissional. É uma pena que não tenha entrado na equipe de Beto, pois a perda para o governo é muito maior perante seus eleitores que sempre os relacionaram como uma dupla perfeita.
Cissimara Gribosi
Judiciário
Para resolver os problemas da magistratura em primeiro grau, o Estado tem de assumir todos os cartórios, investir pesado na estrutura física e de pessoal. Fazer concurso público para contratação de empregados, sem exceção. Aumentar o número de magistrados e varas. Transformar todo o processo em eletrônico já.
Antônio Luiz Oliveira, advogado
Nepotismo cruzado 1
Muito frustrante as atitudes do governador Beto Richa, provando ser um nepotista ainda pior que seu antecessor, Roberto Requião. O ex-governador José Richa não teria do que se orgulhar neste momento.
José Gomes da Silva, professor aposentado
Nepotismo cruzado 2
Os políticos brasileiros costumam contratar parentes quando chegam ao poder porque sabem que, mesmo com essa atitude, o povo continuará votando neles. Acreditam que nunca serão penalizados. A Gazeta do Povo está de parabéns porque esclarece para a população e mostra essa triste realidade.
Gerson de França
Lula
O governo do presidente Lula, que tem excelente aprovação da sociedade brasileira mesmo no fim do mandato, será julgado pela História. Lula não criou nenhum mito. É um caso singular.
Carlos Barbosa
Processo célere
Se a ideia do presidente do STF, ministro Cezar Peluso, vigorar, de que todos os processos terminariam depois de julgados pelos Tribunais de Justiça ou pelos Tribunais Regionais Federais, a Justiça brasileira irá dar um enorme salto qualitativo. Os famosos e intermináveis recursos ao STJ e ao STF, que fazem a fortuna e a fama de alguns advogados, perderiam muito de sua utilidade, pois serviriam apenas para tentar alterar o que foi decidido, mas sem impedir ou atrasar a aplicação da pena. Tomara que ele consiga, para o bem do Brasil.
Ronaldo Gomes Ferraz, engenheiro